Centro de ajuda

Como emitir Faturas Simplificadas?

Calendar Icon

13 de Fevereiro de 2018

Return Icon Voltar

A Fatura Simplificada é um documento semelhante ao anterior talão de venda ou venda a dinheiro, podendo substituir a fatura em condições específicas. É um documento autoliquidado, ou seja, quando emitido é considerado automaticamente pago. Normalmente é o tipo de fatura utilizado por negócios de retalho e restauração, pois não é obrigatório preencher todos os dados. Por exemplo, nif e nome do destinatário dos bens ou serviços. Só é possível emitir uma fatura simplificada se forem cumpridas as seguintes condições:

  • Operações realizadas em território nacional;
  • Venda de bens por parte de retalhistas/vendedores ambulantes a um consumidor final, não sujeito passivo de IVA;
  • O montante total da transação de um bem não pode ser superior a 1.000€;
  • O montante total da prestação de um serviço não pode ser superior a 100€.

Através do POS

Siga os seguintes passos:

  1. Dirija-se a POS > Iniciar Ponto de Venda;
  2. Selecione os produtos que pretende faturar;
  3. Clique em Finalizar (canto inferior direito).

Emissão de Fatura Simplificada - POS

Clique em Mais Opções e em seguida em Documento. Poderá aqui selecionar Fatura Simplificada.

Emissão de Fatura Simplificada - POS

Através do Backoffice

  1. Dirija-se a Gestão > Documentos > Criar Documento;
  2. No campo referente ao tipo de documento, clique em Alterar e selecione Fatura Simplificada;
  3. Basta completar os dados da fatura e emitir, no canto inferior direito.

Emissão de Fatura Simplificada - Backoffice

Exemplo de Fatura Simplificado em formato A4

Exemplo de Fatura Simplificada formato A4

Exemplo de Fatura Simplificado em formato Talão

Exemplo de Fatura Simplificada formato Talão

Achou o Artigo útil?
Sim Não
Vendus Banner

Categorias

Artigos Relacionados

Estes são os temas relacionados com a sua pesquisa e que pode considerar úteis.

Liquidar faturas com Saldo de Cliente

Como liquidar faturas com Saldo de Cliente

Right arrow icon

Modelo de Fatura por Loja/Caixa

Cada caixa, no Vendus, pode ter o seu próprio template de fatura.

Right arrow icon

Nota de Crédito Parcial

Como emitir uma nota de crédito parcial.

Right arrow icon

Avenças

Saiba como configurar Avenças no Vendus.

Right arrow icon

Copiar Documento

Caso pretenda, pode copiar um documento e criar um rascunho com os mesmos dados de modo a emitir um documento igual ou semelhante.

Right arrow icon

Como saber se estou a vender um produto abaixo do preço de custo?

Saiba como poderá saber que está a vender um produto abaixo do preço de custo no Vendus.

Right arrow icon

Como repor o stock automaticamente quando anulo uma Guia de Transporte?

Saiba como repor stock de forma automática ao anular uma guia de transporte no Vendus.

Right arrow icon

Modelos faturas - como indicar o custo das chamadas telefónicas?

Neste guia poderá verificar como apresentar a informação do custo das chamadas telefónicas no cabeçalho das faturas, tanto em A4, como em talão.

Right arrow icon

Modelo de Fatura sem IVA

Quer apresentar a sua fatura com o preço unitário sem iva? Veja aqui como o fazer.

Right arrow icon

Anular um Recibo (RG)

Como anular o recibo de uma Fatura

Right arrow icon
×
Sobre o Cegid Vendus

O Cegid Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.