Abrir uma padaria é um desafio que implica planeamento e muito trabalho. Por isso, considere estes pontos para abrir uma padaria de sucesso!
1. Tipo de Padaria
Tem o sonho de abrir uma padaria igual àquela que frequentou durante a infância? Ou tem uma ideia inovadora? Pode optar por comprar uma padaria já existente, escolher um franchising ou criar um estabelecimento de raíz. Todas estas opções são válidas, apresentam vantagens e alguns desafios específicos.
Padaria Existente
Se optar por adquirir uma padaria já estabelecida no mercado e devidamente equipada, deve analisar bem o negócio. Peça acesso à faturação relativa aos meses anteriores, avalie a localização e o número de clientes, assim como o estado físico da padaria e dos equipamentos existentes. Analise se precisa de realizar obras ou se o estabelecimento está pronto a funcionar.
Franchisado de Padaria
O franchising pode ser uma opção vantajosa, pois o formato de negócio já está criado e amplamente provado no mercado. No entanto, pode ser mais dispendioso à partida. Caso opte por montar uma padaria utilizando este modelo de negócio, informe-se sobre o setor, as oportunidades de franchising e os custos inerentes. Visite a Expofranchise (feira realizada anualmente) ou consulte oportunidades online, por exemplo:
- Choco & Hazelnut
- Loops & Coffee
- A Loja dos Pastéis de Chaves
- Arte & Bolos - Cake Design Store
- Churroti - Churros e Roti
- Granier
- Pão to Go
Padaria Nova
Se decidir criar uma padaria do zero, deve definir o tipo de padaria, qual o conceito e ambiente que pretende criar. Esta visão da padaria deve ser clara e objetiva, pois isso irá facilitar as diversas decisões que tem de tomar. Responder a estas questões permite definir o tipo de padaria, qual o ambiente a criar e que tipo de produtos serão comercializados:
- Vai ter fabrico próprio ou apenas vender?
- Vai vender apenas uma variedade de pães ou também produtos de confeitaria?
- Vai oferecer uma variedade de bebidas ou apenas algumas opções?
- Vai disponibilizar produtos paralelos, como manteiga ou queijo?
- Vai servir sopas, salgados e refeições rápidas?
- Vai optar por um ambiente descontraído ou por um espaço mais formal?
2. Localização da Padaria
Quer pretenda criar uma padaria de raíz ou optar por um franchising de sucesso, a localização é um ponto fundamental. Escolher um local movimentado, bem visível e de fácil acesso, numa zona sem este tipo de negócio, é uma mais valia. Considere estes pontos relativamente à localização da padaria:
- Preço de arrendamento de acordo com o orçamento estipulado;
- Condições de higiene e de segurança dentro dos padrões legais;
- Infraestrutura existente – luz, água, telefone, internet;
- Estacionamento próprio ou nas proximidades e/ou rede de transportes públicos nas imediações;
- Preferencie lojas ao nível da rua, para maior visibilidade ou no shopping, lojas junto à entrada principal, às escadas rolantes ou à praça de alimentação.
3. Plano de Negócios
Abrir uma padaria implica fazer um plano de negócios ajustado à sua realidade. Pesquise o mercado e a concorrência e traçe um plano financeiro que contemple o valor que tem de investir, quanto tempo precisa para recuperar esse valor e o lucro que poderá ter com a padaria.
Despesas de Investimento para uma Padaria
- Despesas com Franchising (se for o caso);
- Obras de remodelação do espaço;
- Equipamento básico (balcão, expositores, mesas e cadeiras);
- Equipamento de Cozinha (máquinas, forno, etc);
- Decoração do espaço;
- Sistema de climatização, som e imagem;
- Software e equipamento informático;
- Custos não previstos.
Custos Fixos de uma Padaria
- Despesas com fornecedores;
- Vencimentos dos colaboradores e respetivas obrigações sociais;
- Renda e/ou pagamento de empréstimo;
- Despesas com água, luz, gás, telefone, televisão e internet;
- Serviços de limpeza;
- Serviços de contabilidade e seguros;
- Marketing, Promoção e Publicidade;
- Manutenção de equipamentos.
Para questões financeiras e fiscais considere a contratação de um contabilista. Assegura, assim, que cumpre todos as obrigações fiscais e legais existentes.
4. Legalização da Padaria
Se a padaria que pretende abrir tem fabrico próprio e a potência contratada for igual ou inferior a 50 kVA, apenas é necessário comunicar a abertura ou modificação através do Balcão do Empreendedor. Através do Licenciamento Zero, os empreendedores apenas necessitam declarar o comprometimento com a legislação em vigor.
5. Contratação de Colaboradores para a Padaria
Competência, gosto ou experiência pela restauração, são algumas das características que deve procurar nos profissionais a contratar para a padaria:
- Simpatia, hospitalidade;
- Bom atendimento ao cliente;
- Boa comunicação interpessoal;
- Agilidade e capacidade organizativa.
6. Programa de Faturação
Para faturar bem e legalmente é importante que tenha um programa de faturação certificado, que vá de encontro às suas necessidades e que permita registar e controlar as suas vendas em segundos. É o caso do Vendus - software de faturação online - que funciona em Windows, Mac, Linux, Android, IOS, no portátil, telemóvel e tablet:
- Rápido e sem instalação necessária;
- Pagamento mensal ou anual de baixo custo;
- Gestão de stock;
- Gestão de salas e mesas;
- Apresentação de estatísticas e relatórios;
- Compatível com impressoras de talões e impressoras A4;
- Atualizações gratuitas;
- Suporte por telefone, email e chat.