Se é dono(a) de um restaurante, café ou bar, certamente irá necessitar de um POS e, neste artigo, irá descobrir 12 dicas que vão ajudá-lo(a) a escolher o sistema mais adequado para o seu estabelecimento.
Hoje em dia, ter um negócio na área da restauração ou bebidas é muito mais do que oferecer um conjunto de refeições. Cada vez mais, os clientes valorizam toda a experiência envolvente, desde o espaço físico e o ambiente em si, ao atendimento por parte dos colaboradores e todo o serviço associado ao conceito do negócio.
Esta experiência depende diretamente da estratégia do negócio, dos recursos disponíveis para a fazer cumprir e da gestão dos mesmos. É essencial conseguir fazer uma gestão eficaz de todo o stock, coordenar todos os pedidos de clientes, processar os pagamentos, gerir a equipa, entre outras tarefas.
Tendo todos estes processos em consideração, quando se decide abrir um restaurante, café ou bar, é imprescindível fazer uma estimativa dos investimentos necessários, não só para a sua abertura, mas para garantir a rentabilidade e eficiência do negócio. Deste modo, deve considerar custos relacionados com os bens imóveis, colaboradores, bens necessários para exercício da atividade (comida, bebida,...), contabilidade, gestão de inventários e sistemas POS (point of sale).
Mas o que são sistemas POS?
Os sistemas POS envolvem as ferramentas que alguns negócios necessitam para garantir a sua atividade económica, no ponto de venda, que incluem os meios de pagamento físicos ou online (máquina multibanco ou de crédito, por exemplo), softwares de gestão de inventários, contabilidade e faturação, softwares ERP (Enterprise Resource Planning) para melhorar a experiência online do cliente, entre outros.
Todos estes sistemas podem representar um elevado valor de investimento para as empresas, dependendo das necessidades do negócio, dos fornecedores escolhidos e se estes são comprados ou alugados.
No caso dos sistemas POS para restauração, e relativamente às ferramentas de pagamento, sabe-se que a maioria dos restaurantes, hoje em dia, aceitam cartões de débito e crédito como meio de pagamento, dado que uma grande percentagem das pessoas prefere pagar por esses meios. Devido ao COVID-19, esta tendência cresceu, principalmente, no que respeita aos meios de pagamento por contactless, que se revelaram práticos, rápidos e seguros. Assim, ter um terminal de pagamento para cartões é essencial neste setor de atividade, especialmente se pretende corresponder às necessidades dos seus clientes e ser competitivo.
Tendo em conta todos estes sistemas necessários e a sua complexidade, alguns deles podem exigir alguns aparelhos adicionais, como monitores, caixas registadoras, impressoras ou hardwares. Conheça aqui todos os equipamentos necessários para POS que recomendamos.
Atualmente, já existem no mercado sistemas bastante mais simples e inovadores, que podem ser acedidos através de tablets ou smartphones, permitindo assim que todos os negócios, incluindo os da restauração, trabalhem em mobilidade, de forma rápida, acessível e com custos reduzidos, quer para a empresa, quer para os clientes.
Conheça os 12 fatores a ter conta na escolha do melhor sistema POS para o seu restaurante, café ou bar:
- Capacidade de adaptação face a um possível crescimento do negócio;
- Disponibilização de planos de formação e apoio aos colaboradores que irão trabalhar com as ferramentas;
- Funcionalidades de análise de dados, desde as principais tendências do mercado até relatórios que analisem o número de utilizadores, progressão das vendas, custos, lucro e outras métricas relevantes;
- Gestão de inventário de forma eficaz e adaptada ao tipo de produtos que comercializa, com a disponibilização dos dados de forma centralizada e atualizada;
- Gestão e processamento eficaz dos pagamentos, tendo em conta os diversos meios disponíveis, com processamento de faturas automaticamente;
- Integração com meios digitais, como e-mail, SMS e entre outros;
- Integração com vários hardwares e softwares, como Windows, Linux, Mac, iOS, Android e entre outros;
- Possibilidade de utilizar diversos idiomas;
- Sincronização dos dados em tempo real;
- Integração com sistemas de CRM externos ou existência dessa funcionalidade diretamente do sistema;
- Mobilidade dos sistemas, que permita registar e proceder ao pagamento dos pedidos de forma rápida e onde desejar;
- Layout e backoffice simples com boa usabilidade.
Já conhece o Vendus?
O Vendus é um software de faturação online e POS, que regista e controla as vendas do seu negócio de restauração, quer tenha um restaurante, café ou bar. Permite a gestão de salas, mesas, pedidos e outros fatores necessários no ponto de venda, quer seja no balcão do ponto de venda, no tablet ou num smartphone, em sistema Android ou iOS, de forma sincronizada e atualizada em tempo real.
Este sistema é de fácil, intuitivo e de utilização simples, desde a fase de adição de produtos até à emissão das faturas. Consegue configurar diversas impressoras, em diferentes localizações, decidir para quais pretende enviar cada pedido e, no fim do serviço, pode solicitar relatórios para cada mesa ou sala e filtrar por estabelecimento, colaborador e muitos outros critérios. Conectar o sistema com todas as caixas registadoras, ecrãs táteis do mercado e outros equipamentos, como Windows, Mac Os e Linux é igualmente possível.
O Vendus pode ser o melhor software para a restauração, uma vez que está sempre atualizado, legalizado e, em caso de esclarecimentos, tem disponível uma equipa de suporte por email, chat ou por telefone. Saiba como mudar de software para POS e experimente este software em restauração grátis, durante 30 dias e sem compromisso.