8 Dicas para aumentar as vendas da sua sapataria

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8 Dicas para aumentar as vendas da sua sapataria

Tem uma sapataria e não sabe como vender ou fazer publicidade dos seus sapatos online? Ou tem uma loja física e procura estratégias para aumentar as suas vendas? Vamos responder a todas estas questões! Acompanhe estas 8 dicas para aumentar as vendas da sua sapataria.

1 - Conheça o seu público-alvo como ninguém

Antes de qualquer coisa, o ponto central para um negócio ser bem sucedido é conhecer e definir, de forma minuciosa, quem são as pessoas que pretende impactar, isto é, quem serão os futuros compradores e utilizadores dos seus produtos, neste caso dos sapatos.

Para tal, de forma a facilitar este processo, poderá construir várias personas da sua sapataria, tendo em conta os critérios de segmentação mais adequados, como critérios demográficos, geográficos, comportamentais e entre outros.

Se conhecer bem o seu cliente, conseguirá antecipar eventuais necessidades, de forma a garantir que oferece o que ele procura e que os seus colaboradores correspondam a essas necessidades da melhor maneira possível;

2 - Invista num atendimento especializado

É fulcral investir no atendimento ao cliente, se pretende oferecer um serviço de qualidade. Como tal, os colaboradores responsáveis pelo atendimento aos consumidores da sua sapataria devem ser comunicativos, simpáticos, acessíveis, proativos e, além disso, capazes de oferecer um serviço especializado para cada tipo de cliente, conhecendo todos os modelos de sapatos, os materiais, alguns dos processos de fabrico e outro tipo de características técnicas que possam ser relevantes na hora do atendimento.

De forma a otimizar esse atendimento da sua loja de calçado, poderá utilizar tecnologias focadas no ponto de venda, como gavetas de dinheiro e leitores de códigos de barras. Por outro lado, poderá recorrer a inquéritos para perceber o nível de satisfação dos seus clientes e identificar alguns pontos onde poderá melhorar;

3 - Aposte no espaço físico

Caso a sua sapataria tenha um espaço físico, é primordial ter uma atenção especial a toda a envolvência do espaço, de forma a criar uma atmosfera de loja convidativa e acolhedora para atrair clientes.

Para tal, aposte na iluminação do espaço (o ideal será utilizar um luz neutra), organização dos artigos, utilização de cores cleans e na estrutura da loja, como a receção, caixa de pagamento, lineares com os produtos, que devem ser dispostos e desenhados tendo por base o percurso do cliente em loja.

Se tiver uma estrutura com vitrines ou montra da loja, procure criar uma estratégia personalizada, que possa passar, por exemplo, por destacar alguns dos seus produtos mais recentes, top de produtos mais vendidos, novas coleções e aproveitar a sazonalidade para adaptar toda a decoração da loja a essa mesma estação, desenvolvendo uma experiência envolvente;

4 - Crie campanhas promocionais

As promoções podem ter um grande impacto nas vendas da sua sapataria. No entanto, para que traga bons resultados, deve considerar alguns dados da sua sapataria, de forma prévia, como o posicionamento da sapataria (pode não fazer sentido criar promoções), margem de lucro, a estrutura e organização da equipa, stock de produtos, tipo de comunicação, assim como outros fatores relevantes.

Pode, ainda, aproveitar estas promoções para escoar stock de coleções passadas e fazê-lo no final de cada estação, em épocas de saldos ou através de algumas campanhas mundiais de descontos como a Black Friday, alguns dias temáticos como o Dia do Pai, Dia da Mãe, Dia da Criança, Dia dos Namorados e entre outros. O mais importante pretende-se com a adaptação das suas ofertas ao tipo de evento;

5 - Aposte na comunicação online da sua sapataria

Um dos pilares onde as empresas devem investir para aumentar as suas vendas é na comunicação, uma vez que, se for feita de forma estratégica, poderá ter um grande impacto na visibilidade do seu negócio, que tem influência direta na atração de clientes e, por sua vez, no aumento das vendas. Para tal, poderá fazê-lo a partir de canais de comunicação físicos e online.

No que diz respeito ao online, poderá fazer sentido ter um website próprio, redes sociais, Google My Business e em muitos outros canais. Saiba como fazer com que a sua sapataria seja encontrada online;

6 - Aproveite o impacto das estratégias de fidelização

Uma das estratégias mais inteligentes e eficientes que de ter em mente é a aposta na fidelização dos clientes atuais. É bastante menos dispendioso manter um cliente atual do que adquirir um novo cliente. Desta forma, ofereça um serviço pós-venda de qualidade, com políticas de trocas e devoluções flexíveis, garantias dos sapatos e um atendimento personalizado em caso de alguma dúvida ou problema.

Pode, também, disponibilizar um cartão de cliente com algumas vantagens associadas, entre as quais: a acumulação de pontos, descontos exclusivos, faturas virtuais, garantia estendida e entre outras, que farão com que o cliente volte a visitar e comprar na sua loja, com o intuito de aproveitar todas essas vantagens associadas.

Por outro lado, se conseguir ter uma base de dados atualizada com as informações de alguns dos seus clientes ou possíveis clientes, poderá utilizar estratégias de e-mail marketing para interagir com alguns segmentos de utilizadores, sugerindo que voltem a comprar na sua loja. Para o fazer, poderá criar alguma base de dados através do cartão de cliente ou de concursos com os seus clientes. No entanto, deve ter cuidado e garantir que se trata de um público qualitativo, visto que a “quantidade não significa qualidade”;

7- Invista em publicidade paga

Se optar por ter um website ou blog e estes estejam bem trabalhados ao nível de SEO, dependendo dos seus objetivos de negócio, poderá fazer sentido investir em publicidade paga no Google, Instagram ou Facebooks Ads, utilizando um tráfego qualificado, KPIs e métricas bem definidas.

Este tipo de meio fará com que possíveis clientes sejam impactados pela rede de anúncios publicitários da sapataria, ficando mais suscetíveis a visitar e comprar os seus serviços, na sua loja física ou online, uma vez que são diretamente direcionados para conteúdos específicos, relacionados com a sua pesquisa;

8. Escolha o melhor sistema de faturação e contabilidade

Segundo um estudo realizado pela Capgemini, dois dos fatores que fazem com que os clientes tenham uma má experiência em loja e abandonem a loja sem comprar algum produto são as filas longas de pagamento e a falta de stock dos produtos.

De modo a combater ambos os problemas, é fulcral investir num bom sistema de faturação e contabilidade, que faça uma gestão eficiente dos seus stocks, avisando-o em caso de quantidades insuficientes de produtos ou em excesso de stock, por exemplo. Este tipo de informações são essenciais para garantir uma boa experiência aos clientes da sapataria, principalmente se for feito de forma rápida. 

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De forma complementar a estas dicas, conheça também algumas estratégias de marketing que pode aplicar na sua loja de calçado e siga o passo a passo para abrir uma sapataria em Portugal.

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