8 Dicas para aumentar as vendas da sua Oficina Auto

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8 Dicas para aumentar as vendas da sua Oficina Auto

Tem uma oficina auto e quer aumentar as vendas do seu negócio? Conheça as 8 dicas que reunimos para o(a) ajudar a potenciar o crescimento da sua oficina.

Para quem tem um negócio próprio, um dos principais propósitos do mesmo é tornar-se um projeto rentável e lucrativo, isto é, que as receitas sejam superiores aos gastos originados pela atividade. Para tal, todos os investimentos e custos da empresa devem ser planeados e, através de estratégias de atração e fidelização dos clientes, gerar lucro e aumentar as vendas.

No caso das oficinas mecânicas, uma vez que é um mercado altamente competitivo e qualificado, é importante acompanhar a concorrência e colocar em prática algumas estratégias, que podem potenciar as vendas da oficina.

Conheça estas 8 dicas para aumentar as vendas da sua oficina:

1. Garanta um bom atendimento ao cliente

Este é um fator essencial para o bom funcionamento de qualquer negócio. No entanto, muitas empresas esquecem-se de investir nesta área, apesar do custo bastante reduzido para implementar. Para garantir um atendimento de qualidade, é fundamental criar políticas e ações que promovam o bom relacionamento com os clientes, seja durante a prestação de um serviço ou após a venda.

Durante o atendimento, é importante apostar na rapidez, educação, simpatia, paciência e cuidado com os clientes, para que eles possam sentir que fazem parte do processo e de uma experiência de qualidade, que garante conforto e confiança no trabalho prestado pelos colaboradores da oficina. Para isso, uma boa estratégia será a criação de um espaço próprio para a receção e atendimento do cliente, com um ambiente limpo e arrumado, que irá garantir uma maior credibilidade, confiança e conforto aos clientes. Pode, ainda, melhorar a experiência com serviços acrescentados, como por exemplo, a oferta de café e a disponibilização de uma rede wi-fi gratuita.

Invista na criação de políticas estratégicas de venda e na formação dos seus colaboradores para as novas tecnologias, produtos e ferramentas de trabalho, de modo a oferecerem um serviço personalizado, uma vez que uma equipa eficaz transforma a confiança dos clientes.

Adicionalmente, é essencial manter uma relação com o cliente no pós-venda, através da disponibilização de serviços de assistência ou outros estímulos para manter uma fidelização com o cliente.

2. Invista em produtos e serviços de boa qualidade

De forma geral, muitas oficinas auto centram as suas estratégias na oferta de um serviço rápido e esquecem-se de assegurar a qualidade do serviço. Esta não é a melhor prática, visto que pode impactar negativamente a reputação da oficina no mercado e o feedback dos clientes, que terão de perder mais tempo e dinheiro com outro tipo de reparos nos seus veículos. Nesses casos, os clientes deixam de confiar na sua oficina e podem passar a procurar o que necessitam na concorrência ou, por outro lado, os serviços prestados poderão ter de ser refeitos, comprometendo a eficiência da sua oficina.

É essencial trabalhar com uma equipa de profissionais altamente qualificados, que acrescentem valor à sua oficina, gerando confiança por parte dos seus clientes. Poderá, até, colocar algumas das certificações da sua equipa expostas no espaço, para que todos os clientes verifiquem a qualificação dos colaboradores e/ou materiais utilizados.

Considerando este último ponto, para assegurar a qualidade dos seus produtos e serviços, não se esqueça de os testar antes, com o intuito de otimizar os resultados e minimizar a possibilidade de erro.

3. Ofereça um conjunto de serviços complementares

Disponibilize uma oferta variada de serviços complementares, de forma a garantir conveniência para os seus clientes, assim como a aumentar o ticket médio da sua oficina automóvel, isto é, o valor médio que os clientes gastam num serviço ou intervenção ao seu veículo.

Esta oferta alargada tornará a oficina mais atrativa e lucrativa, sendo que a grande maioria dos clientes prefere optar por um único local onde possa realizar todos os serviços, uma vez que é mais cómodo, rápido e confortável.

Alguns exemplos de serviços “extra” que poderá disponibilizar são a limpeza do interior do carro, especialização em ar condicionado, lavagem e entre outros serviços.

4. Aposte em comunicação e marketing

Um dos principais fatores que pode interferir com as vendas da sua oficina auto é o aspecto visual do espaço, uma vez que os clientes associam a limpeza, organização e cuidado do espaço a uma maior qualidade do serviço. Se assegurar um espaço físico agradável, os clientes mais facilmente confiarão na oficina, impulsionando as vendas da mesma.

