8 Estratégias para aumentar as vendas do seu Food Truck

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8 Estratégias para aumentar as vendas do seu Food Truck

Os Food Truck são uma forma de montar um negócio de restauração, através de um baixo investimento, menos riscos associados e alguma liberdade “extra”, em comparação com um típico restaurante. Tem um Food Truck e não sabe como melhorar as suas vendas? Não desespere, reunimos 8 estratégias que poderá utilizar, seja qual for o tipo de produto vendido, conheça todas!

O que é um Food Truck?

Tal como o nome sugere, “food truck” é uma carrinha de comida, isto é, é uma forma de comercializar comida, através de uma estrutura física móvel, com a vantagem de poder oferecer o seu serviço gastronómico em diferentes locais. 

Pode desenvolver o seu negócio de restauração a partir deste modelo, que por norma representa uma opção bastante rentável, dinâmica e com poucos custos de manutenção, a comparar um um restaurante “normal”, poupando também em licenças, impostos ou outros gastos de gestão.

Nos “food trucks” poderá servir comida em formatos mais práticos e num ambiente descontraído, garantindo um serviço de qualidade, de forma simultânea.

Por outro lado, uma vez que é um negócio de comércio ao ar livre, depende diretamente das condições meteorológicas. Portanto, tem um caráter sazonal, na medida em que as vendas têm maior volume nas estações da primavera e verão, uma vez que é quando existem mais pessoas na rua. No entanto, os fins de semana, feriados e períodos de férias são ótimos para alavancar as vendas.

Conheça estas 8 dicas para aumentar as vendas do seu Food Truck

  • Aposte na comunicação

O investimento em estratégias de comunicação pode ter um enorme impacto na visibilidade do seu negócio, que tem influência direta na atração de consumidores e, por sua vez, no aumento das vendas.

Para tal, deve aproveitar alguns canais físicos e online para comunicar o seu food truck, aproveitando para partilhar algumas informações importantes acerca do restaurante, como os locais onde poderá ser encontrado, menus, novos produtos ou serviços, parcerias e outro tipo de novidades.

Dentro dos canais online, poderá fazer sentido aproveitar o poder das redes sociais para criar awareness e mesmo uma relação com o seu público-alvo, assim como possibilitar a partilha direta de feedback e outro tipo de interações com os clientes. Estas são, ainda, uma forma de criar uma relação de fidelização com eles, principalmente se tiver uma estratégia consistente, real e com um bom storytelling.

Por outro lado, se conseguir ter uma base de dados atualizada com as informações de alguns dos seus clientes ou possíveis clientes, poderá utilizar estratégias de e-mail marketing para interagir com alguns segmentos de utilizadores.

Dica: poderá criar alguma base de dados através de concursos ou passatempos com os seus clientes. No entanto, deve ter cuidado e garantir que é mesmo um público qualitativo porque a quantidade não significa qualidade.

  • Promoções e descontos

As promoções e outro tipo de descontos são das estratégias com maior impacto nas vendas dos negócios. No entanto, para que corra como pretendido, antes de utilizar uma estratégia promocional, deve analisar os dados do seu food truck, ter como base as margens das refeições e produtos que comercializa, a estrutura e organização da equipa, stock de produtos, assim como outros fatores relevantes.

Alguns dos tipos de campanhas mais utilizadas são a compra de uma refeição e oferta de outra no mesmo valor, menus especiais, cartão de registo das refeições em que após um determinado número de compras, é oferecida uma refeição ou outro tipo de oferta, oferta de sobremesa ou bebidas em compras acima de x valor, desconto na compra seguinte e muitas outras.

Poderá aproveitar as redes sociais, publicidade paga, e-mail marketing e outros canais, como cartões e cartazes para comunicar estas promoções, garantindo que alcança mais pessoas;

  • Aplicação móvel

Com o avanço tecnológico, as pessoas já esperam encontrar os menus de refeição e toda a ementa disponível online e são cada vez mais os restaurantes a implementar esta tendência, muito impulsionada pelas medidas de segurança relativas ao vírus COVID-19.

