O sucesso de uma empresa de cosméticos e perfumaria depende diretamente da qualidade e quantidade dos produtos que comercializa, provenientes de diferentes fornecedores. Conheça alguns dos mais reconhecidos fornecedores de cosméticos e perfumaria para a sua loja!
Um dos passos para abrir uma loja de cosmética e perfumaria em Portugal é escolher os fornecedores de cosmética que irão fornecer os produtos de beleza para o seu negócio.
No entanto, essa escolha não é um processo simples, tendo em conta o nível de exigência dos clientes e qualidade imposta pelo mercado, uma vez que se tratam de artigos de cuidado de corpo, rosto ou cabelo, com impacto direto na saúde e bem-estar. Como tal, é fundamental entender que as lojas de cosmética e perfumaria podem dar início à sua atividade e comercializar artigos de diferentes formas.
Fornecedores de cosmética ou produção própria: qual escolher?
1. Produzir artigos de marca própria
É possível produzir os seus próprios artigos de cosmética e perfumaria, embora exija um maior investimento de diferentes recursos e possa ser (ainda mais) desafiante tornar-se uma referência num mercado que é altamente competitivo.
Para tal, é necessário construir uma equipa de profissionais altamente formados nesta área, capazes de produzir, testar e implementar as diferentes fórmulas.
Existem algumas fábricas de cosméticos em Portugal e laboratórios de cosmética em Portugal, às quais que pode recorrer para apoiar este fabrico e garantir a qualidade e eficiência de todo o processo.
2. Comercializar diretamente produtos de fornecedores
Pode vender diretamente produtos de fornecedores, a partir do contacto direto com algumas das marcas mais reconhecidas no mercado da cosmética e perfumaria.
Trabalhar diretamente com fornecedores de cosmética e perfumaria traz a vantagem de vender produtos de marcas já reconhecidas e com um elevado posicionamento no mercado, procurados por bastantes clientes.
Para trabalhar diretamente com as marcas, deve contactar diretamente a equipa de profissionais comerciais, responsáveis por estabelecer contacto com os possíveis clientes.
Conheça algumas das marcas de cosmética e perfumaria mais conhecidas no mercado:
A L'Oréal é reconhecida em todo o mundo pela sua missão de oferecer a todas as mulheres e homens do mundo a melhor inovação em cosmética em termos de qualidade, eficácia e segurança.
Tem um portfólio único e internacional de mais de 30 marcas, em diferentes setores: grande consumo, perfumarias, farmácias e parafarmácias, salões de cabeleireiro e entre outros.
Entre as principais marcas que comercializa, destacam-se a Vichy, Cerave, La Roche Posay, L’Óreal Paris, Lâncome, Kerastase, Yves Saint Laurent ou Cacharrel.
A Caudalie é uma marca francesa de cosméticos, formada por um casal, em 1993, com o objetivo de oferecer produtos de cosmética “verdes” e sustentáveis, capazes de garantir um equilíbrio justo entre eficácia, natural e sensorialidade.
Hoje em dia, têm boutiques próprias um pouco por todo o mundo e são revendidos por uma grande variedade de lojas.
A história da marca teve início em 1978, por um médico francês de medicina estética, o Dr. Michel Tordjman, que era apaixonado pela biologia celular. Depois de anos de pesquisa e experiêncvia na área da fisiologia da pele, o Dr. Tordjman criou uma fórmula injetável poli revitalizante única, capaz de atuar nos diferentes parâmetros da qualidade da pele.
Foi assim que nasceram os Laboratórios FILORGA e uma gama única de cuidados cosméticos antienvelhecimento, cada vez mais procurados nos dias de hoje.
A Luso Helvética tem a sua sede em Lisboa e é uma marca de perfumes e produtos de higiene, que comercializa artigos de variadas sub-marcas reconhecidas no mercado, entre as quais a Coach, Colistar, Elizabeth Arden, Jimmy Choo, Montblanc, Giorgio e muitas mais.
Fundada em 1951 por Pierre Fabre, um farmacêutico e botânico, a partir da compra de uma pequena farmácia em Castre, França. Hoje em dia, sob a insígnia Pierre Fabre, floresce um grande número de marcas icónicas, que partilham um objetivo comum: cuidar de cada pessoa, do que ela tem de único, para ajudá-la a viver melhor.
A Avéne, A-Derma, Ducray ou a Klorane são algumas das marcas mais reconhecidas do grupo.
3. Trabalhar com fornecedores de cosméticos para revenda
Existem diversos fornecedores de revenda de produtos de cosmética e perfumaria espalhados por todo o mundo.
Estes fornecedores, por norma, trabalham diretamente com algumas das maiores marcas e revendem a pequenas ou grandes lojas, por norma, com preços e ofertas mais competitivas. Apesar disso, é um desafio encontrar um fornecedor de revenda de confiança nesta área, uma vez que poucos apostam na sua comunicação ao nível do B2B (Business to Business) e, por isso, é difícil conhecê-los e avaliar a sua qualidade.
No entanto, destacamos dois dos principais fornecedores de cosméticos e perfumaria, que exportam para todo o mundo:
Criada em 2017, a Faire tem a missão de ajudar pequenos retalhistas a oferecer alguns dos produtos mais procurados e vendidos a todo o mundo, aos seus clientes, de forma independente.
Atualmente, têm clientes por todo o mundo e acreditam que a sua “comunidade global e o poder da tecnologia”, tem ajudado a impulsionar o crescimento de empreendedores em todos os lugares.
Neste marketplace B2B, pode comprar milhares de marcas de grossistas exclusivas na área da beleza e bem-estar, que inclui cosméticos de banho e corpo, cuidados com o cabelo, produtos de saúde e bem-estar e fragrâncias.
A BigBuy é um fornecedor especializado na venda de artigos de beleza, desde produtos de banho e higiene pessoal, cuidado da pele, cuidado do cabelo, depilação e entre outros.
A venda é feita por meio de dropshipping, que proporciona que as lojas não tenham de armazenar os produtos em armazéns próprios e oferece diferentes descontos para encomendas em grandes quantidades.
Escolha os melhores fornecedores de cosméticos para o seu negócio!
Todas estas três opções são viáveis para a sua loja, sendo que pode utilizá-las de forma exclusiva (por exemplo, optar por comercializar apenas produtos de marca própria) ou combiná-las (por exemplo, pode vender produtos de marca própria e produtos vendidos diretamente por fornecedores).
Não existe melhor nem pior estratégia, embora algumas exijam maiores riscos e outras um maior investimento, nomeadamente ao nível da organização e gestão.
Trabalhar com diferentes fornecedores exige uma gestão eficiente de todos os fluxos, processos e pedidos de clientes, o que implica a necessidade de estar munido de um sistema de faturação e gestão adaptado ao seu fluxo de negócio.
O Vendus é um Software de Faturação certificado, que poderá utilizar online, de forma simples, prática e intuitiva. Este programa permite-lhe fazer gestão de todos os pedidos dos seus clientes, registar as entradas e saídas de stock, gerir todos os fornecedores e emitir as respetivas faturas, de forma rápida e em qualquer local. Experimente durante 30 dias e sem compromisso!
Siga todos os passos para montar uma loja de cosmética e perfumaria e opte pela opção mais viável para o seu negócio e objetivos.