O linkedin é a rede social perfeita para empresários e negócios! Por isso, é muito importante rentabilizar o seu perfil da melhor forma possível, criando uma rede de profissionais que acrescentam valor ao seu trabalho ou projetam o seu negócio. Listamos algumas dicas para ter um perfil de linkedin impactante!
1. Atualize o seu Perfil regularmente
Naturalmente, o primeiro passo para ter uma presença no linkedin é criar um perfil. No entanto, o mais importante, é manter esse perfil atualizado, sempre que existir uma nova informação relevante para a profissão ou negócio. Por exemplo, uma nova formação ou atividade empresarial.
Para as empresas, é especialmente relevante criar uma página no Linkedin, proporcionando uma maior visibilidade e também oportunidade para contactar diversos profissionais e mesmo outras empresas.
2. Utilize uma boa Foto de Perfil e Imagem de capa
Os perfis com fotografias são mais vistos, comparativamente àqueles que não apresentam. Assim, escolha uma fotografia que transmita os seu profissionalismo e a sua identidade. Evite colocar a mesma fotografia que utiliza noutras redes sociais, como o Facebook ou no Instagram, mas escolha tendo em atenção a imagem que pretende comunicar.
Da mesma forma que deve escolher bem a foto de perfil, também deve dedicar especial atenção à imagem da capa. Escolha uma imagem que demonstre os valores que defende e a sua postura profissional. As medidas ideais são 1400×425 pixels, com menos de 4MB.
3. Personalize a sua URL
O LinkedIn permite que personalize a sua URL, tornando-a mais amigável do ponto de vista dos motores de busca. Por exemplo, utilizando o seu nome: linkedin.com/in/miguelsantos.
Assim, torna-se mais simples partilhar o perfil do Linkedin na assinatura de email ou incluí-lo no currículo.
4. Defina bem o Título Profissional
O cargo que ocupa é uma das áreas mais importantes do linkedin. Portanto, escreva a função que exerce de forma clara e objetiva, para atrair recrutadores e outros visitantes. Normalmente, é utilizado o cargo e empresa onde atualmente trabalha, mas pode ser mais criativo, como o exemplo que mostramos.
Se estiver em situação de desemprego evite colocar expressões como "desempregado" ou "à procura de novo emprego". Nestas situações, descreva exatamente o cargo que pretende, assim será mais fácil os recrutadores o encontrarem.
5. Esmere-se no Resumo
Neste espaço elabore um resumo, evidenciando as suas principais qualidades e áreas de conhecimento. A ideia é sumarizar as suas competências pessoais e profissionais, da melhor forma possível:
- apresente-se;
- descreva os seus interesses profissionais;
- defina a sua área de atuação;
- fale sobre as suas motivações.
6. Aprimore a sua Experiência Profissional
Este campo é extremamente importante, por isso deve completá-lo da melhor forma possível. Liste as empresas onde trabalha/trabalhou, detalhando todas as atividades desenvolvidas no cargo e incluindo datas específicas.
Desta forma, podem surgir novas oportunidades de networking ou de contactos por parte de recrutadores.
7. Liste as suas Competências
No mínimo, elenque 5 competências relevantes no seu perfil. Apenas poderá enumerar as competências e aguardar as recomendações das suas conexões. Alguns exemplos de competências:
Competências Soft Skill
- Criatividade;
- Persuasão;
- Trabalho colaborativo;
- Capacidade de adaptação;
- Gestão do tempo.
Competências Hard Skill
- Desenvolvimento de Aplicativos Móveis;
- Produção de vídeo;
- Gestão de Venda;
- Tradução;
- Análise Estratégica de Negócios (Business Analysis).
8. Poste bons Conteúdos
Utilize o marketing de conteúdo no linkedin, demonstrando autoridade e conhecimento sobre determinado assunto. Para isso, publique artigos relevantes que aumentem a interação e atraiam as pessoas certas para o seu perfil.
9. Conceda e solicite Recomendações
A regra é simples, quanto mais recomendações obtiver, mais relevante é o seu perfil, tornando-se mais visível na rede. Peça recomendações a colegas de trabalho, alunos de curso ou clientes.
E aqui entra o princípio da reciprocidade, ou seja, a melhor forma de receber recomendações, é começar a redigir recomendações para outras pessoas.
10. Siga Empresas e faça parte de Grupos
Para manter-se ativo e pertinente no LinkedIn, é imprescindível que faça parte de grupos sobre assuntos relacionados com a sua área profissional. Assim, participe de discussões construtivas sobre temas que despertem o seu interesse.
Da mesma forma, seguir o perfil de profissionais ou empresas que sejam referência no seu segmento também é uma boa política.