A Reconciliação Bancária é um processo em que se compara os extratos bancários com a contabilidade interna da empresa. Este procedimento de controlo interno deve ser realizado periodicamente, pois permite detetar possíveis erros de tesouraria.
Diariamente, as empresas efetuam diversas transações financeiras (pagamentos, transferências, recebimentos, investimentos, etc). Para assegurar que essas mesmas transações estão devidamente registadas, é necessário proceder à conciliação de contas: comparando as entradas e saídas e as transações efetuadas pela empresa. O resultado da conciliação bancária deve ser um relatório claro e objetivo, no qual é possível identificar as diferenças encontradas entre os extratos bancários e o saldo interno da empresa.
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Reconciliação Bancária Passo a Passo
- Identificação das contas bancárias: as empresas podem ter várias, para fins distintos, mas todas devem ser conciliadas;
- Lançamento diário de todos os movimentos financeiros realizados: as entradas e saídas devem ser minuciosamente registadas (pagamentos a fornecedores, pagamentos de empréstimos bancários, pagamentos de salários, impostos, recebimentos de clientes, etc). Pode ser utilizado uma folha de cálculo ou um software certificado para efetuar os registos;
- Confirmação do saldo bancário: com todas as transações devidamente lançadas, é possível conferir o saldo bancário e financeiro. Devem ser comparados e confirmados todos os valores e datas dos movimentos e assinalados o que estão devidamente corretos;
- Tratamento e correção das divergências: os movimentos financeiros irregulares (extrato bancário e registos que não coincidem) devem ser analisados. Pesquisar a origem e o motivo da irregularidade é importante para proceder à correção;
- Reconciliação bancária: o objetivo é obter o saldo contabilístico partindo do saldo bancário, justificando a possível diferença (por exemplo, cheques emitidos, mas ainda não descontados no banco).
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