Gerir as compras significa manter sob controlo as encomendas feitas aos fornecedores, o stock associado a cada uma delas e os pagamentos (pendentes e já concluídos). Poderá assim controlar todo o processo de compras: fazer a gestão de fornecedores, inserir a encomendar, dar como Entregue, associar pagamentos e dar entrada do stock. O Vendus permite-lhe consultar estes dados a qualquer momento, em qualquer lugar.
Vantagens da Gestão de Compras
Após introdução dos fornecedores e associadas encomendas e respetivos pagamentos, poderá consultar rapidamente:
- O valor total em dívida aos fornecedores (inclui a corrente e a vencida);
- Dívida corrente (valor em dívida ainda dentro do prazo de pagamento estabelecido);
- Dívida vencida (valor em dívida ainda fora do prazo de pagamento estabelecido);
- Encomendas pendentes, entregues e canceladas;
- Devoluções efetuadas a fornecedores.
Devo criar uma Encomenda ou uma Fatura?
A Encomenda supõe o pedido de aquisição ao seu fornecedor. Ao criar uma a partir do nosso software de faturação, está a indicar que encomendou artigos e que está a aguardar pela sua receção. Esta presume sempre a criação de uma fatura, no momento da receção e pagamento.
No momento em que receciona os produtos receberá também a Fatura por parte do fornecedor, podendo adicionar os dados da mesma ao Vendus. Os artigos serão adicionados automaticamente ao stock após a Encomenda passar para o estado Entregue.
Para além da inserção dos artigos, nas faturas poderá ainda incluir outros itens com influência no valor total da fatura (ex: portes de envio, mão de obra, entre outros) bem como associar descontos por produto.
O que fazer quando receciono a encomenda?
Aconselhamos a que siga os passos:
- Confirme se a quantidade recebida corresponde à quantidade encomendada;
- Atualize, caso pretenda, o PVP do produto, tendo em conta o Preço de Custo Atual e o Encomendado;
- Crie a fatura, após confirmação da quantidade, já que esse valor dará entrada em stock. Poderá criar várias faturas, correspondentes a várias receções de produtos, caso o seu fornecedor não consiga entregar os artigos na sua totalidade nesse momento.
Como é calculado o preço de custo?
Este será calculado sempre que rececione uma encomenda. O cálculo o preço de custo médio tem em conta o número de unidades que ainda tem em stock e as que acaba de rececionar. Por exemplo: se tem em stock 5 refrigerantes em que o preço de custo é de 1€ e receciona mais 10 com um preço de custo de 0,90€, o preço de custo médio associado ao refrigerante será de 0,93€.
O que é a Conta Corrente de Fornecedores?
É o local onde poderá controlar o fluxo de pagamentos e encomendas realizadas a cada fornecedor, incluindo dívida dentro e fora de prazo. Às faturas poderá associar datas de vencimento, podendo assim controlar as dívidas dentro e fora de prazo.