Um negócio é considerado sustentável quando minimiza os impactos do desenvolvimento da sua atividade, preservando o meio ambiente. Diminuição de utilização de recursos naturais não renováveis ou a aposta na utilização de materiais oriundos de comércio justo, são algumas das características de empresas preocupadas com a sustentabilidade, a par da rentabilidade.
A sustentabilidade de um negócio assenta no chamado Triple Bottom Line (tripé da sustentabilidade em português), que afirma que as dimensões social, ambiental e económica devem estar em constante equilíbrio:
- Dimensão Social: promoção de qualidade de vida a todas as pessoas ligadas à empresa (colaboradores, fornecedores, etc).
- Dimensão Ambiental: ações intencionais da empresa para minimizar o impacto causado pela sua atividade.
- Dimensão Económica: a empresa existe para dar lucro, cuidado sempre dos recursos naturais que utiliza.
5 Negócios Sustentáveis
1. Produtos Naturais
Cada vez mais as pessoas procuram produtos naturais, sem químicos industriais que prejudicam a pele e o meio ambiente. Por isso, o mercado para abrir um negócio nesta área é bastante promissor. Perfumes, sabonetes, cremes de rosto e corpo, são alguns dos produtos já existentes no mercado, mas que ainda pode inovar! Conheça as melhores feiras de cosmética em Portugal e adquira produtos naturais de qualidade!
2. Alimentação Saudável
A preocupação com a alimentação saudável, por um lado e o crescimento da obesidade, por outro, faz deste um negócio em expansão. Negócios que invistam em produtos produzidos localmente, preferencialmente biológicos, sem pesticidas ou outros químicos, é uma boa aposta. Por exemplo, produção de legumes biológicos ou café orgânico. Saiba mais sobre o que é a agricultura biológica e como criar um negócio focado neste tipo de agricultura.
A preocupação com o meio ambiente e com as reservas naturais de combustíveis fósseis abre a oportunidade à criação de empresas que prestem serviços nesta área, por exemplo, empresas de instalação de painéis solares. Se vai abrir um negócio nesta área, veja as nossas dicas para o primeiro ano como empreendedor!
Levantamento de equipamentos inutilizados como televisões, computadores, telemóveis ou eletrodomésticos é cada vez mais um negócio com saída. A ideia é aproveitar ao máximo componentes que ainda podem ser utilizados e diminuir a quantidade de lixo dos aterros e a pegada ecológica destes equipamentos.
5. Serviços de Limpeza
Dicas para Negócios Sustentáveis
Quer pretenda criar um negócio sustentável de raiz ou queira aproximar a sua empresa dos valores da economia sustentável, pode aplicar algumas destas sugestões:
- Faça da sustentabilidade um valor da sua empresa;
- Encontre parceiros com os mesmos princípios (fornecedores, colaboradores…);
- Envolva toda a empresa, todos os colaboradores devem conhecer as ações sustentáveis do negócio;
- Crie procedimentos e espaços de reciclagem e de reutilização, para evitar desperdícios;
- Utilize equipamentos económicos que permitam economizar energia (lâmpadas economizadoras, computadores mais eficientes, etc);
- Crie um sistema de reutilização da água (use água da chuva para limpar as instalações ou utilizar nas casas de banho);
- Elimine a utilização de descartáveis (por exemplo, utilize copos e chávenas para o café de vidro ou porcelana, em vez de plástico);
- Evite documentação em papel, dando primazia aos documentos digitais;
- Opte, sempre que possível, por fontes de energia renováveis, como é o caso da energia solar;
- Mantenha as salas que têm ar condicionado com as portas fechadas (e desligue os equipamentos no final do dia);
- Permita que os colaboradores trabalhem a partir de casa alguns dias da semana;
- Prefira consumir produtos da sua região e do comércio local;
- Respeite rigorosamente as leis ambientais.
Pode consultar algumas ideias de negócios no nosso artigo 6 Ideias para abrir um negócio em Portugal.