Feedback Positivo e Negativo - Importância de Dar e Receber

Blog / Empresas / Feedback Positivo e Negativo - Importância de Dar e Receber
Feedback Positivo e Negativo - Importância de Dar e Receber

Feedback é um termo muito comum hoje em dia. Mas do que se trata realmente o feedback? O que é feedback positivo e negativo? Como aplicar de forma eficaz o feedback nas empresas? Esclarecemos todas estas dúvidas neste artigo!

O que é o Feedback?

O feedback é uma avaliação de um comportamento ou da forma como uma determinada tarefa é executada. O principal objetivo de dar feedback é comunicar, de forma assertiva, os pontos fortes e fracos de determinadas ações, possibilitando reajustes de comportamento.

No fundo, ao dar feedback aos colaboradores da sua empresa, está a demonstrar o interesse que tem por eles e pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional. Mas para que o feedback seja bem recebido e realmente transformador, deve ser devidamente preparado. A forma como se fala, o tom de voz usado e a expressão corporal devem ser pensados ao pormenor para evitar mal entendidos.

Feedback Positivo vs Feedback Negativo

Basicamente o feedback positivo é o elogio de um comportamento que causou um impacto positivo, com o intuito de promover a sua repetição. Independentemente de como este tipo de feedback é realizado - numa conversa pessoal ou numa reunião de equipa - o mais importante é motivar os colaboradores a alcançar sucesso profissional.

Por outro lado, o feedback negativo passa pela comunicação de que algo precisa de ser melhorado. Convém que o feedback negativo seja dado de forma construtiva, ou seja, que forneça informação necessária para que a pessoa que está a receber o feedback possa saber o que tem de ser mudado. Este tipo de feedback é importante para alinhar os objetivos da empresas e dos colaboradores, no entanto, para que que isso aconteça deve ser realizado em privador e de forma sensível e assertiva.

Porque o Feedback é importante para as Empresas?

Normalmente as empresas bem sucedidas promovem um cultura de feedback constante que se estende a todos os colaboradores, contratados ou freelancers. Portanto, dar feedback aos colaboradores da sua empresa apresenta várias vantagens, salientamos as seguintes:

  • Melhoria da cultura empresarial;
  • Aumento do empenho e produtividade dos colaboradores;
  • Diminuição da rotatividade dos colaboradores.

Como dar Feedback da Melhor Forma?

Já esclarecemos o que é feedback e qual a importância deste tipo de comunicação para a empresa. Mas agora, como dar feedback de forma eficaz? Deixamos algumas dicas que podem ajudar:

  • Planeie o feedback - aponte exatamente o que pretende comunicar;
  • Crie o momento certo - crie um clima favorável à escuta, em privado se for feedback negativo;
  • Seja objetivo - não amenize o que pretende dizer;
  • Reconheça o trabalho do colaborador - elogie o que deve ser elogiado, criando assim, um relacionamento de confiança;
  • Utilize um vocabulário positivo - mostre preocupação e respeito ao comunicar feedback;
  • Comunique de forma não violenta - evite críticas, julgamentos, exigências ou falar de forma agressiva;
  • Apresente exemplos concretos - ajude o colaborador a perceber o que está a dizer, justificando com exemplos;
  • Proponha um plano de melhorias - trace objetivos, aponte soluções e forneça dicas de evolução na empresa.
    Achou o artigo interessante?

    Software de Facturação e POS sem limites.
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Experimente Grátis
    Sobre o Cegid Vendus

    O Cegid Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.