O procedimento recomendado pela Autoridade Tributária, para que possa retificar uma fatura, é a emissão de uma Nota de Crédito. Esta permite anular o seu valor de forma total ou parcial. É utilizada maioritariamente para correção de dados, trocas e devoluções.
Por vezes, pode não querer fazer a Nota de Crédito total e querer apenas devolver o valor relativo a um produto ou a uma parte do produto.
Através do Backoffice
Dirija-se a:
- Gestão > Documentos > Faturação;
- Pesquise pela fatura que pretende retificar ou "anular" e selecione;
- No campo Ações do Documento (lado direito), clique em Nota de Crédito.
Para devolver o total relativo a um produto, basta deixar assinalado qual o produto que quer devolver.
Para devolver o parte de um produto, assinale-o e manualmente coloque quanto quer devolver. Se quiser devolver metade, deve colocar 0.5.
Note que este método só funcionará se a unidade escolhida tiver casas decimais configuradas.
Em seguida, clique em emitir nota de crédito. Tenha em atenção que é necessário colocar o motivo pelo qual está a fazer a devolução.
Através do Ponto de Venda
Dirija-se a:
- Documentos (menu topo direito da página) > Faturação;
- Pesquise pela fatura que pretende retificar e clique na mesma;
- Selecione Nota de Crédito do lado direito;
- Selecione os artigos que pretende incluir na Nota de Crédito;
- Defina um motivo para a emissão;
- Clique em Emitir Nota de Crédito (lado direito).
Para devolver o total relativo a um produto, basta deixar assinalado qual o produto que quer devolver.
Para devolver o parte de um produto, assinale-o e manualmente coloque quanto quer devolver. Se quiser devolver metade, deve colocar 0.5.
Note que este método só funcionará se a unidade escolhida tiver casas decimais configuradas.
Em seguida, clique em emitir nota de crédito. Tenha em atenção que é necessário colocar o motivo pelo qual está a fazer a devolução.