Agora que o desconfinamento está a avançar a passos largos, é o momento para fazer o seu negócio crescer. Deixamos algumas dicas para aumentar as vendas da sua padaria. Pronto para fazer crescer esta massa (que é como quem diz, pronto para vender mais)?
Aumente as Vendas da Sua Padaria
Pequenas ações podem fazer a diferença no momento dos clientes escolherem a sua padaria em vez de outro estabelecimento que fica do outro lado da rua. É verdade, a concorrência pode ser feroz, mas é possível implementar algumas ideias para evidenciar o seu negócio e vender cada vez mais.
1. Crie um bom relacionamento com os clientes
Criar um ambiente agradável e fomentar um relacionamento saudável com os clientes é fundamental para que estes voltem. Por isso, invista na simpatia e boa prestação de serviço, vai trazer frutos a longo prazo!
2. Encontre o que o cliente procura
Já tem muitos clientes? Procure saber quais os produtos que querem mais, através das próprias vendas ou de pequenos questionários de satisfação. Quer alcançar novos clientes? Disponibilize na padaria produtos que vão de encontro às suas necessidades.
Por exemplo, se existem muitas pessoas que procuram pão e bolos sem glúten, deve ter uma variedade desses produtos na sua padaria. O importante é que perceba o que as pessoas estão à procura, para depois criar uma estratégia de vendas focada nesses produtos.
3. Proporcione um espaço agradável
Pense do ponto de vista do cliente e organize o espaço de forma funcional, mas sem descurar a decoração. A frase típica "os olhos também comem" aplica-se perfeitamente a uma padaria. Posicione os produtos que vende de forma visível, limpa e com bom gosto! Lembre-se, ninguém gosta de comprar pão de uma vitrine com moscas ou com um aspeto pouco asseado.
Quer seja mais tradicional ou moderna, opte uma decoração atraente e de bom gosto, cheia de luz e visualmente agradável. E não se esqueça da fachada da sua padaria, é a primeira imagem que os clientes veem.
4. Ofereça provas dos produtos
Para além dos pães e bolos típicos, tem um delicioso pão sem glúten ou low carb? Todos os dias, logo pela manhã, coloque esse produto à disposição dos clientes para que possam experimentar! Mais de 50% dos clientes que degustam um produto, têm a tendência de o comprar de seguida! Por isso, aposte em produtos diferentes, procurados por nichos de pessoas ou que estão "na moda".
5. Crie promoções
Estimule as compras diárias por meio ações de fidelização, como cartões que ao fim de 10 compras, oferecem uma. Ou cative novos clientes com promoções que valem a pena, como menus de pequeno-almoço ou para levar para casa. Por exemplo, pequeno almoço-infantil ou conjunto de três pães diferentes por um preço mais reduzido do que o habitual. Lembre-se do que já falamos, crie promoções que vão de encontro às necessidades dos seus clientes ou potenciais clientes.
6. Disponibilize Grab and Go
Já ouviu falar do conceito de Grab and Go? É uma excelente alternativa para um atendimento rápido! Embale produtos que já sabe que têm mais saída ou refeições rápidas como sandes e coloque à disposição dos clientes num local visível. Para além de evitar filas, esta é uma forma de prestar um serviço diferente, com a vantagem de utilizar as embalagens para fazer publicidade à sua padaria!
7. Aposte nas Datas Especiais
Já reparou que as datas especiais, celebradas em família ou com amigos, implicam sempre comida? Por isso, os dias especiais (dia dos pais, dia dos namorados, natal, páscoa, etc) são uma oportunidade de venda para uma padaria! Assim, esteja atento e crie produtos típicos dessas datas, para além de decorar de forma temática a padaria.
8. Inove nos Serviços
A inovação impulsiona as vendas de qualquer negócio e uma padaria não é exceção! Neste sentido, procure sempre novas formas de evidenciar a sua padaria pela positiva. Adicione dicas nutricionais dos produtos que vende na padaria, por exemplo, num quadro ou nas embalagens de grab and go. Crie o seu próprio serviço personalizado de entrega em casa ou ainda prepare combinações de produtos (por exemplo, menu família, com pão para adultos, crianças e bolos saudáveis). Não existem limites para os serviços inovadores que pode criar para tornar a sua padaria mais conhecida e vender mais!
9. Invista no marketing e nas redes sociais
Ter uma presença online é fundamental nos dias de hoje. Quer tenha uma rede de padarias ou somente uma pequena padaria, ter um site próprio e páginas nas principais redes sociais conquista clientes e aumenta as vendas! Por isso, crie um perfil da padaria no facebook e instagram e aposte num site de venda online, onde os clientes podem reservar pão e outros produtos para levantar ou até mesmo para receber em casa.
A criação de páginas e site é o primeiro passo, mas não é suficiente para atrair clientes. Para rentabilizar estes meios tem de investir em publicações e imagens que sejam relevantes para os seus clientes e chamem a atenção para que eles conheçam e visitem a sua padaria. O Vendus Go! é um software gratuito que ajuda a criar e configurar uma loja online rapidamente e sem custos associados. Crie a sua loja online e receba encomendas, tanto para levantamento na padaria, como para a entrega ao domicílio.
10. Ofereça wifi gratuito
Nos dias de hoje, esta é uma das formas de manter os clientes na sua padaria, preferencialmente a consumir! Crie um ambiente que incite à fotografia, assim os clientes podem usar a internet disponível para partilhar fotografias e comentários sobre a sua padaria! Por exemplo, pode ter um local para preparado para tirar fotografia com o bolo favorito!