4 Características que deve procurar ao contratar Empregados de Mesa

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4 Características que deve procurar ao contratar Empregados de Mesa

Se está à procura de um bom empregado de mesa, seja para um café, restaurante ou bar, tem de prestar atenção a determinadas qualidades que se tornam fundamentais no atendimento ao público. Ser simpático, cordial e atencioso são atributos essenciais, mas não os únicos que deve procurar quando está a entrevistar o seu futuro empregado de mesa. Estas quatro características são cruciais para que o seu estabelecimento seja conhecido pelo bom atendimento!

Perfil Ideal do Empregado de Mesa

Cada negócio é único, mas existem determinadas características que são comuns a qualquer café, bar ou restaurante, no que diz respeito à contratação de empregados de mesa. Estas cinco qualidades são realmente importantes na pessoa que vai fazer o atendimento direto ao público. Resistência física, capacidades de organização, boa comunicação, trabalho de equipa e sentido de humor são verdadeiras pérolas que explicamos detalhadamente.

1. Resistência Mental e Física

O empregado de mesa deve ter uma capacidade física excelente, pois, está de pé e em constante movimento praticamente durante todo o horário de trabalho. Atender pedidos, carregar bandejas, mover mesas, entre outras, são tarefas essencialmente físicas. Por isso, este profissional deve ser uma pessoa com energia, boa resistência física e boa saúde de forma geral.

Ser uma pessoa calma, que não se irrita facilmente, com temperamento estável e harmonioso também é fundamental num empregado de mesa. Ao entrevistar os candidatos, procure conhecer os hábitos alimentares, de descanso e de lazer. Uma pessoa que cuide de si, está em melhor forma física e mental e será, por isso, um melhor profissional para o seu negócio.

2. Excelente Comunicação

Naturalmente, o empregado de mesa deve ser uma pessoa afável, simpática e que se expressa bem verbal e corporalmente. Capacidade de escutar atentamente e sugerir opções de acordo com o perfil do cliente são atributos extremamente valorizados.

Empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do cliente, antevendo as suas preocupações e desejos, também é uma característica muito importante a considerar, que complementa uma boa comunicação. Esta capacidade de comunicar bem é crucial no momento mais tenso de uma reclamação ou quando o cliente não está satisfeito por alguma razão.

3. Capacidade de Organização

Ter um método e ser organizado é essencial para realizar com eficiência todas as tarefas diárias típicas de um empregado de mesa. Por isso, quando está a contratar, procure perceber se os candidatos possuem capacidades de organização ajustadas à realidade do seu negócio.

No entanto, nem sempre tudo corre conforme o previsto, por isso procure capacidade de adaptação e mesmo um pouco de improviso nos candidatos. Saber gerir uma situação que sai fora da rotina ou que simplesmente não aconteceu conforme o esperado, é uma skill muito importante no atendimento ao público.

4. Trabalho em Equipa

Interagir com os colegas e superiores de forma cordial, respeitando e valorizando o seu trabalho é essencial para exercer funções como empregado de mesa. Saber utilizar o bom humor para relativizar conflitos e manter a harmonia no ambiente de trabalho é uma característica  que não tem preço.

Também é essencial ter a disponibilidade para apoiar e ajudar os colegas e ser humilde o suficiente para pedir ajuda sempre que necessário. Tudo isto contribui para um local de trabalho agradável e eficiente, que transparece positivamente para os clientes.

Funções de um Empregado de Mesa

Certamente que sabe quais são as funções que quer ver realizadas pelo empregado de mesa que contratar, no entanto, salientamos as principais tarefas deste profissional, que podem variar de acordo com o local de trabalho:

  • responsável pelas montagens das salas para refeições;
  • responsável pela mise-en-place;
  • responsável pelas limpezas em backoffice;
  • responsável por levantar as comidas na cozinha durante refeições;
  • levantar as requisições;
  • preencher as folhas de registos e tarefas (nomeadamente HACCP);
  • servir as bebidas na mesa do cliente;
  • levantar mesas sujas;
  • responsável por reposições nas arcas de vinhos.
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