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Como desenvolver uma Estratégia de Marketing nas Redes Sociais


Utilizar técnicas de marketing para redes sociais é fundamental para expandir o seu negócio. Para tal, precisa de definir uma estratégia e escolher as redes sociais onde quer estar presente. Deve também definir personas.

Neste artigo vamos explicar como criar uma página no Facebook e no Instagram, enumerar o passos necessários para definir uma estratégia para estas redes sociais e ainda esclarecer como fazer publicidade no Facebook.

Como definir uma estratégia de Redes Sociais?

Use as redes sociais a favor do seu negócio! Crie uma presença nas principais redes sociais que seja relevante para o seu negócio, assim como um plano de conteúdos para as suas publicações. Divulgue, de uma forma criativa e consistente, os serviços e produtos do negócio. Mantenha um canal aberto de atendimento ao público.

1. Escolha as Resdes Sociais mais Relevantes
Cada canal tem as suas particularidades (Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, etc). Por isso, escolha o mais adequado para a divulgação do seu negócio.

2. Pesquise o perfil do público
Identifique as principais características do seu público e as palavras-chave mais relevantes.

3. Espreite a Concorrência
Analise o que os outros negócio estão a comunicar perto de si, e para o seu publico, e que recursos utilizam para o fazer. Pode pesquisar as publicidades que os concorrentes numa ferramenta do Facebook. Aqui.

4. Crie um Calendário Editorial
Estabeleça o que publicar, em que período de tempo e os tipos de publicações (texto, imagens, vídeos, etc).

5. Avalie os Resultados
Utilize as ferramentas de análise das redes sociais para identificar o que funciona ou não para o seu negócio em particular.

Como Criar uma Página de Negócio no Facebook

Uma em cada seis pessoas utiliza regularmente o Facebook, 66% com idades entre os 15 e os 34 anos. Só em Portugal estamos a falar de 5 milhões de utilizadores, dos quais 3,4 milhões em aparelhos móveis. Esta rede social alberga páginas de cerca de 30 milhões de negócios, o que a torna uma ferramenta poderosa para a divulgação e publicitação do seu negócio.

Porém, como deve disputar essa audiência com empresas que já desenvolvem estratégias eficientes de marketing no Facebook? O ponto de partida é criar uma página para o negócio e promover os produtos de forma criativa e consistente. Além disso, ter o negócio representado no Facebook não é o mesmo que ter um perfil pessoal, ou seja, utilizar esta rede social para fazer o seu negócio crescer é diferente do que simplesmente partilhar textos ou imagens como indivíduo. Por último, ter uma página permite ter acesso a um conjunto de funcionalidades específicas para negócios.

Passos para criar uma página do Facebook

Como criar página do facebook

Criar uma página para o seu negócio no Facebook é um processo relativamente simples:

  1. Aceda à página https://www.facebook.com/pages/create
  2. Escolha uma Categoria de Página - no seu caso opte por Negócio ou Marca;
  3. Indique o nome do negócio;
  4. Escolha a Categoria - Negócio Local;
  5. Preencha os restantes dados, tais como a morada e contacto telefónico;
  6. Clique em Continuar para criar a página.

Após completar estes passos, a página do seu negócio está criada. No entanto, antes de ser partilhada necessita de ser otimizada para o público com o máximo de informação possível, por exemplo horário de funcionamento e website.

Crie um Nome de Utilizador
O nome de utilizador aparece por baixo do nome da página do negócio, sendo uma forma de ajudar os clientes a encontrarem e a lembrarem-se da página. Por exemplo, @Noturnos, se o nome da página for Bar Noturnos.

Altere a Foto da Página
Pode optar por uma foto ou logótipo com, pelo menos, 400 px de largura e 150 px de altura, preferencialmente com um ficheiro em formato PNG.

Adicione uma Imagem de Capa
Escolha uma imagem criativa que represente o negócio e os produtos que comercializa.

Descreva a Página
Faça uma pequena descrição da página, para que os clientes saibam exatamente o que o negócio oferece.

Faça Publicações Regulares
Publique conteúdo pertinente e de qualidade, com regularidade. Por exemplo, imagens de cocktails ou do ambiente, caso o seu negócio seja um bar.

Passos para criar uma página do Instagram

Esta rede social tem cerca de 800 milhões de utilizadores em todo o mundo, sendo a segunda maior rede social em Portugal. É uma plataforma voltada para a publicação de fotografias, o que pode ser uma mais valia para a promoção do seu negócio. Nesta rede social pode utilizar fotografias do seu estabelecimento, dos produtos que vende ou até de eventos que organiza. Importante referir que, tal como no Facebook, deve criar um perfil comercial do seu negócio, para transmitir maior confiança e credibilidade.

O processo de criação de um perfil para a sua pastelaria no Instagram é simples. Listamos os passos para criar um perfil de Instagram ideal para o seu negócio:

1. Faça o Download do Aplicativo do Instagram
Está disponível na Play Store (para telemóveis com Android), na App Store (para iPhone) e na Windows Phone Store. Instale e abra o aplicativo assim que o download esteja terminado.

2. Crie uma Conta
É possível criar uma conta utilizando o perfil de Facebook já existente (é a opção mais rápida) ou criar um novo registo onde terá de inserir email e outros dados.

3. Configure o Perfil
Este passo é importante. Altere para conta comercial (no canto superior direito, em configurações). Adicione uma foto de identificação ou logótipo de boa qualidade (recomenda-se 110X110 px). Inclua também um conjunto de informações: site, endereço, telefone para contato, horário de funcionamento, entre outros.

4. Utilize a Conta
Adicione fotos criativas e vídeos que demonstrem a imagem do seu negócio. Disponibilize este tipo de conteúdo de forma regular e respeitando sempre a personalidade da sua marca.

Como Fazer Publicidade no Facebook e Instagram?

Tanto o Facebook como o Instagram disponibilizam a opção de publicitar a sua pastelaria. Antes de começar, deve questionar-se sobre as razões pelas quais quer publicitar nestas redes sociais.

Defina o Objetivo
O objetivo que o move será decisivo na escolha do tipo de anúncio que vai promover.

  • Quer atingir mais pessoas?
  • Quer tornar o negócio mais conhecido?
  • Quer gerar mais interação através do Facebook/Instagram?
  • Quer divulgar eventos?

Selecione o Público-Alvo Principal
É possível escolher o público através de vários critérios:

  • Localização geográfica - cidades, países;
  • Dados demográficos - idade, estado civil, género, formação;
  • Comportamento - hábitos de compra anteriores;
  • Interesses - hobbies e passatempos;
  • Ligações - pessoas ligadas a um evento ou página.

Escolha o Local de Publicação
No Facebook, é possível publicar os anúncios no feed, na coluna do lado direito, sob a forma de artigo instantâneo, como história ou no Marketplace. Por exemplo, os anúncios da coluna da direita são ideais para conduzir o tráfego para seu site. Já os anúncios no feed de notícias são excelentes para expor a sua pastelaria e a respetiva página do Facebook. No Instagram os anúncios aparecem entre os posts dos utilizadores.

Defina o Orçamento
Estabeleça o orçamento diário ou total para o período de tempo que pretende publicitar. Desta forma, está sempre dentro valor expectável.

Selecione um Formato
Nesta fase de criação do anúncio pode optar por um dos seis anúncios disponibilizados: imagem, vídeo, histórias, messenger, carrossel e coleção.