Como montar um estúdio de maquilhagem em Portugal

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Como montar um estúdio de maquilhagem em Portugal

Criar de raiz um estúdio de maquilhagem em Portugal pode resultar numa atividade bastante gratificante e lucrativa. Existe uma maior procura por este tipo de serviços, quer seja, maquilhagem simples para o dia a dia ou para eventos especiais, como casamentos ou sessões fotográficas. Por isso, há uma grande probabilidade de ser bem-sucedido nesta área de negócio, se seguir alguns passos essenciais para criar e gerir com sucesso o seu próprio estúdio de maquilhagem em Portugal!

1. Faça uma Pesquisa de Mercado

É fundamental realizar uma pesquisa de mercado abrangente, que identifique os principais concorrentes diretos e indiretos. Analise a fundo os estúdios de maquilhagem na zona geográfica onde pretende abrir o seu negócio. Identifique também o nicho ideal para o seu negócio - maquilhagem para noivas, maquilhagem infantil, maquilhagem artística, maquilhagem para televisão e cinema, etc - e foque todos os serviços e produtos para esse público-alvo.

Desta forma, vai ser capaz de identificar os  pontos fortes dos negócios existentes, encontrar os fatores diferenciadores do seu estúdio de maquilhagem e criar estratégias que o façam sobressair no mercado.

2. Elabore um Plano de Negócios

Crie um plano de negócios ajustado à sua situação e à realidade do negócio. Como este plano é relevante para saber se o estúdio de maquilhagem é economicamente viável, deve incluir todos os valores relacionados com fornecedores, equipamentos, estabelecimentos físicos, domínios, vencimentos e obrigações fiscais, despesas com marketing, etc.

Trace um plano financeiro que contemple o valor que tem de investir, o prazo estimado para recuperar o investimento realizado e também o lucro esperado. Se tiver dúvidas contrate  um contabilista ou especialista em criação de empresas e investimento, para que saiba como cumprir com todas as obrigações legais e fiscais em vigor. Saiba como fazer um plano de negócios claro e objetivo.

3. Encontre a Localização e o Espaço Ideal

A localização do estúdio de maquilhagem pode ser o fator decisivo para o sucesso do negócio. Escolha um lugar estratégico com alto tráfego de pessoas, como áreas movimentadas ou centros comerciais. Desta forma aumenta a visibilidade da marca e facilita o acesso aos clientes.

Equipe o espaço escolhido com móveis e cadeiras de maquilhagem confortáveis, espelhos de qualidade, iluminação adequada e produtos de maquilhagem de boa qualidade para proporcionar aos seus clientes a melhor experiência possível. A decoração deve refletir a identidade da sua marca e criar um ambiente acolhedor e elegante, sem descurar a funcionalidade.

4. Preste um Bom Atendimento ao Cliente

O atendimento ao cliente deve ser uma prioridade absoluta, por isso, contrate profissionais competentes com boa comunicação interpessoal, agilidade, capacidade organizacional e gosto pela área. Disponibilize formação à sua equipa de trabalho regularmente para prestar um serviço cada vez melhor.

Utilize produtos de alta qualidade para conquistar a confiança dos clientes e destacar-se pela positiva no mercado. Trabalhe com marcas reconhecidas e invista em produtos adequados a diferentes tipos de pele, certificando-se que todos os produtos são hipoalergénicos e seguros para uso.

A satisfação dos clientes é fundamental para receber boas avaliações e depoimentos positivos, o que pode trazer novos clientes ao estúdio de maquilhagem. Se tiver dúvidas como e que tipo de pessoal deve contratar consulte as nossas estratégias para recrutar os melhores profissionais para o seu negócio.

5. Escolha um Programa de Faturação

É fundamental ter um programa de faturação certificado, que vá de encontro às necessidades do estúdio de maquilhagem e que permita registar e controlar as suas vendas em segundos e em qualquer lugar. É o caso do Vendus - software de faturação online - simples, prático, intuitivo, com suporte ilimitado e sem contratos de fidelização nem burocracias desnecessárias. Funciona em Windows, Mac, Linux, Android, IOS, no portátil, telemóvel e tablet:

  • Rápido e sem instalação necessária;
  • Pagamento mensal ou anual de baixo custo;
  • Emissão de faturas no smartphone ou tablet;
  • Envio de documentos por email aos clientes;
  • Gestão de stock;
  • Apresentação de estatísticas e relatórios;
  • Compatível com impressoras de talões e impressoras A4;
  • Atualizações gratuitas;
  • Suporte ilimitado por telefone, email e chat.

    Pode experimentar gratuitamente durante 30 dias sem compromisso e não tem custos extras de instalação ou de atualizações. Experimente sem compromisso este software de faturação que se adapta ao seu negócio.

    6. Atraia clientes com uma Estratégia de Marketing

    Crie um plano de marketing adaptado ao estúdio de maquilhagem e ao público que pretende alcançar:

    • Site otimizado - crie um site atraente e otimizado para os motores de busca, com informações sobre a localização do estúdio de maquilhagem e detalhes dos serviços oferecidos;
    • Conteúdo de qualidade - invista na criação de conteúdo relevante e de qualidade em formato de blog. Escreva artigos úteis sobre dicas de maquilhagem, tendências e as principais novidades do setor;
    • Crie promoções e programas de fidelidade para atrair e reter clientes - ofereça descontos especiais em ocasiões específicas, como aniversários, e crie um programa de pontos para recompensar clientes fiéis;
    • Redes sociais - mantenha perfis ativos no Instagram, Facebook e outras plataformas relevantes. Partilhe fotos de trabalhos realizados, vídeos de tutoriais e depoimentos de clientes satisfeitos e não se esqueça de interagir com os seguidores, pois, podem ser potenciais clientes;
    • Parcerias e Influenciadores - procure criar parcerias com outras empresas e influenciadores digitais do segmento de beleza para aumentar a visibilidade do seu estúdio e atrair novos clientes (saiba mais como desenvolver uma estratégia de marketing digital nas redes sociais).
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