O Cegid Vendus usa cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização.

Como abrir um negócio de Serviços de Assistência?


As atividades de prestação de serviços assumem uma grande importância no mercado de trabalho e na economia. Assim, abrir um negócio de serviços de assistência pode ser uma oportunidade de ser bem sucedido, mas como? Conheça todos os passos para iniciar um negócio de serviços de assistência!

A população tem sido educada a seguir os mais variados estudos e cursos universitários, caindo um pouco em esquecimento e desuso a adesão aos cursos mais técnicos, tão fulcrais na vida quotidiana, entre os quais os serviços de eletricidade, canalização, carpintaria, soldadura e muitos outros.

Por outro lado, assiste-se a uma grande procura por esse tipo de profissionais e empresas, capazes de oferecer um serviço de qualidade, rápido e eficiente.

Assim, consideramos que esta é a oportunidade certa para abrir o seu negócio de serviços de assistência: conheça todos os passos a seguir!

Passo 1- Criar um plano de negócios bem estruturado

Uma das coisas de maior importância para quem tem uma ideia de negócio em mente é colocá-la na prática, a partir de um plano de negócios detalhado e completo, com o objetivo de perceber se essa ideia pode ser viável e de que forma.

Para tal, é essencial incluir uma análise externa do mercado da prestação de serviços, avaliar a concorrência, bem como a situação socioeconómica do país, através da ajuda de ferramentas como a Análise SWOT, Análise PEST ou 5 Forças de Porter.

De igual modo, deve espelhar toda a sua ideia de negócio, em diferentes pontos, nomeadamente, a partir de um estudo de Marketing-mix (com os seus “8 P’s”) e do Triângulo de Ouro do Posicionamento.

Passo 2 - Escolher quais os serviços a prestar

Um serviço engloba qualquer atividade intangível fornecida, em que uma das partes se obriga a proporcionar à outra certo resultado do seu trabalho intelectual ou manual, com ou sem retribuição, segundo o artigo 1154.º  do Código Civil, em diversas áreas de negócio e contextos profissionais.

Como tal, existem diferentes áreas de prestação de serviços nos quais se pode focar, no que diz respeito aos serviços de assistência, que englobam um conjunto de serviços especializados em diferentes áreas, entre os quais:

  • Eletricidade;

  • Canalização;

  • Carpintaria;

  • Serralharia;

  • Instalação;

  • Soldadura;

  • Limpeza e desinfeção;

  • Entre outros.

Pode escolher focar-se apenas numa ou, por outro lado, ter uma estratégia mais transversal, que inclua a oferta de um conjunto de diferentes serviços de assistência;

Passo 3 - Definir a  localização do espaço e/ou área de atuação

Os serviços de assistência, por norma, têm de ser prestados pessoalmente, o que exige a definição da área de atuação da empresa, mesmo que possa até aceitar serviços pontuais fora dessa área.

Pode decidir focar-se apenas na área metropolitana de Lisboa ou Porto, ou em outro tipo de cidades mais pequenas, mas é essencial tomar esta decisão, de modo a centralizar a sua estratégia e análise de mercado nessa área.

Por outro lado, pode aproveitar a análise de mercado realizada para perceber em que zonas geográficas existe maior necessidade em algum tipo de serviços, tomando como ponto de partida para decidir quais os serviços a oferecer e a respetiva zona geográfica.

Passo 4- Informar-se acerca dos regulamentos a cumprir e licenças necessárias

Relativamente às licenças necessárias num negócio de serviços de assistência, poderá aplicar-se o Licenciamento Zero, que se constitui através do Balcão do Empreendedor, o ponto de contacto online entre o cidadão e a administração pública. Este é  um regime simplificado para a instalação, modificação e encerramento de estabelecimentos de restauração ou de bebidas, de comércio de bens, de prestação de serviços ou de armazenagem, suportado pelo Decreto-Lei n.º 10/2015 de 16 de janeiro.

Seguros: De modo a cobrir e proteger-se de despesas resultantes de um acidente de trabalho, desde medicamentos, hospitalidade, assistência médica, perda de remuneração e outro tipo de gastos, é mandatório ter um seguro de acidentes de trabalhoresponsabilidade civil, caso ocorra alguma eventualidade. Conheça quais os seguros obrigatórios para as empresas.

Impostos: IRC, IVA, Derrama municipal (pode beneficiar das isenções de derrama municipal, se reunir os requisitos específicos de cada isenção definidos pelo município. Por exemplo, para o município de Matosinhos,  estão isentos de pagamento de derrama municipal os sujeitos passivos que sejam micro e pequenas empresas que no período anterior não ultrapassem 150.000,00€ em volume de negócio), Derrama estadual ( caso tenha lucros superiores a 1,5 milhões de euros ) e IMT, caso tenha um imóvel físico.

