São cada vez mais as pessoas interessadas em criar um negócio próprio de transporte de passageiros, devido à elevada procura em Portugal. Tem uma empresa de Táxis ou TVDE e não sabe como prestar um bom serviço nem como se diferenciar da concorrência? Reunimos 8 dicas para garantir que presta um serviço de grande qualidade aos seus clientes!
8 Dicas para um Bom Serviço num Negócio de Táxis/TVDE
1. Bom atendimento ao cliente
Parece simples mas, na verdade, a regra primordial para quem presta um serviço é o investimento no atendimento ao cliente. É fulcral que os motoristas, que são quem tem o contacto direto com os clientes, sejam pontuais, gentis, simpáticos e acessíveis.
É esperado que os clientes se sintam bem com os motoristas para que a sua viagem seja agradável e queiram voltar a utilizar os seus serviços. Posto isto, relacionado com este ponto, é importante oferecer a oportunidade dos clientes contactarem o motorista enquanto aguardam pela sua viagem ou após a viagem, caso se tenham esquecido de algo durante a viagem ou tenham outro tipo de problema, dúvida ou reclamação a fazer.
2. Tenha a manutenção do seu veículo em ordem
Quer a nível de segurança como ao nível de aspeto visual, é essencial garantir que os seus veículos estão com a manutenção em dia, uma vez que são utilizados durante todos ou um grande número de dias por mês e, na verdade, é o seu meio principal de trabalho.
Como tal, deve fazer marcações no mecânico com frequência e, até, deixar essas marcações periódicas agendadas para ter a certeza que são mesmo realizadas. Assim, conseguirá garantir que o seu veículo está em boas condições e melhora o seu desempenho, evitando assim possíveis manutenções de maior gravidade.
Importa, ainda, referir que é importante escolher mecânicos e outro tipo de fornecedores de confiança, com quem possa estabelecer parcerias duradouras, uma vez que irá utilizar esse tipo de serviços frequentemente. Tente criar boas ligações com eles, garantir que prestam serviços de qualidade, que conseguem resolver qualquer tipo de problema, rapidamente, com um apoio ao cliente forte e com os quais possa negociar eventuais descontos.
3. Conduza em segurança
Todos os condutores, sejam motoristas profissionais ou não, devem cumprir as regras de trânsito na estrada. Ainda assim, convém realçar o cuidado acrescido por parte dos motoristas, que têm a responsabilidade de manter em segurança os seus passageiros.
Procure não fazer ultrapassagens perigosas, cumpra todas as regras de trânsito e mantenha uma postura calma e correta enquanto conduz. Sempre que necessário, faça as formações que achar necessárias para reforçar os seus conhecimentos, mas o mais importante é ter consciência cívica e não se deixar levar por eventuais momentos de stress.
4. Tenha alguns conhecimentos de outras línguas
Estes serviços de transportes são, por norma, procurados por um público-alvo bastante díspar, isto é, tanto pode ser utilizado por pessoas para se deslocarem para os seus trabalhos no dia a dia, para casos mais específicos como saídas à noite, por turistas de várias nacionalidades, pessoas sem carro próprio ou outro tipo de personas.
Deste modo, e principalmente em cidades com um grande volume de turistas, como é o caso de Lisboa e do Porto, é bastante vantajoso ter alguns conhecimentos de algumas línguas, que o auxiliem no atendimento a pessoas estrangeiras. Investir em inglês e espanhol pode dar-lhe grandes vantagens na prestação dos seus serviços e pode, até, aproveitar para lhes dar algumas dicas e sugestões para visitarem a cidade, fazendo com que queiram voltar a utilizar os seus serviços.
5. Conheça todos os cantos da cidade
Os utilizadores deste tipo de serviços de transporte procuram um serviço rápido e de qualidade. Se prestar um serviço de TVDE, apesar da respetiva app sugerir um caminho, é fulcral que o motorista domine a cidade onde trabalha para que consiga antecipar eventuais caminhos alternativos e conheça os locais com maior dificuldade de condução e trânsito.
6. Garanta o conforto das viagens
O conforto é um dos fatores primordiais para o sucesso de uma empresa de prestação de serviços de transporte. Tenha os seus veículos limpos, organizados, com boa ergonomia (ideal ter 5 portas) e com espaço para os viajantes, assim como para os seus pertences, através de uma mala/bagageira espaçosa.
Garanta, ainda, que os seus veículos estão equipados com sistemas de ar condicionado, que lhe ajudem a oferecer uma boa experiência, quer em altas temperaturas de verão, como em baixas temperaturas do inverno. Para isso, importa lembrar que é essencial fazer a manutenção e limpeza dos filtros do ar condicionado, periodicamente, para garantir a conservação dos mesmos e um odor agradável no veículo, que também traz conforto ao cliente.
7. Ofereça um serviço personalizado
Sendo que grande parte dos utilizadores poderão ser turistas, será sempre uma boa ideia dar dicas de locais a visitar, desde restaurantes, estabelecimentos comerciais, pontos turísticos, locais menos turísticos mas que marquem pela diferença e entre outros.
Pode, até, oferecer cartões ou catálogos da cidade com algumas dicas e os seus contactos, para que possam reutilizar e recomendar os seus serviços noutras alturas.
Também pode criar parcerias com alguns desses locais, onde os seus clientes tenham algum tipo de vantagem ao visitá-los, vindos da sua parte, e a sua empresa receber algum tipo de recompensa, sendo uma parceria de win-win para todas as partes.
Nesses serviços acrescidos, a oferta de internet gratuitamente poderá ser um ponto de escolha dos seus serviços, com um custo bastante reduzido. Pode, até, fazer a partilha de dados do seu telefone, desde que não interfira com a sua.
Por fim, e bastante utilizado por algumas empresas, poderá ser um fator diferenciador oferecer águas, rebuçados ou outro tipo “miminho” com um custo reduzido para a empresa, mas que poderá fazer muita diferença na qualidade e avaliação do serviço.
8. Ofereça várias formas de pagamento
Atualmente, já é raro as pessoas utilizarem dinheiro vivo nas suas transações. Desta forma, os serviços de TVDE já têm incorporados métodos de pagamento diferenciados e cada vez mais utilizados, como o Paypal, cartão de crédito, Apple Pay e entre outros.
No caso dos táxis, é fulcral que se adaptem a estes novos métodos de pagamento e disponibilizem, pelo menos, o pagamento por multibanco, MB Way e alguns tipos de pagamento por crédito.
Complementarmente aos métodos de pagamento, deve utilizar sistemas de faturação adaptados ao seu negócio e o Vendus é um sistema de faturação online, rápido e intuitivo, com várias APIs e integrações associadas, que lhe permite gerir e emitir faturas, em segundos e em qualquer lugar, funcionando com computador, telemóvel ou tablet, ideal para utilizar no seu Taxi ou serviço TVDE - escolha o melhor plano para o seu Táxi.
Para quem pretende abrir uma empresa de Taxis ou TVDE em Portugal, estas pequenas dicas podem fazer uma grande diferença e trazer-lhe algumas vantagens, assim como a garantia da prestação de um serviço de qualidade, que satisfaz os passageiros. É fulcral saber adaptá-las ao seu negócio e garantir a monitorização da satisfação dos seus clientes, para que possa encontrar pontos de melhoria.