Hoje em dia, a grande maioria das pessoas que pretendem comprar um veículo opta por pesquisar e, até, comprar diretamente online. Tem um stand automóvel ou concessionária e não sabe como vender carros online? Vamos mostrar-lhe o poder do online em diferentes fases do processo.
As pessoas têm aproveitado o poder da tecnologia para se informarem acerca dos mais variados assuntos, nomeadamente, no que diz respeito à escolha de um veículo automóvel, tendo em conta todas as possibilidades de pesquisa, comparação de veículos e marcas e muitas outras vantagens.
Já deve ter ouvido dizer que o “online é um mundo”, por isso reunimos 5 plataformas onde é importante marcar presença com o seu stand automóvel!
Dicas e plataforma para vender carros online de forma mais simples
LinkedIn
O LinkedIn ainda é um pouco desvalorizado pelos profissionais, embora seja uma rede social com um impacto crescente na sociedade, principalmente no que diz respeito ao mundo empresarial, que é o principal público-alvo da plataforma. Por este motivo, é já a maior rede social empresarial no mundo.
Assim, sendo um lugar onde estão representadas muitas empresas e profissionais, de diferentes ramos de atividade, nomeadamente do setor automóvel. Como tal, se pretende ganhar credibilidade e confiança enquanto empresa, é importante fazer-se representar nesta rede.
Para isso, aconselhamos a investir na partilha de conteúdos e artigos informativos, relacionados, por exemplo, com alguns dos benefícios do seu stand, cuidados do atendimento que presta, fatores de diferenciação, ações inovadoras e entre outras iniciativas, de modo a angariar uma forte rede de networking, com quem possa interagir;
Facebook e Instagram
O Facebook e Instagram ainda são as duas redes sociais mais utilizadas em Portugal pela maioria da população, englobando diferentes faixas etárias e públicos com diferentes propósitos, embora existam outras redes em ascensão.
Para este tipo de negócio, o Facebook tem a enorme vantagem de possibilitar a criação e participação em grupos relacionados com a compra e venda de veículos usados e novos (carros, motas, etc.) assim como de vender os seus veículos diretamente no marketplace da plataforma, de forma facilitada e rápida.
Para isso, deve apostar na partilha de imagens e vídeos de grande qualidade e em diferentes ângulos dos veículos que comercializa, de forma a estabelecer uma relação de proximidade, fazendo com que os possíveis clientes sintam que estão a visitar o stand fisicamente.
Adicionalmente, aproveite o poder dos live streamings para interagir com os seus clientes: responda às suas questões e angarie e partilhe reviews de clientes, de forma a impactar positivamente a confiança por parte de novos clientes;
Publicidade Paga
Analisando o percurso de quem pretende comprar um veículo, sabe-se que cada vez mais as pessoas utilizam as ferramentas de pesquisa online, entre as quais o Google, para encontrar as melhores opções e oportunidades de negócio.
Como tal, sendo que os primeiros resultados de pesquisa são fundamentais para essa decisão, é fundamental que as empresas utilizem técnicas e ferramentas que as façam destacar-se e fazer-se notar, entre as quais a publicidade paga.
Pode investir em publicidade paga, através de ferramentas como o Google Ads, o Gestor de anúncios do Facebook (agora Meta) e Instagram ou o YouTube Advertising, a partir de do investimento em algumas keywords relacionadas com o seu negócio ou a partir de diferentes tipos de anúncios, como Google Shopping, de modo a que, mais facilmente, apareça nas primeiras posições dos resultados.
Para o fazer, garanta uma base de dados completa e segmentada aos seus objetivos;
Website e Blog
Um dos pontos centrais para criar uma presença online de um stand automóvel prende-se com a criação de um website próprio, tendo em conta todas as vantagens que lhe pode trazer.
Pode aproveitar o website ou outro tipo de plataforma digital para dar a conhecer a missão do seu negócio, contactos, assim como disponibilizar um catálogo de todos os seus veículos e outro tipo de produtos e serviços que comercialize, incluindo imagens de grande qualidade e de diferentes ângulos, vídeos 360°, descrição detalhada das respetivas características e entre outros.
Pode, ainda, criar formas de contacto direto online, utilizando formulários de contacto, Chatbots ou Assistentes Virtuais (linkar: Ser Assistente Virtual em Portugal - 6 passos para ter Sucesso), que acompanhem e auxiliem os clientes em qualquer questão.
Adicionalmente, pode e deve criar valor acrescido ao seu site, aproveitando o poder do marketing de conteúdo, através de artigos de opinião, perguntas frequentes e pequenos artigos e dicas, relacionados com temas frequentemente pesquisados, entre os quais “Como comprar carros usados rápido”, “Como vender carros usados”, “Qual o melhor site para vender carros”, “Como escolher um veículo” e outro tipo de conteúdos relevantes.
Para facilitar a criação do seu website, poderá recorrer ao Vendus Go!, uma plataforma de e-commerce gratuita, simples e prática, utilizada por mais de 1.500 pessoas, ideal para negócios que que pretendam comercializar os seus produtos ou serviços online, de forma fácil e pouco dispendiosa;
Marketplaces e outras plataformas de venda online
Quer seja de forma exclusiva como de modo complementar ao seu website próprio, pode dar a conhecer o seu stand ou vender os seus veículos por intermédio de outros websites, focados na comercialização deste tipo de produtos para uma maior amplitude de pessoas.
Entre essas plataformas, destacam-se o Standvirtual,OLX, Custo Justo, Autoline, Auto Sapo ou mesmo o Marketplace do Facebook.
Por norma, neste tipo de plataformas existe uma exigência de pagamento por comissão de venda. Portanto, deve informar-se bem acerca do custo versus benefício de cada parceiro, avaliar a margem de lucro do seu stand, assim como garantir que estas empresas estão de acordo com a missão e valores do seu stand e que são procuradas e utilizadas pelo seu público-alvo.
Para tal, acompanhe todos os passos para abrir um stand automóvel em Portugal , nomeadamente a criação de um plano de negócios completo, que lhe facilitará esta e outras decisões.
Estas são apenas algumas dicas e ferramentas que poderá utilizar ao nível dos meios e canais de comunicação digitais. No entanto, é importante conhecer e complementar com outro tipo de estratégias offline, apostando numa estratégia de comunicação, marketing e angariação de clientes omnicanal - espreite algumas dicas para angariar clientes para o seu stand ou concessionária automóvel .