Devido ao surto de COVID-19 e às medidas de distanciamento social, os pequenos e médios negócios foram forçados a encerrar o atendimento presencial, resultando em quebras significativas do volume de faturação e mesmo encerramentos de lojas físicas.
Assim, a pensar nestas empresas, foi idealizado o Vendus Go!, para que possa criar e configurar uma loja online, de forma simples, prática e completamente gratuita.
Vendus Go!
O Vendus Go! é um software gratuito criado pela Nex, como forma de ajudar os pequenos e médios negócios a criar e configurar lojas online rapidamente e sem custos associados. Seguindo apenas alguns passos, pode implementar a loja online para o seu negócio e recuperar tempo e dinheiro perdidos! Por exemplo, na loja online pode receber encomendas dos seus clientes, tanto para levantamento no estabelecimento, como para a entrega ao domicílio.
Passos para criar uma Loja Online
Como já mencionamos, criar uma loja online no Vendus Go! não tem custos associados, nem qualquer tipo de contrato ou fidelização. Também não implica a utilização do Vendus como software de faturação, apenas é necessário ter uma conta ativa, nos planos Flex ou Pro. Estes são os passos para ter a sua loja pronta a funcionar:
- Crie conta no Vendus;
- Configure os dados da empresa no menu Configuração > Dados da Empresa;
- Configure a loja Online no menu Go > Configuração de Loja;
- Adicione as categorias de Produtos e/ou serviços - Gestão > Produtos (saiba mais).
Como integrar a Loja Online com o Vendus?
É possível integrar a sua loja online com o Vendus. Através da API Vendus - Interface de Programação de Aplicações – pode integrar clientes e produtos ou emitir faturas automaticamente.
A API Vendus permite a comunicação automática entre os dois sistemas (site e Vendus) sem a intervenção humana. Todas as comunicações são autenticadas através de uma API KEY, que identifica o utilizador e autor dos pedidos.
Quais as Vantagens de uma Loja Online?
Quer tenha uma loja física e pretenda expandir o mercado ou simplesmente queira criar um negócio digital, ter uma loja online apresenta várias vantagens para o seu negócio:
Atendimento 24h: uma loja online está aberta 24 horas por dia durante os 365 dias do ano, não estando sujeita a um horário limitado para o cliente. Os produtos estão sempre disponíveis e as compras podem ser efetuadas a qualquer momento.
Baixo Investimento e Manutenção: a infraestrutura de uma loja online é muito menor comparativamente a uma loja física, por isso os custos são mais reduzidos. Não precisa de se preocupar com rendas ou despesas com água ou luz. Basicamente precisa de um domínio, alojamento e de uma plataforma e-commerce.
Maior potencial de Crescimento: como não está limitada a um espaço reduzido, uma loja online permite o acesso a um maior número de clientes. É possível vender produtos para todo o país ou outros países à distância de um clique.
Serviço Rápido e Cómodo: comprar online é prático para os clientes, que o podem fazer no conforto do seu lar e receber os produtos encomendados sem sair de casa. Aliar este serviço a uma loja física também é uma clara vantagem, na medida que associa a confiança já adquirida.
Inventário e Gestão de Stock: numa loja física é necessário ter os produtos disponíveis nas prateleiras. O mesmo não acontece com uma loja online: não é obrigatório ter stock. Necessita apenas tem de fotos e descrição dos produtos.
Como Promover uma Loja Online
A criação da loja online é apenas o primeiro passo. Para uma maior taxa de sucesso, tem de promover a sua loja online do Vendus Go!. Nesse sentido, deve elaborar um plano de marketing digital, para atingir o maior número possível de clientes, atuais ou futuros. Reunimos vários artigos, dicas e documentos para ajudar a trazer clientes para a sua nova loja online, utilizando uma série de estratégias de marketing digital.
Redes sociais
Ter um perfil nas redes sociais e saber utilizar o mesmo é uma das formas de conseguir angariar novos clientes. Em poucos minutos poderá expor o seu negócio a novos clientes na sua zona ou fora dela. Consulte o nosso artigo que ensina como criar e tirar o melhor partido das suas redes sociais.
Email Marketing
Caso tenha uma base de dados com os contactos de email dos seus clientes atuais, o email marketing poderá ser uma forma de comunicar com eles. Informe-os que agora podem comprar os seus produtos ou serviços na sua loja online. Criámos um artigo que o vai ajudar a compreender melhor esta ferramenta de comunicação e a utilizar a mesma.
Ebooks de Marketing Digital
Cada tipo de negócio tem as suas especificidades. Temos 4 Ebooks de marketing digital que pode fazer download, com dicas de marketing digital específicas para o seu negócio!