O Cegid Vendus usa cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização.

8 Estratégias para atrair clientes para o seu cabeleireiro ou centro de estética


Tem um cabeleireiro ou um centro de estética e quer atrair mais clientes para o seu negócio? Conheça as 8 estratégias online e offline que reunimos para o(a) ajudar a potenciar o crescimento do seu negócio.

Se tem um estabelecimento e não é encontrado pelo seu público-alvo, dificilmente será bem sucedido. Assim sendo, um dos fatores-chave que pode fazer a diferença no sucesso de qualquer empresa é o investimento na comunicação e promoção da mesma.

O principal objetivo de um negócio é gerar rentabilidade através de vendas, seja de produtos ou serviços. No entanto, é importante perceber que esta é apenas a última fase do funil de vendas e, até chegar lá, tem de trabalhar e explorar outras fases, como a atração e engagement.

Começando pela primeira fase, como é que pode atrair clientes para o seu cabeleireiro ou centro de estética?

Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas, online e offline, tendo em conta o tipo de negócio. Neste caso, o objetivo de um cabeleireiro ou centro de estética é atrair clientes para experimentarem os serviços disponíveis no estabelecimento. Conheça algumas estratégias online que poderá utilizar:

  • Site, Blog ou plataforma de E-commerce

Um dos primeiros canais online onde é aconselhado as empresas investirem é numa plataforma eletrónica, como um site, blog ou plataforma de e-commerce, como forma de partilhar conteúdo relacionado com o seu negócio, comunicar e/ou vender os seus produtos e serviços diretamente, aproveitando também para recolher dados relevantes sobre os seus clientes.

Este tipo de plataformas devem ser otimizadas ao nível de SEO (Search Engine Optimization), de forma a que quando o seu público-alvo pesquisar, por exemplo, por “cabeleireiro em Aveiro", mais facilmente apareça o seu conteúdo nas primeiras posições de resultados do motor de busca, atraindo possíveis clientes, o que se pode traduzir num aumento do volume de negócios. O SEO é a melhor fonte de conseguir tráfego rentável e gratuito para o seu site.

Poderá utilizar ferramentas como o Google Trends e o Google Keyword Planner para o ajudar a perceber quais as palavras-chave com maior volume de pesquisa e de que forma as pessoas pesquisam pelos serviços/produtos que o seu cabeleireiro ou centro de estética comercializam.

Crie uma conta no Vendus Go!, uma plataforma de e-commerce gratuita, simples e prática, utilizada por mais de 1.500 pessoas, ideal para empresas que querem comercializar os seus produtos online, sem recorrer a sistemas complexos e dispendiosos.

  • Google my business

Uma vez que o Google é o motor de pesquisa mais utilizado em todo o mundo, é essencial aparecer nos primeiro resultados, quando alguém pesquisa pelo tipo de produtos/serviços que comercializa, incluindo no Google Maps.

Como tal, é muito importante criar uma propriedade para o seu cabeleireiro ou centro de estética no Google My Business, com a localização exata, tipo de negócio, serviços oferecidos, contactos, morada, imagens, vídeos e outras informações relevantes.

Deste modo, o seu espaço aparecerá nos resultados dessas pesquisas, fazendo com que os possíveis clientes encontrem o seu estabelecimento de forma rápida e fácil e, atualmente, já é também possível agendar diretamente alguns serviços, através desta plataforma.

  • Redes sociais

Hoje em dia, estar presente nas redes sociais é obrigatório para um negócio, devido a todas as funcionalidades e oportunidades que estas proporcionam, nomeadamente na atração de clientes.

Existem várias redes onde poderá estar presente, como o Facebook, Instagram, Whatsapp, Twitter, Pinterest, TikTok e entre outras. Deve focar-se apenas nas redes sociais onde está presente o público que pretende atrair e que façam sentido, de acordo com os objetivos e conceito do seu negócio.

Adicionalmente, necessita de definir uma estratégia de dinamização consistente, adaptada a cada rede social, por meio da partilha de conteúdo relevante e novidades acerca dos seus serviços.

Por outro lado, as redes sociais são uma excelente forma de interação com os clientes, através de respostas às mensagens e comentários, dinamização de concursos e giveaways e entre outro tipo de ações, que promovem, não só a atração como a fidelização dos clientes.

  • Influencers

O marketing de influência tem tido cada vez um maior impacto nas escolhas dos portugueses, sendo um dos maiores investimentos de comunicação mais utilizados pelas empresas, nos dias de hoje, para promover os seus serviços.

Pode ser relevante para o seu cabeleireiro ou centro de estética criar parcerias com alguns influencers, que passe pela partilha do seu testemunho a utilizar os seus serviços ou produtos, através de fotografias ou vídeos, que mostrem alguns resultados depois de utilizarem os seus serviços ou mesmo comparações do “antes” e “depois” dos tratamentos - este último ponto pode ser, especialmente, impactante.

Apesar do alto nível de potencial dos influencers, é importante analisar se o respetivo público-alvo é o mesmo que o do seu negócio, se partilham os mesmos valores e se se identificam com o seu tipo de negócio, para que possam atrair um target qualificado. Por exemplo, se tem um centro de estética focado em depilação a laser, não faz sentido trabalhar com um influencer que já tenha trabalhado com marcas de depilação a cêra ou defendido a sua preferência por esse tipo de depilação. Deve ser uma partilha o mais real possível.

  • E-mail marketing

É essencial mostrar ao público que pretende atrair algum conteúdo relevante, relacionado com a sua área de negócio (por exemplo: vantagens da depilação a laser, novos cortes de cabelo para 2021, entre outros), assim como os serviços e produtos que oferece. Para tal, aliado às estratégias de atração de público até ao seu website ou blog, pode utilizar formulários para recolha de dados, com o fim de os utilizar para envio de e-mails com este tipo de conteúdo.

Complementarmente, poderá utilizar estratégias de marketing automation, recorrendo ao e-mail marketing para o envio de newsletters, vídeos, promoções ou novidades do seu centro de estética ou cabeleireiro a quem visitar o seu website e cumprir alguns requisitos, definidos por si.

  • Publicidade paga

Se já tiver um website ou blog bem trabalhado a nível de SEO, poderá fazer sentido investir em publicidade paga no Google, Instagram ou Facebooks Ads.

Por exemplo, pode impactar as pessoas que têm vindo a pesquisar por “cortar o cabelo” nos últimos dias ou outro tipo de serviços que oferece, mostrando-lhes a sua publicidade. Desta forma estará a atrair uma audiência qualificada para o seu website e a dar-lhes a conhecer os seus serviços. Eventualmente parte destes visitantes irão preencher um formulário de contacto e/ou agendar a marcação de um serviço.

Outro tipo de estratégias que podem ser utilizadas, tanto online como offline:

  • Promoções

Dependendo do posicionamento do seu negócio, a realização de promoções poderá ser uma boa solução para atrair novos clientes, principalmente numa fase inicial de negócio, em que procura aumentar a notoriedade da marca junto do seu público-alvo.

Estas ações promocionais podem ser utilizadas de diversas formas, mas neste tipo de negócio resultam muito bem os packs de serviços, descontos sazonais ou os descontos por tempo limitado.

  • Sugestão de amigo

Uma das estratégias para atrair um tráfego qualificado de clientes, é utilizar a recomendação de amigos de atuais clientes, com a oferta de vantagens para ambos. Por exemplo, pode utilizar slogans como “se trouxer um amigo para realizar um serviço de coloração de cabelo ou depilação a laser, o seu amigo tem 10% de desconto e você recebe uma manicure grátis”. Este tipo de estratégia pode atuar na atração de novos clientes, assim como na retenção e fidelização dos atuais.

O mercado da estética e cosmética é extremamente competitivo e, como tal, para  conseguir atrair clientes, é imprescindível ser inovador e criativo para se destacar relativamente à concorrência. Invista bastante na qualidade dos seus serviços e profissionais e siga algumas das nossas sugestões de estratégias para atrair clientes.

Por fim, garanta que tem um sistema de gestão e contabilidade eficiente no gerenciamento de clientes e faturas. O Vendus é um excelente exemplo de um programa de faturação certificado, que permite registar e controlar as vendas do seu cabeleireiro ou centro de estética, de forma simplificada e automatizada. Experimente sem compromisso este software de faturação que se adapta ao seu negócio.