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Como escolher a data de emissão de uma fatura?

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17 de Setembro de 2018

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Segundo indicações da Autoridade Tributária, não é possível alterar a data de emissão de uma fatura, após a sua emissão.

Sempre que vende um produto ou serviço, está obrigado a emitir fatura (salvo exceções), independentemente do valor ou se foi solicitada pelo cliente. Essas faturas são únicas e não poderão ser editadas. Deverão seguir uma sequência (série de faturação) e nunca poderão ser emitidas com data anterior à da última fatura emitida. Isto significa que, por exemplo, se emitiu uma fatura no dia 17/09/2018, não poderá emitir nenhuma com uma data anterior, associada à mesma série de faturação.

Como editar a data de uma fatura, antes da sua emissão?

Poderá fazê-lo, desde que a data seja igual ou posterior à do último documento emitido da série, como indicamos acima.

No POS

  1. Dirija-se ao Ponto de Venda;
  2. Adicione produtos/serviços;
  3. Clique em Finalizar;
  4. Selecione Mais Opções;
  5. Clique em Data de Emissão e defina a mesma no formato AAAA-MM-DD.

Alterar Data de Emissão - POS

No Backoffice

  1. Dirija-se a Gestão > Documentos > Novo Documento;
  2. Do lado direito, no campo Definições do Documento, selecione Data de Emissão e selecione a data do calendário ou escreva a mesma no formato AAAA/MM/DD.

Alterar Data de Emissão - Backoffice

Como retificar outros dados de uma fatura?

Existe um documento que poderá emitir para retificar a fatura mas nunca para a editar ou alterar a sua data de emissão: a nota de crédito. Este documento fará também parte da série de faturação, pelo que não poderá ser emitido com uma data anterior à do último documento, como mencionado anteriormente. A nota de crédito poderá ser emitida caso pretenda corrigir alguma informação presente numa fatura ou "anular" o seu valor.

O que é uma Nota de Crédito?

É um documento utilizado para retificar faturas já emitidas. Este permite-lhe "dar crédito ao cliente", em parte ou na sua totalidade. Utilizada frequentemente nas seguintes situações:

  • Dados incorretos - No caso de, por exemplo, ter associado dados errados do seu cliente e necessitar retificar (nif, nome, etc). É emitida uma nota de crédito na totalidade do valor da fatura e uma nova fatura, com os dados corretos;
  • Trocas - Quando um cliente pretende trocar um produto/serviço adquirido. Emita a nota de crédito referente apenas ao produto/serviço a trocar. Da nova fatura deverá constar apenas o novo produto/serviço solicitado pelo cliente;
  • Devoluções - Se o cliente pretender devolver um produto/serviço. Neste caso, necessita apenas emitir nota de crédito referente ao produto/serviço em questão.

Como emitir uma Nota de Crédito no Vendus?

Tem disponíveis duas alternativas:

Exemplo de uma Nota de Crédito

Exemplo de Nota de Crédito

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Sobre o Cegid Vendus

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