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8 Ferramentas essenciais para uma agência de marketing


Quem tem uma agência ou empresa de marketing depara-se com inúmeros desafios, nomeadamente, a gestão eficaz e eficiente dos vários projetos e clientes. No entanto, existem algumas ferramentas que o poderão auxiliar nesta tarefa: conheça 8 ferramentas de marketing digital que podem fazer a diferença no seu trabalho!

8 Ferramentas para Agências de Marketing

  • Trello & Slack: gerir pedidos, prioridades e acompanhar o processo

Caso tenha como necessidade o registo das tarefas da sua equipa, pedidos de clientes, a definição de prioridades ou o acompanhamento do processo de cada tema, o Trello e o Slack são ideias para o fazer.

Estas ferramentas são intuitivas, versáteis e úteis para a organização das tarefas, funcionando como uma agenda partilhada com a sua equipa, onde pode atribuir e organizar as diferentes tarefas das equipas de trabalho e priorizar projetos.

Pode, ainda, criar uma vista partilhada com cada um dos seus clientes, para que estes possam partilhar o briefing para cada tema e acompanhar, também eles, o processo, de forma rápida e simples.

As agências ou empresas de marketing, na sua grande maioria, trabalham muito com a imagem, em atividades de campanhas, em que realizam a produção e edição de imagens para diferentes canais físicos e online. 

Como tal, é quase obrigatório que as empresas nesta área trabalhem com uma equipa de Designers que, por norma, utilizam ferramentas, como o Adobe Photoshop e/ou Ilustrator.

O Adobe Photoshop é focado na edição de cores, remoção de manchas ou outro tipo de edições de imagem, enquanto que o Illustrator é especializado no design e criação das próprias imagens e elementos.

As empresas de marketing trabalham com bastantes clientes, produzindo um infindável número de projetos ao longo do ano.

Para quem utiliza a rede de e-mails da Google, é bastante útil utilizar o Google Drive para armazenar todos os seus ficheiros, organizá-los por pastas e partilhá-los com todas as pessoas envolvidas, de forma rápida e prática, utilizando apenas o e-mail de cada pessoa.

Pode, ainda, partilhar diretamente alguns ficheiros com os clientes, sem necessidade de envio por outras plataformas e permitindo a edição dos documentos criados na Google (Google documentos, Google apresentações e entre outros) remotamente e por vários utilizadores em simultâneo.

Para este tipo de empresas perceber a eficiência e os resultados das suas estratégias, precisam de seguir e analisar os dados dos vários canais que utilizam internamente e externamente, assim como dos clientes a quem prestar serviços.

O Google Analytics é uma poderosa ferramenta de recolha e análise de dados, que lhe permite gerir as várias contas de cada cliente, analisá-las , traçar objetivos e perceber se esses objetivos estão a ser atingidos.

No caso das agências, é fulcral utilizar UTM em cada campanha online criada, possibilitando a análise detalhada, a partir desta ferramenta.

Ler mais: Prós e Contras de contratar uma agência de marketing

É comum as empresas estarem um pouco perdidas, sem saber que caminho devem seguir e o que o público procura. No entanto, numa estratégia de comunicação e marketing digital é essencial perceber qual o conteúdo com mais interesse perante os clientes do setor.

O Google Trends é mais uma ferramenta do Google, que lhe mostra quais as pesquisas mais populares, num determinado período de tempo e num país específico, se tiver clientes com negócios internacionais. Pode utilizá-la, ainda, para comparar as tendências de pesquisa entre várias palavras, se estiver indeciso entre quais utilizar.

Nota: Esta ferramenta deve ser utilizada de forma complementar a outras.

  • Miro: brainstorming, benchmarking ou sessões de partilha entre equipa

Já lhe aconteceu querer fazer um brainstorming virtual com a sua equipa ou organizar vários pensamentos ou ideias, de forma interativa? 

O Miro é uma das melhores ferramentas que poderá utilizar para fazer esquemas, reunir ideias, seguir um modelo de design thinking e outro tipo de atividades, de uma forma dinâmica e criativa, através de post-its, caixas de texto, setas e outro tipo de elementos.

Esta ferramenta tem, também, a vantagem de poder ser utilizada por vários utilizadores ao mesmo tempo,  permitindo um envolvimento de todos, em simultâneo.

Muitas vezes, os clientes estão presentes em várias redes sociais e é difícil gerir todas, os clientes não têm recursos internos para fazer essa gestão ou não têm know-how para o fazer.

Assim sendo, um dos serviços mais solicitados às empresas de marketing é a gestão de contas das redes sociais dos clientes, principalmente, o Facebook, Instagram ou Linkedin.

O Hootsuite é uma ferramenta que permite agrupar todas as redes sociais de cada cliente, de forma a facilitar todo o trabalho de gestão e criar relatórios personalizados para cada cliente.

  • E-goi: plataforma de e-mail marketing

A E-goi é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas pelas empresas que optam por estratégias de marketing automation para interagir com o seu público-alvo.

A partir desta ferramenta, poderá criar comunicações segmentadas a cada cliente, de forma personalizada, através de SMS, e-mail, formulários e muitos outros canais, com o intuito de aumentar o seu engagement e awareness por parte dos seus clientes.

Agora que já conhece algumas das principais ferramentas de marketing ou gestão de tarefas, acompanhe também este conjunto de dicas para angariar clientes para a sua agência de marketing e outras dicas de gestão de negócio.