Clínica Veterinária: Como ser encontrada online?

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Clínica Veterinária: Como ser encontrada online?

Tem uma clínica veterinária e pretende comunicar os seus serviços online? Existem vários canais que poderá explorar para criar uma presença forte online, capaz de alcançar o seu público-alvo! Conheça todos e saiba como criar uma estratégia digital adaptada ao seu negócio veterinário.

Com o avanço tecnológico e a mudança de hábitos da população, existe um maior número de pessoas a aceder aos meios digitais e a pandemia, provocada pelo Covid-19, salientou e impulsionou a adoção desses mesmos meios para se informarem, contactarem, compararem, comprarem e, até, utilizarem os seus serviços remotamente. Assim, as empresas e Empreendedores devem entender a importância de comunicar com o seu público, utilizando plataformas e ferramentas digitais.

Para tal, é fundamental entender qual é o poder de cada canal, ações e perfil dos clientes em cada fase do funil de vendas, assim como algumas das vantagens associadas a estes meios digitais, entre as quais: rapidez e fácil adaptação;

  • Oportunidade de segmentar e personalizar as mensagens;
  • Superação das barreiras geográficas, ampliando o território de atendimento online, assim como as interações com os clientes;
  • Facilidade de parametrizar e analisar o impacto de cada canal e ferramenta, através de métricas e KPIs concretos;
  • Capacidade de acompanhamento das tendências do mercado.

    Conheça os 5 canais e ferramentas que poderá utilizar para criar uma presença online forte da sua clínica veterinária:

    1. Google  My Business

    Estima-se que uma grande percentagem da população pesquise em motores de busca, nomeadamente no Google, quando têm alguma dúvida relacionada com os seus animais, com o objetivo de tentarem perceber, de alguma forma, como os podem ajudar e, em alguns casos, pesquisam diretamente por clínicas, hospitais ou consultórios veterinários para levarem os seus patudos.

    O Google My Business é uma ferramenta gratuita da Google, onde é fulcral estar presente, caso tenha um negócio com espaço físico, mesmo que não tenha uma plataforma online.

    Nesta plataforma, os proprietários têm a possibilidade de preencher todas as informações acerca do seu espaço: nome, morada, serviços prestados, todos os contactos, imagens do interior e exterior do espaço, publicações com novidades e promoções, receber feedback dos clientes e dar resposta direta, responder a questões do público e, até, disponibilizar diretamente a marcação de algum serviço. Devido a todas estas funcionalidades, esta ferramenta é considerada um dos canais de marketing mais importantes para negócios locais. Conheça todas as vantagens do Google My Business.

    Se tiver uma conta bem otimizada, é muito provável que apareça nos primeiros resultados de pesquisa, caso os seus serviços estejam localizados perto da localização da pessoa que faz a pesquisa, assim como no Google Maps.

    2. Website ou blog

    Nos dias que correm, ter um website ou blog próprio, mesmo que não venda OU preste os seus serviços online, é essencial em qualquer tipo de segmento, local ou tamanho do negócio, se pretende ter uma presença digital.

    Através de um website ou blog, poderá mostrar aos donos dos patudos os serviços e produtos que disponibiliza, apresentar a sua equipa, isto é, os profissionais que tratam dos animais, disponibilizar todos os seus contactos, assim como partilhar conteúdo relevante acerca dos animais, como dicas e desmistificação de alguns mitos relacionados com o mundo animal.

    Este tipo de marketing de conteúdo pode ser uma excelente forma de ganhar a confiança dos donos, assim como uma maior autoridade a nível de posicionamento orgânico, isto é, se alguém pesquisar no Google por “veterinário”, “clínica veterinária”, “cuidados para animais” ou outro tipo de keywords, ao utilizar essas palavras nos seus conteúdos e se o website estiver bem otimizado para elas, bem como para outros parâmetros que influenciam o SEO, é muito provável que apareça nos primeiros resultados de pesquisa.

    Por outro lado, este canal tem a grande vantagem de poder ser utilizado como ponto de aterragem de outros canais e meios onde estiver presente e pode, ainda, ser útil para colocar formulários disponíveis para o cliente preencher, com o fim de questionar por mais informações acerca dos seus serviços ou fazer uma marcação direta, impulsionando as suas leads. Esses formulários são, também, uma forma aumentar e otimizar a sua base de dados, que pode utilizar para outro tipo de estratégias, nomeadamente, e-mail marketing ou investimento em tráfego pago.

