Saiba o que são KPI's e como podem impulsionar o desenvolvimento da sua empresa. Utilize a metodologia SMART para criar KPI's relevantes relacionados com o core business do seu negócio.
Kpi - O que é?
O KPI (Key Performance Indicator) é uma forma de avaliar se uma determinada ação vai de encontro aos objetivos estipulados pela empresa. Os Indicadores Chave de Desempenho (nome dado em português) permitem quantificar o desempenho da empresa e identificar as áreas de sucesso. Estes indicadores também podem ser utilizados como forma de comunicação entre gestores e colaboradores da empresa, valorizando o trabalho de todos.
Os KPI's podem ser:
- Primários - indicadores estratégicos, utilizados pelos gestores da empresa para verificar de forma rápida se os objetivos estão a ser alcançados. Por exemplo, se a empresa atingiu o lucro pretendido durante o primeiro trimestre do ano;
- Secundários - indicadores táticos, normalmente geridos pelos responsáveis dos departamentos. Permitem, por exemplo, identificar a origem do lucro da empresa: 25% de vendas online, 75% de vendas localmente.
Dicas para Escolher Bons KPI's
O primeiro passo para escolher KPI's relevantes é identificar o que a empresa pretende atingir e quais as metas necessárias para alcançar esses objetivos. Definir esses objetivos torna-se mais simples com a utilização do método SMART. Saiba como criar objetivos essenciais para o seu negócio.
Assim, e de acordo com o método SMART, os KPI's devem ser:
- Específicos, facilmente compreendidos por todos os colaboradores;
- Possíveis de medir clara e objetivamente;
- Alcançáveis, dentro da realidade;
- Relevantes para os objetivos da empresa;
- Estar enquadrados num período de tempo específico.
Exemplos de KPI'S
Cada empresa precisa criar os seus próprios KPI's, ajustados à sua realidade e área de negócio. Estes são alguns exemplos de KPI's gerais que podem ser utilizados:
- Lucro: Indicador importante para perceber o sucesso da empresa;
- Custo: relevante para gerir despesas e encontrar formas de reduzir gastos;
- Número de Clientes: análise de novos clientes ou clientes perdidos para saber se a empresa está a ir de encontro às necessidades dos clientes;
- Custo de Aquisição de Clientes: avaliação do valor que tem de investir para adquirir um novo cliente.
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