O Cegid Vendus usa cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização.

Empresa de serviços de Jardinagem: Como ser encontrada online?


Os canais digitais têm vindo a ganhar um alcance cada vez maior nos últimos anos, aliado ao desenvolvimento de novas plataformas de comunicação digitais e às tendências de consumo da informação. Pretende alcançar clientes interessados em cuidar do jardim? Veja como fazer com que a sua empresa de serviços jardinagem seja encontrada online.

Se há uns anos a maioria das pessoas conheciam e contratavam serviços de jardinagem através do feedback de amigos ou de jardineiros que lhes “batiam à porta” a perguntar se precisavam desse tipo de serviço, hoje em dia já não funciona da mesma maneira.

Considerando o facto de uma grande parte das pessoas utilizar a internet diariamente, não estar presente online é quase como não estar presente de todo. Assim, se pretende sobreviver e ser bem sucedido neste setor de atividade, é fundamental investir em canais de comunicação digitais.

Conheça 7 maneiras de fazer com que a sua empresa de serviços de jardinagem seja encontrada online!

  • Tenha um website ou outro tipo de plataforma digital

Quer tenha um espaço físico quer não, é essencial criar a sua “casa” online. Uma das formas mais eficientes e completas e o fazer é através de um website.

A criação de uma plataforma web permite-lhe alojar tudo o que quiser acerca do seu negócio, desde a missão e valores do negócio, serviços de jardim oferecidos, produtos comercializados, quem é a equipa de profissionais, contactos e entre outras informações.

Pode transformar o seu site numa loja online, em que consiga vender diretamente os seus produtos e serviços, de forma simples, rápida e intuitiva. Embora possa parecer algo muito complexo, é bastante simples.

Já conhece o Vendus Go!?

O Vendus Go! é um software gratuito, simples e prático, que lhe permite, em pouco tempo, configurar e ativar uma mini loja online, onde poderá receber encomendas dos seus clientes. É a ferramenta ideal para pequenos e médios negócios, como é o caso de um centro de jardinagem.

  • Redes sociais e Influenciadores digitais

Hoje em dia, as redes sociais são um veículo de informação, entretenimento, socialização, inspiração e, até, aprendizagem. Existem várias redes sociais, com objetivos e funcionalidades distintas, que deve considerar e avaliar se faz sentido marcar presença, tendo em conta o seu público-alvo, tipo de negócio e objetivos.

  • O Pinterest e o Instagram são canais que o seu público-alvo pode utilizar frequentemente para se inspirar em ideias de decoração para a sua casa e jardim, assim como para interagir com Influencers focados nos temas de decoração, plantas ou cuidados de jardim;

  • O Youtube, embora seja desvalorizado por alguns, é uma ótima plataforma de criação de conteúdo. Pode utilizá-lo para partilhar dicas, ideias ou DIYs de projetos relacionados com a jardinagem, de maneira a despertar o interesse e dar a conhecer, de forma mais interativa, alguns dos seus serviços;

  • O TikTok tem conquistado uma presença super forte nas redes sociais. Adorado por uns, odiado por outros…é assim que esta rede social é vista. Apesar disso, não tenha dúvidas de que é uma excelente maneira de mostrar o processo de construção de alguns projetos de jardinagem ou partilhar alguns DIYs e dicas de jardinagem, de maneira mais dinâmica e divertida.

Analise em quais redes sociais faz sentido criar uma presença da sua marca. Seja qual for o seu plano, deve garantir a consistência na publicação e adaptar a sua estratégia a cada rede social, uma vez que cada uma tem os seus objetivos, características e target associados.

  • Parcerias com empresas de prestação serviços jardinagem

Existem várias empresas de prestação de serviços de jardinagem às quais se pode associar para dar a conhecer os seus serviços ou para trabalhar em parceria, uma vez que, por vezes, este tipo de empresas maiores não encontram parceiros com os quais se identifiquem.

