Parece mais um conceito complicado, mas não é. De forma simplificada, o bundling é a venda de produtos em cabaz. Vamos aprofundar mais sobre bundling, perceber quais as principais vantagens deste tipo de venda e algumas dicas para implementar esta estratégia da melhor forma no seu negócio.
O que é o Bundling?
O bundling é uma estratégia de venda de vários produtos ou serviços em conjunto, com claros benefícios de aquisição para o cliente em termos de preço e/ou funcionalidade. Habitualmente, o valor dos produtos ou serviços vendidos em cabaz é inferior ao preço individual, o que torna o bundle (produto composto/cabaz) uma estratégia de marketing bastante apelativa para o consumidor.
Assim, a forma mais simples de bundling é reunir num único pacote dois ou mais produtos/serviços. Por exemplo, o serviço de telecomunicações com internet, televisão e telemóvel ou um pacote de férias com viagem, hotel e visitas culturais incluídas.
Tipos de Bundling
Não existe uma única forma de vender em bundle, estas são as estratégias mais comuns:
- Bundle de produtos iguais - conjunto de um mesmo artigo a um preço mais apelativo. Por exemplo, 4 pacotes de bolacha;
- Bundle de produtos relacionados - grupo de artigos que se complementam. Por exemplo, portátil com rato, software e bolsa de transporte;
- Bundle tradicional - quando apenas é possível comprar o cabaz completo, sem opção de adicionar produtos isolados;
- Bundle flexível - quando existe a possibilidade de adicionar produtos ao bundle.
Vantagens do Bundling para as empresas
O bundling oferece diversas vantagens tanto para as empresas, que precisam de escoar os seus produtos e /ou serviços, como para os clientes que beneficiam desta estratégia de marketing. Estas são as principais vantagens para o negócio:
- permite preços diferenciados para diferentes segmentos de mercado;
- dificulta a comparação de preços com a concorrência;
- torna os produtos/serviços mais visíveis junto do potencial cliente;
- estimula a experimentação de novos produtos e a mudança de comportamentos de consumo;
- aumenta as vendas e escoa stock parado;
- promove a relação com os clientes e a dependência da empresa e dos seus produtos.
Também existem vantagens para os clientes, nomeadamente:
- preços inferiores em comparação com a compra individualizada dos artigos ou serviços;
- facilidade de compra, sem necessidade do cliente se deslocar ou recolher informação em diversos locais;
- certeza de compatibilidade entre os produtos que compõem o bundle.
Em termos de desvantagens podemos referir a menor liberdade de escolha na compra de produtos ou aquisição de serviços por parte do cliente e a eventual insatisfação pela compra de produtos que afinal não precisava.
Dicas para implementar Bundling
Já percebeu que utilizar o bundling pode ser uma estratégia interessante para o seu negócio, mas, para que saiba como começar, deixamos algumas sugestões:
- Misture produtos/serviços que se vendem bem com outros de menor comercialização;
- Mostre claramente a diferença de valor entre comprar os produtos/serviços de forma individual e em cabaz;
- Aproveite o bundle para introduzir um novo produto ou escoar um artigo com menor saída;
- Ofereça um produto que se vende bem, apenas se o cliente também adquirir um produto acessório;
- Invista no marketing e nas redes sociais para divulgar os pacotes disponibilizados.