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Black Friday: como preparar o seu negócio


A Black Friday é uma oportunidade para evidenciar os produtos ou serviços que comercializa, ao mesmo tempo que impulsiona as vendas antes do fim do ano. Conheça as principais vantagens para o seu negócio e como preparar a Black Friday na sua empresa.

O que é a Black Friday?

A cada ano, a última sexta-feira de novembro é conhecida por Black Friday. Este dia, originário dos Estados Unidos, é uma ação de vendas com descontos que podem ascender aos 70%. O grande objetivo das empresas é escoar os stocks e renovar a gama de produtos a tempo da época natalícia.

Normalmente, os descontos não se restringem apenas a um dia, mas estendem-se até à segunda-feira seguinte, a chamada Cyber Monday. No entanto, algumas empresas dilatam ainda mais o período promocional, promovendo descontos de dez, quinze ou trinta dias, antecedidos de muita publicidade e ações de marketing.

É importante referir que, os descontos e promoções realizados devem ser reais, para não descredibilizar a empresa ou sofrer consequências jurídicas por enganar o cliente.

Quais as vantagens da Black Friday para as Empresas?

A Black Friday pode ser uma excelente estratégia para todo o tipo de empresas, independentemente da área de negócios. Para os clientes, é uma excelente oportunidade de adquirir produtos ou beneficiar de serviços a um preço mais apelativo, sem descurar a qualidade. No entanto, uma campanha promocional, como a Black Friday, também pode ser vantajosa para as empresas:

  • Permite escoar stock de forma rápida;
  • Aumenta as vendas num determinado período;
  • Promove brand awareness;
  • Fideliza os clientes - por exemplo, ao disponibilizar descontos ou vouchers para compras posteriores;
  • Permite alargar os canais de venda, especialmente em tempos de pandemia.

Como preparar a Empresa para a Black Friday?

O mais importante é planear com antecedência e não esquecer nenhum detalhe, pois cada ação pode fazer a diferença no momento de compra. Assim, listamos algumas dicas para que tudo esteja preparado para vender muito durante a Black Friday:

  • Crie objetivos claros para a Black Friday - se pretender vender mais ou escoar stock, pode reduzir os preços ou caso pretenda captar novos clientes, pode oferecer condições especiais para novas compras;
  • Defina as ofertas e o tempo de duração da campanha - por exemplo, pode escolher produtos com stock excedente e decidir se quer ter promoções durante uma semana ou apenas no próprio dia;
  • Analise os possíveis clientes, nomeadamente, as suas necessidades, desejos de consumo, como e onde realizam as suas compras;
  • Crie sentido de urgência para aumentar o desejo de consumo;
  • Prepare uma campanha transparente para o consumidor, oferecendo descontos atraentes e reais que impulsionem as vendas e não arruínem a reputação da empresa;
  • Aprovisione stock suficiente para satisfazer as vendas que pensa realizar;
  • Trabalhe em equipa, divida as tarefas e crie um cronograma de implementação da campanha;
  • Defina um calendário de divulgação com datas, conteúdos e design necessário, para que tudo esteja pronto atempadamente;
  • Comunique eficazmente, com a linguagem certa para o seu público e através dos canais mais adequados;
  • Divulgue as ofertas no máximo de plataformas possíveis (site, blog, redes sociais, influenciadores digitais);
  • Invista em conteúdo para as plataformas que vai usar para divulgar a campanha (conteúdo para site ou blog, copy para redes sociais, imagens, vídeos e banners promocionais);
  • Faça campanhas de publicidade online;
  • Opte por criar uma loja online, como o Vendus Go, proporcionando a melhor experiência possível ao utilizador;
  • Diversifique os métodos de pagamento para facilitar o processo de venda (transferência bancária, cartão multicanco, MB Way, cartões presente, etc);
  • Forme toda a equipa de trabalho para que estejam preparados para os diversos níveis de atendimento ao público (presencial, por telefone, email ou chat);
  • Partilhe todo o processo de organização da campanha promocional com os colaboradores;
  • Preste um bom atendimento ao cliente, sem descurar a qualidade do serviço pós-venda.