Poderá ser uma excelente forma de dinamização do seu negócio de food truck ter uma app própria ou estar presente em apps de restaurantes, onde possa divulgar as ementas, localização do seu food truck, dar a conhecer algumas ofertas e novidades e, até, possibilitar a encomenda direta das refeições;

  • Eventos, feiras e festivais

Uma das grandes vantagens dos food trucks é não dependerem de uma localização física fixa e única e, por isso, poderem deslocar-se e estarem presentes em bastantes locais, nomeadamente em eventos, feiras e exposições.

Este tipo de eventos, embora obriguem ao pagamento de uma taxa de participação ou do aluguer de espaço, são uma forma excelente de dar a conhecer o seu food truck e de alcançar um grande número de clientes, que lhe trará muitas vendas.

Pode, ainda, aproveitar para oferecer produtos, menus ou serviços personalizados ao tipo de evento. Por exemplo, se participar numa feira natalícia, talvez possa fazer sentido incluir alguns produtos natalícios ou bebidas quentes.

Dica: existem alguns eventos de street food em Portugal onde poderá marcar presença. Esteja atento às novidades e eventos em várias cidades do país;

  • Localização

Aproveite a grande vantagem dos food truck se conseguirem deslocar, para não ficar restrito a um único local e poder adaptar-se facilmente à procura. Para tal, procure estar presente em locais de grande passagem de pessoas, com possibilidade de pararem e consumirem as refeições em segurança e conforto.

Esse local deve ter alguma visibilidade, quer seja de dia ou de noite, por isso opte por utilizar luzes durante a noite e, durante o dia, dependendo do local onde está inserido e dos fatores legais envolventes, pode utilizar música para chamar à atenção de possíveis clientes e criar um ambiente agradável e descontraído, que tanto caracteriza os food trucks;

  • Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um dos fatores primordiais onde deve investir, se pretende oferecer um serviço de qualidade.

Quer tenha um food truck focado na venda de produtos e refeições mais premium, como de refeições mais simples, garanta que tem colaboradores suficientes para o atendimento ao cliente, mas que não sejam demasiados, uma vez que o espaço é reduzido.

Por outro lado, os colaboradores devem ser simpáticos, acessíveis, comunicativos e, idealmente, devem dominar mais do que uma língua, uma vez que são espaços utilizados por muitas pessoas, incluindo estrangeiras.

Para melhorar esse atendimento, deve utilizar tecnologias que facilitam a experiência do atendimento, como sistemas de POS e utilizar inquéritos de satisfação para perceber onde poderá melhorar.

  • Imagem e branding da marca

Já ouviu dizer que “os olhos também comem”? Pois é, é mesmo verdade. E, por isso mesmo, é muito importante criar uma estratégia de branding em torno de toda a estratégia do seu food truck, uma vez que é isso que o vai distinguir da concorrência e chamar à atenção de mais pessoas.

Desta forma, é muito importante que o seu veículo seja apelativo, com um layout moderno e de acordo com o posicionamento que quer para o seu negócio e toda a comunicação realizada nos restantes canais de comunicação.

Adicionalmente, deve investir no uniforme dos seus colaboradores, sendo que este deve transparecer qualidade, cuidado e higiene por parte da equipa. Neste uniforme, garanta que os colaboradores têm a sua identificação (pelo menos o primeiro nome) para criar uma relação mais próxima com os clientes e otimizar o atendimento.

  • Software de gestão

Sendo este um negócio com um elevado fluxo de clientes e dinâmico, isto é, que está em constante mobilidade, é fulcral ter um sistema de faturação adaptado à venda ambulante.

O Vendus foi pensado para venda ambulante e negócios de Street Food, uma vez que é compatível com qualquer aparelho e pode utilizá-lo no seu tablet, telemóvel ou computador, com ligação direta à sua gaveta de dinheiro ou impressora de POS. Experimente, de forma gratuita, durante 30 dias.

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Sobre o Cegid Vendus

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