A MELOM, por exemplo, é uma empresa de prestação de serviços para a casa, nomeadamente instalações, remodelações e construções, incluindo também de zonas exteriores.

Por outro lado, o Zaask é uma plataforma que reúne negócios de diferentes setores de atividade, de maneira a facilitar a pesquisa para quem procura certos tipos de serviços, nomeadamente serviços de jardinagem. É mais uma forma de dar visibilidade ao seu negócio.

  • Plataformas de marketplace

Caso comercialize artigos de jardinagem e não queira investir numa loja online própria, ou de forma complementar à sua loja online, pode estabelecer parcerias com algumas plataformas de marketplace, que comercializem a sua gama de produtos. 

A Amazon, a Worten ou a Leroy Merlin são alguns exemplos de marketplaces que vendem diferentes tipos de produtos para vários países, nomeadamente artigos de jardinagem.

São ótimas formas de alcançar um maior número de clientes e potenciar as suas vendas, sem custos de manutenção do seu próprio website. No entanto, deve considerar uma percentagem do valor das suas vendas como custo para estar neste tipo de plataformas.

  • Anúncios pagos online

Já lhe aconteceu pesquisar por algo ou mesmo estar a falar com alguém sobre algum produto ou serviço e aparecerem-lhe anúncios relacionados com essa pesquisa, momentos mais tarde?

A publicidade paga tem vindo a trazer resultados bastante significativos no que toca à angariação de novos clientes e sua conversão, uma vez que o permite segmentar as suas comunicações diretamente para o seu público-alvo.

Existem diferentes tipos de anúncios pagos, desde anúncios do Google Ads,  Rede de Pesquisa , Rede de Display,  Remarketing, Google Shopping  e entre outros, com resultados satisfatórios.

Pode ainda anunciar nas redes sociais, a partir do Meta Business Suite, por exemplo.

  • Google My Business

O Google My Business é uma ferramenta gratuita da Google, extremamente útil para quem tem um espaço físico e pretende dá-lo a conhecer a quem utiliza o motor de pesquisa Google ou Google Maps para fazer as suas pesquisas.

Nesta plataforma, pode fornecer um conjunto de informações relevantes acerca do seu negócio de jardinagem, nomeadamente a morada, serviços incluídos, contactos, imagens do espaço, horário de funcionamento e entre outros dados.

Desta maneira, quando alguém pesquisar pelo nome da sua empresa ou por, por exemplo, por "serviços de jardinagem", "construção e manutenção de jardins", "sistemas de rega", "plantas e flores" ou outros termos relacionados com jardinagem no Google, o seu negócio aparecerá nesses resultados e as pessoas poderão, até, pedir indicações para chegar ao local, contactá-lo ou mesmo agendar diretamente o seu serviço, caso autorize essa possibilidade. 

  • Blogs de jardinagem

Para os amantes de jardinagem, pessoas interessadas em decorar o seu jardim ou mesmo empresas da área, existem blogs com conteúdos relacionados com o mundo da jardinagem. 

Na sua maioria, estas plataforma partilham ideias inspiracionais para fazer ou decorar um jardim, falam sobre técnicas de plantação, rega ou jardinagem, dão dicas de aproveitamento do espaço e entre outros tipos de conteúdos relacionados com tudo o que envolve jardinagem.

Pode encontrar uma grande variedade destes de blogs com quem pode estabelecer parceria para divulgar os seus serviços de construção de jardins ou criar o seu próprio blog de conteúdos, associado ao website principal. É uma ótima maneira de construir uma forte estratégia de SEO (Search Engine Optimization),

Crescer e divulgar o negócio de jardinagem que abriu dá trabalho e pode ser desafiante, sob diferentes pontos de vista, nomeadamente ao nível do investimento financeiro necessário, uma vez que a criação, gestão e manutenção de uma presença online gera custos e necessita de alguém dedicado a essa estratégia.