    3. Redes sociais

    Grande parte da população utiliza as redes sociais diariamente para socializar, partilhar conteúdo, informar-se, esclarecer dúvidas ou apenas para entretenimento. Neste ramo dos animais, é comum existir alguns perfis e páginas em redes sociais, utilizados para a partilha exclusiva de conteúdo relacionado com animais, desde vídeos e imagens de animais, dicas, informações importantes e outro tipo de conteúdo. Este tipo de conteúdo é bastante procurado e consultado pelos donos dos animais.

    Assim, torna-se imperativo criar uma presença online da sua clínica veterinária em algumas redes sociais, que vão ao encontro dos seus tipos de clientes e que façam sentido para o tipo de negócio, como o Facebook, Instagram ou TikTok, uma vez que cada rede social tem as suas características e público-alvo associados.

    Tendo em conta cada tipo de rede social, deve criar um plano de conteúdos para as suas publicações, de forma a divulgar, de uma forma criativa e consistente, os seus serviços, produtos e, até, histórias dos vários patudos com quem tem tido contacto.

    Através do Facebook e Instagram pode partilhar vídeos e imagens de alguns dos seus serviços, feedback dos donos e dos animais, casos de estudo, dúvidas frequentes e respostas pelos profissionais, cuidados a ter com os patudos, assim como fazer vídeos em direto sobre temas relacionados com o mundo veterinário ou também oferecer a possibilidade de marcação direta de alguns serviços, através destes canais.

    Para que tenha mais sucesso, sugere-se que mantenha os seus perfis públicos, para facilitar ser encontrado e para que os clientes possam partilhar as suas publicações.

    Caso tenha um website ou blog, as redes sociais também são uma excelente forma de enviar tráfego para os mesmos. Procure saber mais sobre como desenvolver uma estratégia de marketing forte, através das redes sociais e crie as suas páginas de redes sociais.

    4. Publicidade paga

      Para os casos em que já possui uma presença orgânica forte, uma base de dados qualificada ou pretende alcançar outro nível de clientes, pode fazer sentido investir em publicidade paga, para certos segmentos de clientes e objetivos de negócio.

      O tráfego pago inclui um conjunto de canais que, tal como o nome sugere, dependem de investimento monetário para gerar resultados, isto é, os clientes aterram num website específico, por meio de anúncios publicitários. O objetivo deste tipo de meios é impactar um segmento específico de clientes, com o objetivo de os levar mais facilmente à conversão, seja em compras ou outro tipo de leads, como visitas ao estabelecimento ou pedido de marcação, por exemplo.

      Entre as fontes de tráfego pago existentes hoje, a mais conhecida é o Google Ads, a plataforma de anúncios do Google, mas pode também anunciar também através das redes sociais, nomeadamente, no Facebook e Instagram.

      5. Fóruns de discussão ou blogs externos

        Os temas relacionados com animais são, cada vez mais, um tema de discussão e interesse por parte da população, e ainda bem! Vivemos numa geração em que existe uma maior preocupação pela luta pelos direitos dos animais e por garantir que eles são tratados da melhor forma possível. E é por isso que existem vários websites, fóruns de discussão e blogs que são acedidos todos os dias por milhares de pessoas, onde é partilhado conteúdo sobre vários tipos de animais, dicas, produtos úteis, tratamentos e serviços essenciais ou, simplesmente, curiosidades sobre os patudos.

        Para quem tem uma clínica veterinária, pode ser bastante útil e impactante ter uma presença nesse tipo de plataformas de relevância, uma vez que é uma forma de impactar mais pessoas qualificadas, trazer maior credibilidade para o seu negócio, assim como tráfego para o seu website ou blog oficiais, através do uso backlinks ou publicidade à sua clínica nessas plataformas. Pode, até, fazer parcerias com alguns desses blogs para mostrar alguns dos seus serviços ou oferecer algum tipo de desconto. Este tipo de estratégia, é uma estratégia de SEO off page, bastante impactante nos resultados das empresas.

        Existem muitas outras estratégias que poderá aplicar, como a utilização de parcerias com Influencers, utilização de plataformas de agendamento online, entre outras. No entanto, seja quais forem as estratégias que utilizar, deve garantir a omnicanalidade da sua comunicação, isto é, investir não só nos canais online como em meios offline, criando uma estratégia uniformizada e interligada entre todos os meios, através da utilização de diferentes pontos de contacto entre a marca e o cliente.

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