Atribua permissões diferentes para tipos de utilizadores diferentes. Assim, poderá controlar as ações e consultas efetuadas por colaboradores com diferentes níveis de responsabilidade na sua empresa.
Criar um Perfil Personalizado
- Dirija-se a Configuração > Configuração > Perfis de Utilizadores;
- Clique em Adicionar Perfil.
Vídeo - Como criar perfis personalizados
Aqui poderá atribuir permissões específicas relacionadas com criação/gestão de:
- Produtos;
- Documentos;
- Descontos;
- Clientes;
- Relatórios;
- Compras;
- Configurações de Conta;
- Autoridade Tributária;
- Ponto de Venda (POS).
Neste exemplo, atribuímos ao perfil "Gerente de Compras" apenas permissões relacionadas com gestão/criação de produtos, stock e compras. Poderá:
- Editar o perfil (adicionando ou retirando permissões) a qualquer momento;
- Adicionar um número ilimitado de perfis;
- Atribuir e alterar a diferentes utilizadores sempre que necessário. Exceção: Administrador que criou a conta;
- Apagar o perfil em si. Exceção: quando o perfil ainda está atribuído a algum utilizador.
Atribuir um Perfil a um Utilizador
- Dirija-se a Configuração > Configuração > Utilizadores;
- Identifique qual o utilizador e clique em Opções (lado direito) > Editar. Caso não tenha criado ainda o utilizador, poderá fazê-lo clicando em Adicionar Utilizador (canto superior direito);
- No campo Perfil selecione o Perfil Personalizado e escolha o mais adequado.
Os perfis do sistema continuam disponíveis, caso não pretenda criar um novo.