7 Passos para abrir uma florista em Portugal

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7 Passos para abrir uma florista em Portugal

Trabalhar numa florista e ter a profissão de florista significa colocar todos os dias um toque de criatividade para embelezar o que de melhor provém da natureza: as plantas e flores. Tem paixão pelo mundo das flores e plantas? Então veja como pode abrir uma florista em Portugal, em apenas 7 passos!

Em que consiste uma loja de flores ou florista?

Uma loja de flores, também chamada de “florista”, é um estabelecimento comercial de venda ou revenda especializada de plantas, flores frescas, secas e artificiais e de composições florais com flores de corte.

Estes espaços, por norma, são reconhecidos pela variedade de flores e plantas, assim como pelo conhecimento técnico por parte das Floristas - as profissionais neste ramo de atividade.

Como abrir uma florista?

1- Desenvolva um plano de negócios para a florista

Teve a ideia de abrir um estabelecimento de comercialização de flores e plantas? Então deve começar por explorar a sua ideia em todas as vertentes.

Para isso, é fundamental desenvolver um plano de negócios completo, que identifique em detalhe todos os pormenores acerca do possível negócio.

Para isso, deve incluir algumas destas informações:

  • Conceito do negócio: o que é, missão, valores, objetivos e entre outros;
  • Público-alvo;
  • Análise de mercado e de concorrência: através da análise SWOTPESTEL;
  • Análise financeira: investimento necessário, rentabilidade financeira, projeções financeiras e entre outros;
  • Plano de marketing: a partir da utilização do marketing-mix.

Saiba como construir um plano de negócios completo;

2 - Abra a sua empresa de comércio de flores

Chegou o momento de garantir toda a legalidade do seu negócio e abrir a sua florista.

Para tal, deve definir qual o tipo de empresa que pretende criar. Pode fazê-lo sozinho ( Empresário em Nome Individual, Sociedade Unipessoal por Quotas ou Estabelecimento Individual de Responsabilidade Limitada) ou de forma coletiva (Sociedade por Quotas, Sociedade Anónima, Sociedade em nome Colectivo ou Sociedade em Comandita), conforme o que considerar mais vantajoso para si e para o negócio. Pode consultar o Código das Sociedades Comerciais para o ajudar.

O processo é relativamente simples e poderá fazê-lo presencialmente nos Balcões Empresa na Hora ou online, na Empresa na Hora. No entanto, tem um custo mínimo de 360€.

Um dos campos a preencher no processo de abertura é a Classificação da Atividade Económica, o chamado “CAE”, que define o seu tipo de atividade, baseada nos produtos e serviços oferecidos. No caso de uma loja de flores ou florista, o CAE mais adequado é o seguinte:

CAE 47761: Comércio a retalho de flores (frescas, secas e artificiais), plantas, sementes e fertilizantes, em estabelecimentos especializados. Inclui também o comércio a retalho de fertilizantes e fitossanitários para plantas e flores.

3 - Defina a localização da florista

Se há uns anos poderia parecer óbvia a necessidade de existir um espaço físico, hoje em dia já não o é. Como tal, deve optar pelo modelo de trabalho da sua loja, considerando o conceito e o público-alvo que definiu e que impactará diretamente a sua localização.

Começando pelo mais usual, se optar por ter um espaço de atendimento e comercialização físico, deve procurar localizar-se em zonas de grande movimento ou em sítios estratégicos, onde o seu target seja predominante, como avenidas principais, centros comerciais, hospitais, cemitérios, ou perto de transportes públicos (estação de comboios, aeroporto, terminal de autocarros).

Por outro lado, pode seguir as novas tendências de mercado e criar uma loja online de venda de flores. Pode criar packs personalizados de arranjos de flores e fornecer serviços exclusivos de entrega ao domicílio, por exemplo, que incentivam à compra remota, uma vez que permitem oferecer uma maior comodidade aos clientes.

Nota: mesmo que opte por ter uma loja apenas online, terá sempre de investir em armazéns físicos para armazenar e preservar as flores, plantas e outros artigos, assim em espaços destinados à confeção de eventuais arranjos de flores;

4 - Cumpra as obrigações legais

Se optar por ter um espaço de comércio físico, o Licenciamento Zero permite a abertura de estabelecimentos comerciais sem necessidade de vistoria ou emissão do alvará, previamente. No entanto, este regime simplificado pressupõe que não seja necessário existirem obras e que o espaço já tenha uma licença válida de utilização para fins comerciais e de serviços.

Por outro lado, para que tal aconteça, é obrigatório que o requerente (que poderá ser o responsável pela empresa) assuma a responsabilidade pelo cumprimento de todos os requisitos legais e de funcionamento da atividade, acordados na Portaria nº 789/2007 de 23 de julho. Adicionalmente, deve também entregar à Câmara Municipal e Direção-Geral da Empresa uma declaração prévia que valide essa mesma responsabilidade. Depois disso, o titular poderá abrir o estabelecimento até 20 dias úteis depois da entrega da referida declaração.

Um espaço de atendimento ao público obriga também ao cumprimento de algumas regras, nomeadamente a apresentação do ramo de atividade económica e horário de funcionamento da loja, assim como a disponibilização do livro de reclamações (poderá ser eletrónico).

Deve, ainda, considerar as rúbricas do IVA, IRS, IRC e Segurança Social, tendo em conta a sua forma jurídica;

5- Avalie as necessidades de investimento

Para operacionalizar o negócio, é essencial investir em diferentes áreas e tipos de ativos. Como tal, deve fazer uma estimativa de todos os custos necessários a curto e longo prazo, de maneira a analisar se consegue financiar o seu negócio exclusivamente a partir dos seus capitais próprios. Se tal não for possível, pode sempre recorrer a financiamento externo, por parte de entidades privadas ou públicas: conheça 7 tipos de apoios financeiros para novas empresas.

Investimento inicial

- Compra ou renda do espaço para venda física e/ou armazéns;

- Custos de abertura de empresa (no mínimo, 360€);

- Decoração e equipamento básico do espaço (mesas, estantes, prateleiras, balcões, bancas, vasos);

- Equipamento de arranjo floral (tesouras, alicates, elásticos, luvas, papel, cartões, facas, borrifadores);

- Equipamento específico (expositores, equipamento de refrigeração, balança, máquinas de embalar, cestos de compras, etiquetadoras);

- Equipamento informático para POS: Computador, Sistema POS ou caixas registadoras, TPA e entre outros equipamentos;

- Software de faturação e contabilidade: já conhece o Vendus? É um sistema de faturação online, com várias APIs e integrações associadas, que lhe permite gerir e emitir faturas em segundos, contabilizar todos os seus artigos e gerir os stocks, de forma personalizada ao seu negócio e integrado com várias formas de pagamento. Experimente o plano de software de faturação que se adapta à sua florista. Saiba como escolher o melhor programa de faturação para o seu negócio;

- Custos de marketing e publicidade.

Custos Fixos

- Salários dos colaboradores (das Floristas, neste caso) e outros encargos;

- Prestação de empréstimo (se tiver contraído)  e/ou renda do espaço;

- Despesas gerais (água, luz, internet, telefone);

- Despesas de Limpeza;

- Custos de Contabilidade;

- Custos de Marketing;

- Seguros;

- Produtos de manutenção de plantas e flores (conservantes, fertilizantes);

- Manutenção de equipamentos;

6- Crie uma equipa de Floristas

Dependendo do tipo de florista, serviços e produtos comercializados, tamanho do espaço e fluxo de clientes, o número de colaboradores necessários pode variar. Ainda assim, é essencial avaliar toda essa conjuntura e construir uma equipa de profissionais que respondam às necessidades dos clientes.

O core do negócio são as flores e plantas, por isso terá de contratar Floristas, isto é, pessoas especializadas nesta área, capazes de responder a diferentes necessidades dos clientes, como a realização de arranjos de flores, tratar de plantas, organizar a loja, preparar montras e entre outros.

Adicionalmente, deve definir se necessita de colaboradores para o auxiliar também na faturação e trabalhar na zona de caixa.

Seja qual for a sua decisão, procure profissionais simpáticos e atenciosos, que tenham gosto e jeito pelo atendimento ao público e um curso de Florista ou algum tipo de formação em flores, plantas e serviços de florista, capazes de oferecer uma boa experiência aos clientes, a todos os níveis;

7 - Desenhe um plano de comunicação e marketing

Por fim, promova a sua loja de flores a possíveis e atuais clientes, através de um plano de marketing e comunicação adaptado ao seu negócio, objetivos e fase do funil de compra dos seus clientes.

Pode fazê-lo, essencialmente, através da utilização de meios de comunicação tradicionais ou digitais.

Para isso, ferramentas como a análise SWOT ou marketing-mix podem funcionar como uma grande ajuda para definir a sua estratégia.

Mesmo depois de ter o seu negócio aberto e em funcionamento, poderá sempre impulsioná-lo e investir em novas formas de angariar clientes e gerar vendas.

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