Atrair clientes para um restaurante é uma tarefa cada vez mais complicada, principalmente nas grandes cidades. No entanto, existem algumas práticas que pode implementar no seu negócio de restauração que o irão a ajudar a atrair novos clientes!
Pequenas mudanças podem fazer a diferença e, muitas vezes, não são difíceis de implementar. Experimente as nossas ideias e veja o seu restaurante a crescer.
8 Dicas para atrair clientes para o seu restaurante
1. Preste um atendimento excelente
Os clientes não vão apenas ao restaurante para comer, mas também apreciam a experiência, o ambiente, o serviço prestado, a simpatia com que são atendidos. Por isso, preste um excelente atendimento e proporcione uma experiência que fica na memória de cada cliente! Assim, quem o visita vai tornar-se um embaixador do restaurante, recomendando aos seus amigos e familiares.
2. Crie menus atraentes
Sabe aquelas imagens que só de as ver se fica com água na boca? O cardápio do seu restaurante tem de causar sensação, não só pelas imagens, mas também pelo aspeto e principalmente pelo paladar. Crie pratos saborosos ou recrie bem ementas tradicionais. O importante é os clientes gostarem da refeição e voltarem numa próxima oportunidade.
3. Aproveite datas especiais
As datas comerciais e comemorativas são excelentes momentos para promover o restaurante. Por exemplo, faça um menu especial romântico para o dia dos namorados ou uma promoção especial para o dia das mães. Independentemente da ocasião, o importante é estar atento aos momentos que podem ser celebrados no seu estabelecimento.
4. Crie um programa de fidelidade
É uma estratégia bem conhecida que pode trazer os clientes mais vezes ao restaurante. E o melhor, é que não custa quase nada! Normalmente, no caso de restaurantes e estabelecimentos idênticos, os mais utilizados são os cartões com carimbos, que acumulam refeições. Quando o cartão está preenchido, o cliente recebe um desconto ou outra regalia, como uma refeição ou sobremesa gratuita!
5. Aposte no Grab and Go
Se fizer sentido, venda produtos dentro do restaurante, por exemplo, alimentos em conserva ou cervejas artesanais. É um conceito que tem mostrado potencial para impulsionar as vendas. Se já tiver uma marca bem desenvolvida, pode também apostar em artigos personalizados, como canetas, chapéus, etc.
6. Invista em Take Away e entrega em casa
Se ainda não tem estes serviços, considere a opção de os ter. Para além de ser uma forma de promover o nome do restaurante, também aumentam as vendas. Não se esqueça de analisar bem o investimento e custos fixos que estes serviços acarretam, para poder avaliar os benefícios para o seu negócio.
7. Implemente um plano de marketing digital
Ter uma presença online é fundamental para o sucesso do seu restaurante. O ideal é ter um website próprio, com fotografias de qualidade do menu e das instalações, de forma a divulgar os seus serviços. Naturalmente, deve também promover o restaurante nas redes sociais, através de conteúdo relevante para o cliente. Saiba mais como criar uma página nas principais redes sociais.
8. Crie parcerias com outros negócios da área
Os negócios que se encontram nas redondezas do seu restaurante podem ser os seus grandes parceiros de negócios. Crie parcerias com lojas e hotéis, por exemplo, para que indiquem o seu restaurante como referência. Estará, assim, a atrair mais clientes e a marcar a sua posição como primeira escolha dos clientes que frequentam os negócios das redondezas.
9. Utilize um software de faturação eficiente e rápido
Ser rápido no momento de pagar a conta também é uma mais-valia! Por isso, utilize um programa de faturação certificado, que vá de encontro às necessidades do restaurante e que permita registar e controlar as vendas em segundos. É o caso do Vendus - software de faturação online - que apenas por 8€/mês disponibiliza várias funcionalidades. Experimente grátis e usufrua imediatamente:
- Pagamento mensal ou anual de baixo custo;
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- Compatível com impressoras de talões e impressoras A4;
- Atualizações gratuitas;
- Suporte por telefone, email e chat.