Adicionalmente, é imprescindível investir em meios de comunicação e marketing, com o objetivo de atrair mais clientes e impulsionar a vontade dos mesmos repararem os veículos na sua oficina, usufruindo dos serviços que tem para oferecer. Desde os meios online (site ou blog próprios, redes sociais, Google My Business, publicidade paga, e-mail marketing, youtube, entre outros) até aos meios offline (sms, TV, rádio, eventos, acções de rua, entre outros), existem diversas opções a explorar, que podem potenciar o crescimento da sua lista de clientes e, por consequência, aumentar as vendas da sua oficina automóvel.

O mais importante é investir nos meios que fazem mais sentido, de acordo com o tipo e posicionamento da sua oficina, bem como os serviços que oferece e o público que pretende impactar.

5. Acompanhe a concorrência

Esteja atento à concorrência, no sentido de perceber qual é o seu modo de trabalho, quais os produtos e serviços que oferecem, assim como as novidades, promoções ou campanhas que estão a realizar.

É essencial delinear algumas estratégias com o objetivo de se diferenciar deles, criar também uma posição forte e competitiva no mercado e, ainda, atrair um maior número de clientes para utilizar os seus serviços.

6. Seja transparente com os seus clientes

Um dos fatores que impacta negativamente a fidelização dos clientes, assim como as vendas de uma oficina mecânica, é a inexistência de data fixa para entrega do veículo ou a extensão do prazo para entrega do veículo pronto. Isto não só afeta a logística da oficina e a sua eficiência, como a confiança por parte do cliente, que passa a sentir-se insatisfeito e, até, frustrado.

Desta forma, é essencial realizar uma avaliação e orçamentar o serviço de forma concreta, assim como respeitar os timings estabelecidos, através de um planeamento realista. Este tipo de atitude pode ter um impacto gigante na satisfação dos clientes, que por sua vez irá refletir-se nas vendas da sua oficina, uma vez que os clientes passarão a utilizar e recomendar mais facilmente os seus serviços, se estiverem satisfeitos.

7. Estabeleça parcerias estratégicas

Criar parcerias estratégicas pode ser altamente benéfico para um negócio, impactando diretamente e positivamente as vendas.

Por exemplo, pode patrocinar algum evento de corrida ou exposição de veículos, divulgando mais facilmente a sua oficina automóvel para um grande número de possíveis clientes.

Adicionalmente, pode estabelecer uma parceria com uma empresa de transportes, quer seja de camiões, carro, mota ou bicicleta, uma vez que é um ramo de atividade que necessita de utilizar muitos dos serviços disponibilizados pelas oficinas.

8. Aposte em preços competitivos

Num mercado altamente competitivo, os preços têm, também, de ser competitivos e justos, tendo em conta a especialização dos profissionais e a qualidade dos serviços e produtos utilizados.

Assim, deve estabelecer preços adaptados ao posicionamento que definiu para a sua oficina, no seu plano de negócios, capazes de cobrir os custos associados. A qualidade e personalização dos serviços deve ser remunerada de forma justa.

Agora que já conhece estas dicas, pense de que forma pode colocá-las em prática, desde o momento de abertura da sua oficina mecânica e não se esqueça que o objetivo principal de todas é fazer com que o cliente esteja satisfeito, uma vez que isso abre a oportunidade para poder vender mais.

Um erro que a maioria das oficinas comete é não saber como implementar todas estas boas práticas no seu negócio. Por isso, antes de o fazer, faça um estudo de mercado completo e um plano de negócios adequado à sua oficina, de forma a perceber qual o valor acrescentado que a sua oficina pode trazer para o mercado. Invista, ainda, no seu espaço e colaboradores, uma vez que serão estes elementos que irão garantir, numa primeira instância, um bom serviço ao cliente.

É importante perceber que implementar apenas uma das dicas isoladamente poderá ter algum impacto, embora os resultados sejam bastante mais significativos, caso sejam implementadas em conjunto, numa estratégia omnicanal.

Por fim, de forma a perceber os resultados de cada ação nas vendas do seu negócio, é essencial definir KPIs e métricas para avaliar o efeito de cada uma das ações. Por exemplo, poderá ter em consideração o índice de satisfação dos clientes, o número de reclamações, o número de horas necessário para finalizar cada serviço e outras métricas que ajudam na identificação dos eixos de melhoria que impactam as vendas.

Complementarmente, a alavancagem das vendas deve ser acompanhada através de sistemas que suportem esta variação, como por exemplo softwares de faturação, contabilidade e de stock. O Vendus é um software de faturação certificado, ideal para vários tipos de negócios, que permite a faturação rápida, intuitiva e segura dos pedidos dos seus clientes, assim como a consulta de relatórios de performance do negócio. Experimenta grátis, durante 30 dias e sem compromisso.

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