Representação gráfica do processo de operações na Gestão de Compras do Vendus
O que é uma encomenda fornecedor e porque a devo registar no Vendus?
Numa encomenda de fornecedor pode registar os produtos que pretende adquirir a um fornecedor, assim como uma data prevista de entrega. Depois da sua criação, poderá controlar a receção dos produtos, faturas e pagamentos ao fornecedor.
Notas:
- Caso seja necessário, poderá editar a encomenda antes de fazer a receção de produtos. Utilize o botão Ações, que aparece no canto superior direito da página de detalhes;
- Em Ações tem ainda acesso a outras operações: receber os produtos; adicionar a fatura do fornecedor; registar o pagamento; marcar como entregue ou cancelado; exportar ficheiros CSV com os dados dos produtos; apagar a encomenda.
A que corresponde a fatura na gestão de compras?
A fatura que introduz na gestão de compras trata-se de uma réplica da fatura original que foi entregue pelo seu fornecedor. Assim, poderá registar estas faturas no Vendus e respetivos produtos para controlar os pagamentos (conta corrente) e dar entrada da mercadoria no stock.
Pagamento da fatura de fornecedor
O pagamento é associado à fatura do fornecedor. Desta forma, conseguirá facilmente gerir quais foram ou não liquidadas, o que facilita a manutenção da conta corrente do fornecedor. Se a fatura já estiver liquidada, poderá abrir a mesma e imprimir uma nota de liquidação, usando a opção Pagamentos dentro do submenu Imprimir.
Receção de produtos e cálculo do preço de custo
A receção da encomenda e dos respetivos produtos é um dos passos fundamentais na gestão de compras. Nesse momento, irá ocorrer atualização do stock, do preço de custo (preço de custo médio) e do PVP. Assim, antes de concluir a operação deverá conferir se a quantidade recebida do seu fornecedor corresponde à quantidade encomendada.
Se necessitar, poderá efetuar várias receções de encomendas. Por exemplo, se encomendar 12 telemóveis, o seu fornecedor poderá entregar 6 hoje e 6 amanhã.
Neste passo, poderá também atualizar o PVP do produto, se assim o desejar, ou manter o preço atual. Poderá tomar essa decisão em função do preço de custo atual e do preço encomendado. Quando todos os produtos são rececionados, o estado da encomenda é alterado automaticamente para Entregue (existem três estados: pendente, entregue e cancelado).
Relativamente ao preço de custo, o mesmo é atualizado sempre que ocorre uma receção de produtos. O cálculo efetuado é o preço de custo médio tendo em consideração as unidades em stock mais as que foram rececionadas.
Por último, reiteramos que tudo o que registar nas compras não tem validade fiscal e não é integrado no SAF-T, sendo usado apenas para facilitar a gestão do negócio.