O Slogan é uma frase curta e facilmente memorável que pretende representar um determinado produto ou uma empresa. Normalmente utilizado com o logótipo, o slogan deve representar a marca e os benefícios que esta acrescenta ao consumidor, nomeadamente o valor do produto ou serviço (mostrando o que difere da concorrência).
Elementos do Slogan
Para que o slogan seja impactante deverá ter algumas características:
- Ser honesto, cumprindo o que promete;
- Ser curto e direto, para ficar rapidamente na mente;
- Facilmente memorável, através do uso de palavras simples;
- Espelhar a personalidade da marca;
- Associar a marca ao benefício que esta presta;
- Incentivar ao consumo, incluindo aspetos verdadeiros da marca/produto;
Importância do Slogan para as Empresas
O slogan exerce um papel importante no posicionamento de uma marca, permitindo mostrar o valor e a diferenciação da marca no mercado. O grande objetivo é criar no no consumidor o desejo de comprar, motivar a que o consumidor opte pela sua marca em vez das marcas concorrentes.
Convém salientar que o slogan deve estar alinhado com os princípios e objetivos da empresa, refletindo a essência do negócio.
Exemplos de Slogans
- Colgate - Sorriso saudável. Sorriso Colgate.
- Pepsi - O sabor da nova geração
- Mastercard - Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe Mastercard
- Apple - Think Different!
- Coca Cola - Viva o lado Coca Cola da vida!
- Sandálias Havaianas - Todo mundo usa.
- Redbull - Redbull dá-te asas.
- Hellmann´s - Hellmann´s, a verdadeira maionese.
- Nike - Just do it
- KitKat - Faça uma pausa com KitKat.
- Polaroid - A diversão é instantânea.
- Mercedes Benz - Projetado como nenhum outro carro do mundo.
- Clearasil - Sensação de Absorção.
- Sonasol - O algodão não engana.
- Tide - Branco mais branco não há.
- Nestlé - Nestlé faz bem.
- Nacional - O que é Nacional é bom
- Super Bock - Sabor Autêntico
- Ministério do Comércio e Turismo - Vá para Fora cá dentro