O absentismo é a ausência recorrente do colaborador durante o período normal de trabalho diário. Em Portugal, os colaboradores, em média, ausentam-se do local de trabalho durante 5.9 dias (dados de 2018), o que se traduz num custo de aproximadamente 2.2 milhões de euros.
As faltas no local de trabalho impactam o bom funcionamento das empresas, aumentam os custos com cada colaborador, implicam uma maior rotatividade e uma produtividade reduzida.
As causas do absentismo laboral são, muitas vezes, de difícil deteção e compreensão. As mais comuns prendem-se com ansiedade, depressão, stress no local de trabalho, falta de motivação, horário de trabalho demsaiado longo, assédio ou outros problemas de cariz mais pessoal (como prestar assistência a um membro da família).
Dicas para Combater o Absentismo Laboral
Deixamos algumas sugestões que se podem revelar úteis no combate ao absentismo:
- Comunique claramente o horário de trabalho - flexibilidade ou não de horários, possibilidade de trabalhar a partir de casa, etc.
- Esclareça como comunicar ausências - quem deve ser informado e o aviso prévio que deve ser dado.
- Mantenha o canal de comunicação aberto - converse com os colaboradores sobre estas questões.
- Resolva as causas da ausência - se possível procure identificar as causas da ausência e faça algo para as eliminar (por exemplo, ajustar horário para ir a consultas com familiares ou estudar).
- Posicione os seus colaboradores nos cargos certos - quando fazem o que gostam os colaboradores ficam mais motivados.
- Crie incentivos laborais - oferta de seguro de saúde ou mensalidade do ginásio, dia de folga no dia de aniversário, etc.
- Promova uma cultura de empresa saudável - promova atividades de socialização e ações de team building.
- Premeie a assiduidade - pode ser com dias de folga, dias extra de férias ou prémios monetários.