1. O que é o Outsourcing?
Outsourcing (terceirização ou subcontratação de serviços) é um processo no qual uma empresa contrata outra empresa para a realização de determinados serviços especializados. Normalmente, recorre-se a empresas externas com o intuito de desenvolver uma certa área da empresa, por exemplo, serviços de marketing.
2. Quais as vantagens do Outsourcing?
A terceirização de serviços apresenta algumas vantagens, pelo que salientamos as seguintes:
- Liberta recursos humanos para as principais atividades da empresa;
- Permite o acesso a profissionais especializados e tecnologias externas à empresa;
- Possibilita uma gestão mais racional e eficiente dos recursos (apenas utilizados quando necessário);
- Reduz o número de funcionários e as respetivas despesas de pessoal;
- Possibilita o desempenho de atividades de difícil gestão ou controlo;
- Aumenta a competitividade, a eficiência e produção.
3. Quais as desvantagens do Outsourcing?
Podem existir desvantagens ao entregar determinadas áreas da empresa a terceiros:
- Perda de controlo na execução das tarefas terceirizadas;
- Perda de confidencialidade de dados e inofrmações;
- Perda de foco no cliente;
- Possibilidade de surgirem conflitos de interesse (se a empresa subcontratada prestar o mesmo serviço à concorrência);
- Menor alinhamento com a estratégia, missão e história da empresa;
- Eventual ocorrência de custos ocultos.
4. Quais as áreas de Outsourcing?
No que diz respeito à subcontratação de empresas, existem vários exemplos de Outsourcing que poderá utilizar:
- Área de planeamento e estratégia - apoio de consultores especializados para criar e implementar um plano estratégio;
- Área financeira, jurídica e administrativa - tarefas relacionadas com contabilidade, apoio jurídico e fiscal, processamento de salários, etc.;
- Área de recursos humanos - recrutamento e seleção de recursos humanos, despedimentos e recolocação de pessoas;
- Área de marketing e vendas - publicidade e marketing (campanhas, email marketing, newsletters, estudos de mercado, merchandising, etc);
- Área de informática, produção e logística - compra ou aluguer de equipamento informáticos, desenvolvimento de aplicações, bases de dados, assistência técnica, entre outros.
5. Como implementar Outsourcing na empresa?
Normalmente, existem cinco etapas na implementação de outsourcing numa empresa:
- Identificação de oportunidades - escolher as tarefas que não são vitais para o sucesso do negócio e que podem ser entregues a uma empresa de outsourcing;
- Avaliação de oportunidades - avaliar a relação custo/benefício relativamente à forma como as atividades são efetuadas na empresa;
- Seleção do fornecedor de serviços - pesquisa e escolha dos subcontratados;
- Processo de transição - elaboração do plano e da integração com os restantes processos existentes na sua empresa;
- Acompanhamento e evolução do desempenho - avaliar o desempenho do parceiro de outsourcing escolhido e implementar medidas corretivas (se necessário).
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