Seja qual for o negócio ou o ramo de atividade, é imprescindível aplicar-se, no sentido de promover a maior taxa de sucesso do mesmo. Tem um restaurante com sistema take away ou food delivery? Veja neste guia alguns requisitos para ter um negócio de sucesso.
Ter um negócio bem sucedido está acessível a todos os empreendedores. No entanto, nem todas as empresas o estão a alcançar, seja por falta de tempo, de profissionais formados, de uma estratégia delineada ou mesmo de organização.
Não existe um segredo nem uma fórmula mágica para ser bem sucedido quando se abre um negócio de food delivery e take away, embora existam ações que, tomadas de forma estratégica, podem ter um grande impacto.
Descubra como ter um estabelecimento de food delivery e take away de sucesso!
Colaboradores responsáveis e simpáticos
Antes de implementar um sistema de take away ou food delivery, é necessário garantir que tem uma equipa de profissionais disponíveis para o fazer e que esses colaboradores estão formados e capacitados para executar esses serviços.
Além de serem simpáticos, atenciosos e terem uma boa capacidade de comunicação, devem também ser ágeis e organizados a receber, preparar e entregar as encomendas, de acordo com os timings definidos.
Devem também ser capazes de gerir de forma positiva situações de stress;
Boa logística interna
Algumas das queixas mais destacadas entre a população que encomenda comida fora dizem respeito aos atrasos nas encomendas, pedidos trocados ou problemas com a qualidade da comida (comida fria, por exemplo, ao invés de quente).
A maior parte destes problemas têm origem na gestão interna e logística da empresa, nomeadamente ao nível dos processos de receção dos pedidos, previsão de timings para levantamento ou mesmo problemas ao nível do transporte da comida (quer devido ao tipo de transporte, à rota adotada, ao tempo de transporte ou mesmo à embalagem da comida).
Foque-se em gerir da melhor maneira estas questões, formando a sua equipa e utilizando os sistemas de gestão e faturação mais adequados. Conhece o Vendus?
O Vendus é um sistema de faturação e POS, que lhe permite gerir todos os menus, pedidos e faturação do seu restaurante, food truck, bar ou café, através de uma aplicação única. Adicionalmente, a partir desta ferramenta, tem a possibilidade de criar salas, mesas e fazer pedidos diretamente para a cozinha, assim como consultar os pedidos de cada mesa, de forma simples, rápida e intuitiva.
Adapta-se a diferentes sistemas e terminais e permite-lhe gerir tudo em disponíveis móveis ou fixos. Consulte todas as funcionalidades disponíveis e experimente gratuitamente, durante 30 dias!
Parceria com plataformas e aplicativos de entregas de comida
Nem sempre é fácil ou simples implementar, de forma autónoma, um sistema de take away e entregas ao domicílio. Também pode nem estar nos seus objetivos fazê-lo independentemente.
Como tal, é importante informar-se acerca das plataformas de entregas e take away existentes, que podem surgir em forma de website ou app móvel, em que o cliente pode aceder aos menus de diferentes restaurantes, cafés ou outro tipo de estabelecimentos de restauração, encomendar e fazer o pagamento diretamente online.
Explore as vantagens de algumas das plataformas mais reconhecidas em Portugal, que qualquer pessoa tem a opção de fazer download, a partir de um smartphone:
Conheça as melhores plataformas de take away para Restaurantes.
Este tipo de ferramentas são especializadas neste serviço e têm uma equipa de profissionais focados na recolha, transporte e entrega de comida, assegurando as boas condições de entrega, a partir de uma simples aplicação móvel.
No entanto, este serviço tem também custos associados, que deve considerar e balancear com os benefícios;
Qualidade e segurança do serviço
As pessoas que optam por comer fora dos estabelecimentos e que, por isso, recorrem a modelos de away e food delivery, devem ter a mesma qualidade de comida e atendimento, como se estivessem no próprio estabelecimento.
Obviamente que no próprio local é possível criar uma experiência mais completa e diferenciada, no entanto pode transportá-la para a forma como entrega os produtos. Por exemplo, pode (e deve) investir na embalagem de transporte da comida: deve ser uma embalagem apropriada para manter as condições da comida, de maneira a evitar que fique fria ou que perca a sua qualidade. Nessa embalagem, deve utilizar o branding do seu negócio (logótipo, cores da marca ou eventual slogan) e procurar criar algo único e útil para os seus clientes.
Por outro lado, deve garantir o cumprimento dos timings de entrega, garantindo também a proteção dos dados dos clientes e a segurança na entrega (garantir que os produtos certos, são entregues à pessoa certa, no tempo certo). Isso só é possível com uma equipa de logística formada;
Espaço físico agradável
Uma das maneiras de incentivar, principalmente, a utilização de um serviço de take away, em que o cliente tem de se deslocar ao local para recolher os produtos, é a partir do investimento num menu de produtos completo e adaptado aos gostos dos seus clientes. Por exemplo, pode criar mesmo um preçário para take away, com doses de comida ajustadas.
De forma complementar, é também importante investir no espaço em si, de maneira a que os seus clientes se sintam bem recebidos cada vez que visitam o estabelecimento, mesmo que seja apenas para a recolha dos pedidos. Estas pessoas devem ter a possibilidade de esperar de forma confortável, caso tenham de esperar mais um pouco (os atrasos também acontecem);
Plano de marketing
E porque um negócio não poderá ter sucesso se não for comunicado de forma eficiente e adaptada ao seu público-alvo, é fundamental investir num plano de comunicação e marketing completo, de acordo com o seu modelo de negócio.
Por vezes, pequenos elementos e mudanças podem ter um impacto gigante na maneira como o seu público-alvo perceciona e avalia o seu negócio. Como tal, algumas estratégias de marketing para negócios de food delivery e take away podem fazer toda a diferença na operação.