Como abrir uma sapataria em Portugal

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Como abrir uma sapataria em Portugal

Apesar do calçado português estar a enfrentar alguns desafios a nível económico, este mercado é bastante reconhecido a nível nacional e internacional, por toda a sua qualidade de mão de obra e dos materiais utilizados. Saiba como abrir  uma sapataria em Portugal!

Até ao ano de 2019, o setor de calçado português estava a crescer todos os anos, mas em 2020 teve uma grande recaída, fruto do vírus COVID-19, que também afetou a concorrência direta - Itália e Espanha, segundo a APICCAPS (Associação Portuguesa da Indústria de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Sucedâneos). No entanto, em 2022 espera-se um cenário mais estável e promissor para o setor.

Posto isto, pode ser uma excelente oportunidade para abrir a sua própria sapataria e fazer a diferença neste mercado. Acompanhe estes 7 passos para montar o seu negócio ligado à indústria dos sapatos.

Passo a passo para abrir uma sapataria em Portugal

  1. Desenhe um plano de negócios personalizado e adaptado

Este documento deve incluir a missão da sapataria, uma análise detalhada do mercado de comércio de sapatos, quer a retalho como a grosso, em Portugal e no mundo e alguns exemplos de marcas e lojas do setor.

Por outro lado, deve definir o posicionamento da sua sapataria, para que possa realizar uma análise detalhada do seu público-alvo (poderá ser um público mais exclusivo e com maior poder de compra, especializado, por exemplo, em crianças, mulheres ou homens ou, até, um público mais abrangente). Por outro lado, deve apoiar-se em algumas das tendências de moda e estudar algumas das tecnologias que poderá utilizar na produção, assim como algumas projeções financeiras e outras informações relevantes.

Esta análise é fulcral para construir um negócio sólido e será o ponto de partida para os passos seguintes.

  1. Decida se pretende abrir a sua sapataria a partir de um negócio próprio ou franchising

Existem alguns franchisings de sapatarias onde se poderá associar e apoiar para a criação da sua sapataria. Este tipo de regime oferece um conjunto de vantagens, nomeadamente, no que diz respeito aos custos de marketing mais reduzidos, posicionamento elevado no setor, formação contínua e entre outros. Por outro lado, obriga ao cumprimento de uma série de normas para estar de acordo com as regras do franchising. 

Avalie os pros e os contras e decida de que forma pretende criar sua sapataria.

  1. Escolha a localização da sua sapataria

Por exemplo, se pretende abrir uma loja de calçado com produtos premium e exclusivos, fará sentido estar presente perto de zonas em centros da cidade, junto a outro tipo de lojas premium. Em contrapartida, se o público da sua sapataria é mais generalista, isto é, são pessoas de diferentes géneros, com um poder de compra médio-baixo ou médio-alto, poderá optar por localizações com um grande tráfego de pessoas, como centros comerciais, retails ou ruas movimentadas em diferentes zonas da cidade.

  1. Abra a sua empresa e adquira todas as licenças necessárias para uma sapataria

Para abrir um negócio e iniciar a atividade, deve indicar qual o Classificação da Atividade Económica (CAE) da sua sapataria:

  • CAE 47721 - Comércio a retalho de calçado em estabelecimentos especializados;

  • CAE 46422 - Comércio a grosso de calçado, devendo optar pelo regime fiscal mais favorável para a dimensão do seu negócio e contratar os serviços de um contabilista, eventualmente.

Depois disso, poderá então abrir a empresa e, para maior comodidade, poderá fazê-lo online, através dos serviços do Balcão do Empreendedor e garantir o cumprimento de todos os requisitos exigidos para esta atividade, descritos no Decreto-Lei n.º 10/2015 de 16 de Janeiro.

Alguns desses requisitos prendem-se com a fixação do horário de funcionamento num local bem visível no exterior, que terá de ser entre as 6:00h da manhã e as 24:00h, todos os dias da semana e a obrigatoriedade de ter um Livro de Reclamações.

Por outro lado, deve obter uma licença de utilização  do espaço da sapataria, compatível para a atividade de comércio e serviços.

5. Faça uma análise financeira de quanto terá de investir a curto, médio e a longo prazo

O valor de investimento para abrir uma sapataria dependerá do tipo de sapataria (a retalho ou a grosso), dos fornecedores, dos serviços a oferecer, do posicionamento do negócio, da localização do espaço, do número de colaboradores da empresa, de eventuais custos em marketing e muitos outros fatores.

Quanto custa abrir uma loja de sapatos?

Investimento inicial:

  • Bem Imóvel e instalações;

  • Custos de abertura e legalização da empresa;

  • Equipamentos e ferramentas necessárias, desde balcão, computador, gaveta de dinheiro, leitor de código de barras, armários para arrumação e disposição dos produtos, provadores;

  • Contratação de colaboradores;

  • Seguros necessários.

Custos Fixos

  • Salários dos colaboradores, incluindo todos os seguros necessários:

  • Renda do espaço ou do empréstimo, caso tenha contraído;

  • Consumíveis (água, luz, internet, telefone);

  • Produtos a comercializar: os sapatos (produto central) e outro tipo de artigos complementares;

  • Softwares de gestão e faturação: o Vendus é um sistema de faturação online, com várias APIs e integrações associados, que lhe permite  gerir e emitir faturas e orçamentos em segundos tudo o que necessita, de forma personalizada ao seu negócio e integrado com várias formas de pagamento.  Experimente o plano de software de faturação que se adapta à sua Sapataria. Saiba como escolher o melhor programa de faturação para o seu negócio;

  • Meios de marketing e comunicação.

No final deste orçamento, deve avaliar todos os custos e traçar vários cenários de vendas, de forma a poder perceber se necessitará de recorrer a algumas fontes de financiamento.

6. Invista em colaboradores especializados para a sua equipa

Deve ter a certeza que dispõe de profissionais especializados no atendimento ao público e na venda deste tipo de artigos, isto é, que conheçam os seus sapatos e todos os restantes (eventuais) produtos como ninguém, assim como os materiais e alguns dos processos de fabrico de cada um deles.

O objetivo é que sejam capazes de oferecer um serviço personalizado e especializado aos seus clientes, nas várias fases do processo de compra e, para tal, deve investir na sua constante formação, de modo a que consigam inovar os seus conhecimentos e as suas técnicas de venda, estando adaptados ao mercado.

7. Aposte na comunicação e divulgação da sua sapataria

O investimento em marketing é um dos passos que poderá ter maior impacto nas vendas da sua sapataria, a partir de estratégias em canais offline e online: saiba a sua sapataria pode ser encontrada na Internet.

Para que tenha sucesso e faça um investimento consciente, deve escolher estar presente nos canais que mais se adaptam ao tipo de sapataria e objetivos de negócios, como as redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube, por exemplo), site próprio, Google My Business ou alguns meios tradicionais, como outdoors, rádio, revistas de moda, feiras e exposições de calçado ou de moda e entre outros.

Conheça algumas das melhores estratégias de marketing para sapatarias e acompanhe todas as dicas para aumentar as vendas da sua sapataria!

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