Abrir Livraria em Portugal: Tudo o que precisa de saber

Blog / Empreendedorismo / Abrir Livraria em Portugal: Tudo o que precisa de saber
Abrir Livraria em Portugal: Tudo o que precisa de saber

Se tem a ideia de abrir uma livraria em Portugal, existem algumas questões com as quais se deve preocupar. Neste artigo, iremos explicar-lhe quais os primeiros passos que deve tomar para abrir uma livraria e ter sucesso no seu negócio.

Abrir Livraria: Questões que deve Considerar

Livraria Independente ou Franchising?

Antes de começar o processo, deverá decidir o tipo de livraria que quer abrir. Vai optar por uma livraria independente ou vai integrar um franchising? Loja física ou online? Estas opções apresentam vantagens e desvantagens, pelo que deverá ponderar bem a sua decisão.

Se optar por montar uma livraria independente, poderá optar por registar a sua marca, de forma a proteger o nome e imagem da sua livraria. Saiba como registar uma marca e como poderá escolher o nome da sua livraria.

Constituição da Empresa

Um dos primeiros passos que deve tomar para abrir uma livraria é a constituição da empresa. Para isso, vai precisar do Certificado de Admissibilidade de  Firma, celebrar a escritura pública, declarar o início da atividade, fazer a inscrição na Segurança Social e proceder ao registo comercial.

Sendo uma livraria um negócio mais específico, o CAE que escolher deverá seguir a mesma linha. Os mais comuns são os seguintes:

58110 – Edição de livros
47610 – Comércio a retalho de livros, em estabelecimentos especializados
46492 – Comércio por grosso de livros, revistas e jornais

Poderá abrir a sua empresa num Balcão Empresa na Hora ou abrir atividade como trabalhador independente -  qualquer uma destas modalidades irá permiti-lhe ter uma livraria e iniciar o seu negócio.

Orçamento

Antes de avançar com a abertura da livraria, deverá calcular quais as despesas que irá ter do seu lado.

Despesas iniciais:

  • Obras de preparação e remodelação do espaço;
  • Equipamento básico (balcão, expositores, etc);
  • Decoração do espaço;
  • Software e equipamento informático;
  • Custos imprevistos;

Despesas fixas:

  • Despesas com distribuidoras;
  • Vencimentos dos colaboradores e respetivas obrigações sociais;
  • Renda e/ou pagamento de empréstimo;
  • Despesas com água, luz, e internet;
  • Limpeza, se assim o pretender;
  • Serviços de contabilidade e seguros;
  • Marketing, promoção e publicidade;
  • Manutenção de equipamentos.

Financiamento

Após definir o orçamento, deverá preocupar-se com o financiamento. Tem financiamento próprio ou irá precisar de ajuda externa? Caso precise de apoios financeiros externos, poderá optar um crédito bancário, apoios do IEFP e campanhas de Crowdfunding. Saiba mais sobre os apoios existentes para a criação do próprio emprego.

Localização da Livraria

O local onde vai instalar a sua livraria é muito importante. Terá de considerar o seu público-alvo e o tipo de locais que costumam frequentar. É importante ainda pensar no tipo de espaço que quer ter: prefere arrendar ou comprar? Quer abrir uma pequena livraria ou prefere um espaço comercial de maiores dimensões?

Quando chegar a hora de escolher o espaço, considere os seguintes pontos

  • Preço de compra ou arrendamento -  vai ao encontro do orçamento que estipulou?
  • Condições de segurança e higiene dentro do estabelecimento.
  • Espaços de estacionamento perto da livraria, ou pontos de acesso à rede pública de transportes.
  • Infraestruturas essenciais - água, luz e internet.
  • Prefira espaços com acesso a espaços pedonais, perto de outros estabelecimentos comerciais, como restaurantes ou cafés, ou dentro de um shopping, para aumentar as suas hipóteses de receber clientes.

Licenciamento

Para licenciar a sua livraria, poderá tirar proveito do Licenciamento Zero. Para isso, terá de declarar o comprometimento com a legislação em vigor e assumir responsabilidade perante o cumprimento de todos os requisitos legais e de funcionamento da atividade que constam na Portaria nº 789/2007 de 23 de julho (junto da Câmara Municipal). Este regime simplificado só se aplica quando não há necessidade de obras e quando o local tem licença válida de utilização para comércio.

Distribuidoras

Uma parte muito importante da sua atividade enquanto livreiro será a escolha de distribuidoras. Algumas das distribuidoras de livros mais utilizadas em Portugal são a Livros Bertand, Porto Editora, Leya, Presença, Lidel (livro técnico), Civilização, Clube do Autor, Babel, Everest, Almedina, e Sodilivros. Poderá ainda optar pela Relógio d'Água, Centro Atlântico e a Livros do Brasil.

A escolha de distribuidoras deve ser baseada na escolha do tipo de livros que irá querer vender. A sua livraria será generalista ou de nicho? Deverá ter uma resposta a esta questão quando chegar a hora de escolher as suas distribuidoras e o tipo de livros que irá vender.

Programa de Faturação

Para faturar as suas vendas de livros de forma legal, é importante que utilize um programa de faturação certificado, como é o caso do Vendus. O software de faturação Vendus é intuitivo, simples de utilizar e configurar, e será o grande aliado na faturação do seu negócio.

Poderá experimentar o Vendus de forma gratuita durante 30 dias, sem compromisso, e comprovar por si mesmo todas as vantagens do programa de faturação.

Legislação de Livrarias

No segmento livreiro, existe apenas uma lei específica aplicável na venda de livros: a Lei do Preço Fixo do Livro. Esta lei define que um livro publicado há menos de 24 meses não pode ser vendido com um desconto superior a 10%. Existem exceções a esta lei, que podem ser consultadas na página oficial da IGAC – Inspeção Geral das Atividades Culturais.

Saiba ainda que o setor livreiro tem um Contrato Coletivo de Trabalho em vigor, assinado entre a APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, a FEPCES – Federação Portuguesa dos Sindicatos do Comércio, Escritórios e Serviços, o SITESE – Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos do Setor de Serviços e Outros.

Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Experimente Grátis
Sobre o Cegid Vendus

O Cegid Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.