Uma nota de encomenda, ou ordem de compra, é um documento emitido por solicitação do cliente. Este é um pedido que deve incluir a descrição dos produtos (ou serviços) com o preço acordado, as condições de pagamento associadas e as condições de entrega estipuladas. Normalmente, este documento é emitido em duplicado: um para o vendedor e o outro para o comprador. Não serve, no entanto, como fatura, já que representa apenas a vontade de adquirir os produtos/serviços mas não representa a compra em si.
Após as alterações do SAF-T em julho de 2017, a nota de encomenda faz parte da lista de documentos a comunicar à Autoridade Tributária.
Como emitir uma Nota de Encomenda no Vendus
Siga os seguintes passos para emitir uma nota de encomenda através do Ponto de Venda (POS):
- Inicie o Ponto de Venda;
- Escolha os Produtos que pretende inserir;
- Clique em Finalizar > Mais Opções;
- Preencha todos os campos necessários;
- Clique em Emitir Documento.
Principais Campos da Nota de Encomenda
Cliente
Opte por Consumidor Final ou insira o NIF ou Nome de Cliente (caso não exista, crie um novo cliente).
Pagamento
Escolha o tipo de pagamento: Dinheiro, Multibanco ou Cartão de Crédito.
Observações
Espaço para notas ou inclusão de uma referência externa (por exemplo: código de rastreio).
Documento
Das opções disponíveis, selecione Encomenda.
Transporte
Preencha os locais de carga e descarga, assim como datas e horas.
Data de Emissão
Poderá escolher automático ou especificar uma data e hora (só é possível se for anterior ou igual à data atual e posterior ou igual à do último documento emitido da mesma série).
Também é possível emitir uma nota de encomenda através do Backoffice do Vendus:
- Aceda ao Backoffice;
- Clique em Documentos > Criar Documento;
- Escolha Encomenda, alterando o tipo de documento;
- Preencha os restantes campos, se necessário (Itens, Observações e Definições do Documento, do lado direito);
- Clique em Criar Encomenda.
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Pode imprimir, fazer o download da nota de encomenda em PDF ou ainda enviar por email.
Elementos da Nota de Encomenda
Normalmente, a nota de encomenda contém os seguintes elementos:
- Número da encomenda;
- Data de vencimento;
- Nome ou denominação social do fornecedor de bens ou prestador de serviços;
- Nif do fornecedor de bens ou prestador de serviços;
- Nome ou denominação social do destinatário de bens ou serviços;
- Nif do destinatário de bens ou serviços;
- Denominação e quantidade dos bens ou serviços;
- Valor da prestação de serviços ou da transmissão de bens;
- Taxas aplicáveis.
Exemplo de uma Nota de Encomenda
Veja também: