5 Dicas para gerir uma agência de marketing

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5 Dicas para gerir uma agência de marketing

Uma boa gestão vem acompanhada de inúmeros benefícios para todas as partes envolvidas no negócio. No entanto, ainda existem muitos profissionais com dificuldade em fazer essa gestão, de forma eficaz. Tem uma agência e não sabe como geri-la? Acompanhe algumas dicas!

As empresas e agências de marketing são cada vez mais procuradas para diferentes propósitos, devido ao impacto que poderão ter na performance dos seus clientes. 

Para isso acontecer, não basta ser composta por bons profissionais, oferecer uma boa proposta de valor ou um serviço de qualidade. Tudo tem de estar interligado e gerido de forma eficiente, de modo a que os timings sejam cumpridos, os clientes tenham um bom acompanhamento e os colaboradores estejam felizes.

5 Dicas para Gerir uma Agência de Marketing

Dica 1: Recorrer a diferentes relatórios de dados

Num mundo cada vez mais digital, é essencial aproveitar o poder dos dados para analisar as melhores opções para os seus clientes, definir KPIs e avaliar o impacto de cada ação, de modo a poder perceber se está ou não num bom caminho ou se é melhor alterar algo na sua estratégia.

Deverá acompanhar diferentes métricas quantitativas e qualitativas, aproveitando o poder o Google Analytics, Data Studio ou Google Ads para avaliar não só a performance da sua agência como dos clientes a quem presta serviços, de forma a ter os resultados do seu trabalho traqueados.

Poderá, ainda, aproveitar o poder de ferramentas de Power BI, para relatórios personalizados, avisos e muitas outras funcionalidades.

Dica 2: Tenha uma equipa diversificada e especializada

Uma vez que as agências e empresas de marketing prestam um conjunto de diferentes serviços, deve ter a certeza que esta é constituída por profissionais formados nas diferentes áreas da sua atividade, como Comerciais, Marketers, Criadores de conteúdos, Copywriters, Designers, Key Account Managers e entre outros, como Freelancers.

Garanta que tem o número e tipo de profissionais adequados ao seu fluxo de trabalho e às necessidades dos clientes, de modo a que todos tenham condições para entregar a maior qualidade dos serviços.

Para isso, invista na formação da sua equipa, procure criar momentos de sinergia entre todos e brainstorming para que todos se sintam ouvidos, envolvidos e se conheçam, criar momentos de partilha de feedback e, ainda, momentos de descontração, em equipa.

Dica 3: Garanta um bom planeamento, com timings realistas

Um dos principais desafios enfrentados pelas agências e empresas de marketing é a gestão do tempo para cada projeto e cliente. Sendo que, em grande parte das vezes, trabalham através de um sistema de remuneração por “bolsa de horas”, baseado no tempo utilizado para cada projeto ou tarefa, é essencial rastrear o tempo que os seus colaboradores utilizam para cada projeto, de forma a conseguir organizar o fluxo de trabalho, gerir as expectativas dos clientes e criar orçamentos fiáveis.

Para tal, poderá recorrer a ferramentas de gestão de tempo e tarefas, como o Trello e outras ferramentas de marketing, bem como apoiar-se em modelos de gestão de projetos, como o método Kanban.

Dica 4: Utilize um software para gestão de todos os processos

Sendo que este tipo de empresas lida com uma grande variedade de clientes, orçamentos e grandes montantes de dinheiro, é fulcral recorrer a um bom software de faturação e gestão, adaptado à sua realidade e necessidades.

O Vendus é um software de faturação e gestão, ideal para empresas de marketing, que prestam serviços a vários clientes e procuram uma solução tecnológica e acessível para gerir e controlar o desempenho e rentabilidade do negócio. Através deste software poderá realizar tarefas essenciais no seu dia a dia, como a consulta das vendas por cliente ou por colaboradores, no período de tempo que desejar, obtendo a informação que precisa para otimização da tomada de decisões e gestão do seu negócio.

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Dica 5: Mantenha-se atualizado

O marketing, o mercado e os clientes obrigam a que exista uma necessidade de atualização e modernização constantes, neste setor de atividades.

Para combater esta necessidade, procure estar atento às novas tecnologias, sistemas, métodos ou ferramentas e adaptá-las na melhoraria dos seus processos diários, assim como na qualidade do seu trabalho.

Por outro lado, se pretende destacar-se, deve também investir na atualização do conhecimento relativo ao seu público-alvo. Para tal, aproveite para investir alguns recursos em estudos de mercado, de forma a entender quais as expectativas dos seus clientes, eventuais necessidades ou comportamentos e utilizar esses resultados para criar estratégias inovadoras e diferenciadoras.

Uma boa gestão, deve ser feita com a maior eficiência financeira e de timings, portanto aproveite o poder da tecnologia para o auxiliar a fazê-lo.

Agora que já conhece algumas dicas para utilizar na gestão da sua agência de marketing, aproveite para relembrar todos os pormenores relacionados com os desafios de uma agência de marketing ou empresa de marketing e acompanhar outras dicas para angariar clientes.

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