Passo 5 - Estudar qual o custo de abrir um negócio de serviços de assistência

A decisão de abrir um negócio, na maior parte dos casos, depende diretamente do investimento necessário para o fazer, devido a todos os diferentes custos envolvidos.

Desta forma, é fundamental analisar todos esses custos, a curto e longo prazo, de modo a perceber a viabilidade financeira do negócio e avaliar possíveis necessidades de financiamento.

Investimento inicial:

- Equipamentos técnicos necessários, que dependem diretamente dos serviços a disponibilizar. Por exemplo: para uma empresa de prestação de serviços de eletricidade, poderá precisar de um veículo para deslocação (ideal um carro comercial ou carrinha), equipamentos elétricos, equipamento de proteção pessoal e entre outros;

    Instalações físicas (se tiver);
  • Custos de abertura da empresa;

  • Investimento para comunicação e marketing.

Custo recorrentes:

  • Custo das instalações físicas (inclui possível renda e a manutenção do espaço);

  • Despesas automóveis (inclui combustível e manutenção automóvel);

  • Pagamento de empréstimo ou outras fontes de financiamento;

  • Rendimentos dos colaboradores especializados (salário, subsídios e contribuições);

  • Software de faturação e contabilidade. O Vendus pode ser uma verdadeira ajuda na faturação e gestão do seu negócio, uma vez que se ajusta a negócios com ou sem espaço físico. Pode faturar no seu telemóvel (Android ou iOS) e entregar a fatura em papel ao seu cliente, uma vez que é compatível com impressoras Bluetooth. Conheça todos os planos do Vendus, a partir de 4,99€;

  • Investimento para comunicação e marketing.

Passo 6 - Abrir a empresa de prestação de serviços de assistência

Nesta fase, antes de abrir a sua empresa, deve decidir se quer abrir uma empresa de prestação de serviços em regime de franchising ou por conta própria, sendo que encontra vantagens e desvantagens em ambas e pode ajudar na sua decisão conhecer os vários franchisings existentes em Portugal na sua área de negócio.

Depois disso, deve informar-se acerca do CAE (Classificação de Atividade Económica) ou CAEs da sua empresa.

  • CAE 82990 - Engloba as atividades de carácter comercial, industrial ou agrícola e outras atividades de serviços de apoio prestados às empresas.
  • CAE 1519 - Outros prestadores de serviços, caso seja um serviço que ainda não tem um código completamente personalizado a si,

Pode abrir a empresa presencialmente (nos Balcões Empresa na Hora, com um custo de 360€) ou online (no portal Empresa na Hora).

Passo 7- Formar uma equipa de profissionais especializados

Os negócios de prestação de serviços e mais ainda de serviços de assistência exigem um elevado nível de formação e especialização, uma vez que se tratam de serviços de grande impacto na vida das pessoas e, normalmente, nas suas casas ou outro tipo de bens pessoais.

Como tal, é importante contratar profissionais formados nos respetivos serviços disponibilizados e, idealmente, com alguma experiência no mercado e alguns feedbacks positivos por parte dos clientes. Pode e deve, também, investir na sua formação constante, de modo a garantir a atualização dos conhecimentos.

Por outro lado, devem ser pessoas com um bom nível de comunicação, simpatia e gosto pelo trabalho, de forma a prestarem um serviço completo aos clientes, que os tornem clientes satisfeitos.

Passo 8 - Investir na comunicação e marketing da empresa

Sendo um negócio em que existe um grande nível de confiança por parte dos clientes, juntando ao facto de ter uma elevada concorrência, é bastante importante que se consiga distinguir das restantes marcas e empresas do setor.

Para isso, deve investir no branding do negócio, procurando criar uma imagem de marca inovadora e friendly, através de um nome, logótipo e proposta de valor ajustados.

Depois desse trabalho feito, chega a hora de dar a conhecer a sua empresa ao público-alvo definido para cada serviço e para a empresa no global. Nesse sentido, é importante estar presente junto das empresas e negócios nos quais presta serviços. Partindo do exemplo da oferta de serviços de eletricidade, faz sentido promover a sua marca junto de empresas de bricolage e criar anúncios personalizados para pessoas que procuram por essas áreas.

Adicionalmente, pode criar diferentes formas de ser encontrado online através do marketing digital , tendo em conta o crescimento de pessoas a pesquisar e comprar online, através das redes sociais, um site próprio e outro tipo de canais que poderá conhecer em maior detalhe.