O Cegid Vendus usa cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização.

Como Criar Objetivos para a Sua Empresa


Saiba o que são objetivos e como estes devem estar alinhados com a visão, missão e valores da empresa. Conheça as principais ferramentas que pode usar para criar objetivos relevantes para a sua organização.

O que são Objetivos?

O objetivo é a descrição clara e concreta para onde se levar a empresa, o que se pretende alcançar em determinado momento. Os objetivos devem estar baseados na missão e na visão da empresa e alinhados com os valores da mesma.

A missão é a razão de ser da empresa, basicamente o motivo pela qual existe. Já a visão, é o grande sonho da empresa, normalmente espaçado no tempo. Por sua vez, os valores da empresa são os princípios e crenças que definem as atitudes tomadas pela organização. Portanto, os objetivos da empresa devem:

  • refletir o fio condutor da organização (visão);
  • ir de encontro ao propósito da existência da empresa (missão);
  • respeitar a forma de pensar e agir da empresa (valores).

Ferramentas para Criar Objetivos

Como já vimos, é importante saber qual a missão, visão e valores da sua empresa, só assim vai conseguir criar objetivos e metas como parte do planeamento estratégico da sua organização. Partindo desse conhecimento, existem algumas ferramentas úteis no momento de criar objetivos.

SMART

Uma das ferramentas mais utilizada para definir as metas/objetivos de uma organização. Para ser bem executado, o objetivo deve específico (Specific), mensurável (Mensurable), atingível (Attainable), relevante (Relevant) e tangível (Time-bound):

  • específico - deve visar algo concreto, algo que se pretende alcançar;
  • mensurável -tem de possibilitar a avaliação;
  • atingível - embora possa ser ousado, tem de ser realista a ponto de ser alcançado;
  • relevante - deve ser relevante para a organização de forma geral;
  • tangível - estabelecer um prazo é fundamental, ajudando a que se cumpra.

SWOT

A matriz SWOT avalia as Forças (Strenghts), as Fraquezas (Weaknesses), as Oportunidades (Opportunities) e as Ameaças (Threats).  As duas primeiras são uma análise interna da empresa, que ajudam a identificar os pontos fortes e fracos relativamente à concorrência. As Oportunidades e Ameaças possibilitam uma análise externa ao meio envolvente e como isso influencia a gestão da sua empresa. Saiba como fazer uma análise SWOT.

5W2H

Método para estruturar objetivos profissionais ou empresariais:

  • What - o que vai feito? – definição dos passos para qeu se cumpra o objetivo;
  • Why - porque vai ser feito? – descrição das razões pelas quais os objetivos devem ser cumpridos;
  • Where - onde vai ser feito? – definição das áreas da organização onde os objetivos vão ser implementados;
  • When - quando vai ser feito? – estruturação do cronograma, com prazos bem definidos;
  • Who por quem vai ser feito? – Enumeração dos participantes no processo;
  • How - como vai ser feito? – explicação de cada passo do processo;
  • How much - quanto vai custar? – descrição de todos os custos de cada ação.