Existem algumas ferramentas essenciais que facilitam o dia a dia dos empreendedores e são fundamentais para gerir o tempo e as tarefas quando se inicia a aventura de uma startup.
Quer seja para anotar ideias, gerir equipas, ou facilitar o processo de networking, existe uma app para isso! Muitas destas ferramentas são grátis ou disponibilizam versões básicas gratuitas prontas a utilizar!
1. Typeform
Esta ferramenta gratuita de pesquisa online, é fundamental para analisar o público-alvo, o mercado e a concorrência. O Typeform permite a elaboração e envio de questionários e pesquisas, emitindo relatório dos dados respondidos para uma melhor análise.
2. Evernote
Forma prática de escrever e organizar notas, em diversos formatos: texto, áudio e imagem. Disponível em vários dispositivos, funciona offline e permite a partilha com outras pessoas da equipa. A opção basic do Evernote é gratuita e disponibiliza o essencial para gerir ideias!
3. Pomodoro Timer
Baseado na técnica de Pomodoro, o Pomodoro Timer permite gerir o tempo de forma eficiente e produtiva, organizando o trabalho em momentos de concentração (25 minutos) e pausas (5 e 10 minutos). Ideal para gerir para rentabilizar a concentração, tão importante ao iniciar uma startup.
4. Doodle
O Doodle é o aplicativo ideal para saber a disponibilidade de cada membro da startup para realizar uma reunião ou um determinado evento fora de horas. Permite conciliar agendas, criar calendários online e possibilita de forma prática a partilha da disponibilidade através das respostas dadas. Disponível gratuitamente em IOS e Android.
5. Trello
Baseado no método de produtividade chamado “kanban”, que utiliza cartões para indicar fluxos de produção, o Trello é composto por diversos quadros, que podem ser personalizados, criando listas de trabalho. Permite inserir anotações, datas limite para finalizar tarefas e checklists, entre outras funcionalidades.
Com esta ferramenta, facilita-se o trabalho em equipa, atribuindo funções específicas para cada pessoa e controlando o desempenho e a proatividade de todos os participantes. Para além dos planos pagos, existe uma versão gratuita com a maior parte das funcionalidades.
6. Slack
Perfeito para startups, o slack permite a troca de informação de forma rápida e prática entre todos os elementos da equipa. A aplicação permite separar a comunicação por assunto, projeto ou equipa, não sendo necessário despender tanto tempo em escrever e responder a emails. Integra serviços como Google Drive, Dropbox e Asana.
7. CamCard
Aplicativo que permite armazenar de forma rápida todos os contactos que vai precisar como empreendedor. Utilizando a câmara do telemóvel, o CamCard salva cada contacto, criando uma rede de parceiros e clientes. Permite anotações e detalhes personalizados em cada contacto.
8. Canva
Quer seja para apresentar um projeto ou simplesmente criar um cartão de visita, o Canva é a ferramenta ideal! Crie documentos com design profissional e apelativo de forma simples e rápida.
9. Hootsuite
No início não é fácil ter um profissional dedicado a cada tarefa, e as redes sociais não são exceção. Par aos empreendedores que têm de gerir as suas redes sociais de forma rápida e prática, existe o Hootsuite, uma ferramenta que permite agendar todos o conteúdo para as principais redes sociais, como Facebook ou Instagram. Saiba como criar uma página de empresa nestas plataformas.
10. Primer
A Primer é uma aplicação criada pela Google, com aulas de negócios e marketing. Esta app, totalmente gratuita, disponibiliza conteúdo em português sobre negócios, métricas, marketing e conteúdo.