O que é uma Guia Global de Transporte?
A Guia Global de Transporte assemelha-se a uma Guia de Transporte/Remessa. A grande diferença é o destinatário que, no caso da Guia Global, não é definido a priori. Deve ser criada sempre que necessite declarar o transporte de mercadoria que pretende comercializar mas ainda não sabe exatamente a quem as faturas serão emitidas (utilizada maioritariamente na venda ambulante).
Exemplo: um padeiro ambulante que vai vender pão porta-a-porta. Ele sabe que vai transportar 100 pães na carrinha e declara isso mesmo na Guia Global, que o acompanha no transporte (em caso de fiscalização). Um cliente pretende comprar 20 pães. Nesse momento é emitida a fatura, ficando associada à Guia Global.
Estes documentos poderão ser emitidos também através do seu telemóvel e tablet a partir da App Vendus, disponível para Android e iOS.
Nota: As faturas associadas a Guias Globais de Transporte devem ser comunicadas à Autoridade Tributária no prazo máximo de 5 dias após a sua emissão. Sugerimos que ative a funcionalidade que lhe permite comunicar os documentos em tempo real. Poderá assim evitar também o envio do SAF-T mensal. Saiba como ativar aqui.
Como emitir uma Guia Global no Vendus?
Primeiro passo: declarar a mercadoria que vai deslocar.
- Abra o Ponto de Venda;
- Selecione o produto a transportar e respetiva quantidade;
- Finalize.
- Selecione Documento e altere para Guia de Transporte.
- Altere o método de Transporte;
- Especifique um local de carga;
- No Local de Descarga, selecione Não definir destino - Guia Global;
- Grave;
- Emita o documento.
Segundo passo: Associar as faturas à respetiva Guia.
- Selecione o novo icone (à esquerda). Este ícone aparece sempre que emite uma Guia Global que não tenha sido ainda fechada;
- Selecione o produto e respetiva quantidade;
- Finalize.
- Inclua os dados do cliente;
- Emita o documento.
Veja também: