8 Dicas para aumentar as vendas da sua loja online de Cosméticos e Perfumaria

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8 Dicas para aumentar as vendas da sua loja online de Cosméticos e Perfumaria

Tem uma loja online de cosméticos e perfumaria? Então estas dicas são si: saiba como aumentar as vendas da sua loja!

O elevado nível de concorrência no setor da cosmética e perfumaria torna mais desafiante para as marcas serem as escolhidas pelos consumidores, seja por não chegarem a ser reconhecidas, não garantirem uma boa experiência de compra ou não assegurarem ou tornarem percetível a qualidade da sua marca.

Os motivos podem ser variados, assim como as oportunidades de os ultrapassar e, garantidamente, aumentar as suas vendas. Veja como estas 6 dicas podem fazer a diferença no seu negócio de cosmética e perfumaria!

Dica 1 - Aposte em imagens e vídeos de qualidade

Um dos pontos fundamentais a seguir em qualquer negócio com presença online é a aposta em imagens e vídeos de qualidade para os seus canais, sobretudo para os digitais.

Procure ter imagens dos produtos de beleza que incluam a embalagem e o produto em si. Muitas vezes, os cosméticos têm cores específicas e é fundamental que os clientes consigam perceber a cor e textura mais real possível. Para isso, aposte numa luz natural e em cenários o mais simples e brancos possíveis.

De igual modo, de acordo com a tipologia de cada artigo e quando assim for possível, pode também apostar em vídeos e imagens do produto em uso. Por exemplo, no caso de sombras de maquilhagem, pode fazer sentido ter imagens e vídeos do produto aplicado em diferentes cores de pele, uma vez que o efeito final será diferente. Já para creme hidratante, produtos de limpeza, poderá apostar em fotos de antes e depois, para comprovar a eficácia dos produtos na pele das pessoas.

Dica 2- Invista em diferentes campanhas promocionais

Os seres humanos são extremamente sensíveis a promoções, no sentido de ser algo que os incentiva fortemente à compra.

Como tal, existem “momentos-chave” propícios a essas promoções, como a Black Friday, o Natal, o Dia dos Namorados, a Páscoa ou os saldos, por exemplo, nos quais é fundamental adaptar-se com uma oferta competitiva.

Por outro lado, pode adotar promoções personalizadas, de modo a incentivar a compra em outras alturas do ano. A oferta dos portes de envio ou promoções especiais na compra de um certo valor de artigos podem ser uma boa forma de o fazer.

Sugestão: Analise qual o seu carrinho/ticket médio e procure fazer promoções um pouco para além dessa média, de forma a incrementar também o seu carrinho médio.

Dica 3 - Faça pequenas ofertas

Neste ramo de cosméticos e produtos de beleza, é comum os clientes sentirem necessidade de testar os produtos antes de os comprar, efetivamente. Como tal, as amostras grátis de cosméticos ou perfumes são fundamentais para que possam experimentar pequenas quantidades do produto antes de o comprar, efetivamente.

É por essa razão que as grandes marcas de cosmética, como a L’Óreal, Vichy, Lancôme, Shiseido, entre outras, já criam e fornecem este tipo de artigos aos seus principais clientes.

Por outro lado, estes podem também servir como incentivo à compra se, numa compra acima de x valor, oferecer y amostras de artigos.

Geralmente, este tipo de estratégia necessita de pouco investimento da sua parte e concretiza-se num retorno positivo por parte do cliente, ao nível do feedback e número de vendas.

Dica 4 - Explore o poder do e-mail marketing

São cada vez mais as empresas a testar e entender o impacto do e-mail marketing nos seus negócios. Mas como dar os primeiros passos nesta área? Dê a possibilidade dos seus clientes subscreverem a sua newsletter diretamente, oferecendo conteúdos ou mesmo um desconto exclusivo. Este simples ato já irá incentivar a compra.

Depois de ter autorização expressa dos clientes para utilizar os seus dados para fins comerciais e de marketing, segmente as suas comunicações e envie e-mails personalizados a cada tipo de cliente.

Por exemplo, pode proceder ao envio de e-mails com sugestões de presentes, promoções em destaque, novidades de artigos e novas coleções, sugestões de produtos complementares, dicas de maquilhagem e cuidado pessoal, entre outras.

Este tipo de e-mails são uma forma de manter o engagement com os seus clientes e promover a compra.

Dica 5 - Crie parcerias com Influencers

Os Influencers (ou Influenciadores Digitais) na área da moda e beleza têm ganho um destaque enorme nos últimos anos, quer em Portugal como a nível global. São mesmo vistos, principalmente pelas novas gerações, como um exemplo de estilo de vida e como seus “aconselhadores”.

Desta forma, as marcas de cosmética e perfumaria têm-se adaptado a esta nova realidade e utilizado estes Influenciadores como meio e canal de comunicação para dar a conhecer e promover os seus produtos ou, até, para “darem a cara” por si, através de coleções especiais, no seu nome.O retorno tem-se refletido em artigos esgotados em segundos, muitas das vezes.

Posto isto, aconselhamo-lo a aderir a esta tendência e analisar quais os Influenciadores digitais com a qual a sua marca se identifica, que se dirijam ao seu target e que possam ter um nível de alcance favorável.

Dica 6 - Crie uma presença forte nas redes sociais

As redes sociais são o presente e o futuro. Se pretende estar onde os seus clientes estão, seguramente, deve marcar presença nas redes sociais utilizadas por esse target de clientes.

No entanto, importa entender que existem diferentes redes sociais com propósitos, missões e targets variados.

Algumas das redes sociais mais utilizadas em Portugal são:

  • Be Real - aplicação mais recente, que tem estado no top de aplicações mais descarregadas (novembro, 2022);

  • Instagram - bastante utilizado pela população portuguesa. Útil para partilhar imagens inspiracionais, dos produtos em uso e interagir com os seguidores diariamente;

  • TikTok - em crescimento, pode ser bastante inteligente marcar presença nesta rede social e seguir algumas das maiores tendências de vídeos, muitas delas relacionadas com o mundo da maquilhagem e cosmética;

  • LinkedIn - numa vertente mais profissional e corporativa, para dar a conhecer a sua marca à indústria e profissionais da área;

  • Meta (Facebook) - ainda é bastante utilizado pela população mundial, pelo que ainda pode fazer sentido criar uma página da sua marca e ir partilhando conteúdo adaptado;

  • Youtube - através do Youtube, pode criar um conjunto de conteúdos interativos, inspiracionais e pedagógicos, relacionados com os seus produtos. Pode, ainda, aproveitar para partilhá-los nas restantes plataformas digitais.

Dica 7 - Invista em publicidade paga

O investimento em tráfego pago, a partir de publicidade paga, pode trazer impactos brutais nas visitas e vendas da sua loja online de cosmética e perfumaria, uma vez que tem a capacidade de alcançar um elevado número de potenciais clientes.

Pode-se dizer que é uma estratégia complementar a todas as outras, uma vez que requer a existência de um website bem otimizado ao nível de SEO (Search Engine Optimization) e utiliza outros canais de comunicação, como redes sociais, motores de pesquisa, e-mail, SMS, websites e entre outros para efetivar algumas das comunicações.

Para tal, deve utilizar a base de dados dos seus clientes para identificar os potenciais clientes, a serem impactados pela publicidade. O Google Ads Meta for Business são plataformas bastante utilizadas para este efeito, que poderá explorar e fazer diferentes tipos de anúncios segmentados, para atingir determinados KPIs.

Dica 8 - Tenha um Software de faturação adequado

Aumentar as vendas da loja de cosmética e perfumaria pressupõe que disponha dos sistemas adequados para gerir o fluxo de pedidos. Assim, é bastante importante assegurar que dispõe de sistemas de CRM, faturação e contabilidade, ajustados ao tipo de artigos comercializados, ao fluxo de clientes e às necessidades da loja de cosmética e perfumaria. Garantindo isso, terá uma maior eficiência nos processos, aumento da faturação e maior satisfação dos clientes e funcionários.

Vendus é um software de faturação e POS certificado, que poderá utilizar remotamente na sua loja online para gerir todos os pedidos de clientes, fluxos de caixa, artigos em inventário, vendas e muitos mais. Através deste sistema, conseguirá dar resposta a todos os pedidos rapidamente, enquanto assegura todos requisitos legais e contabilísticos necessários. É, ainda, compatível com diferentes plataformas digitais, como o Shopify.

Experimente este software, gratuitamente durante 30 dias, sem compromisso.

Invista na sua loja de cosmética e perfumaria

Estas são apenas algumas dicas que poderá implementar e que, certamente, farão diferença nas suas vendas e na satisfação dos seus clientes. De forma complementar, não se esqueça de garantir que o seu site oferece uma boa experiência de compra, através de uma interface adaptada para mobile e da existência de múltiplos métodos de pagamento, por exemplo.

De que está à espera? Abra já a sua loja de cosmética e perfumaria em Portugal! Se preferir contar com o apoio e experiência de outros profissionais, conheça, ainda, 6 franchisings de cosmética e perfumaria aos quais se poderá associar.

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Sobre o Cegid Vendus

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