Segundo indicações da Autoridade Tributária, não é possível alterar a data de emissão de uma fatura, após a sua emissão.
Sempre que vende um produto ou serviço, está obrigado a emitir fatura (salvo exceções), independentemente do valor ou se foi solicitada pelo cliente. Essas faturas são únicas e não poderão ser editadas. Deverão seguir uma sequência (série de faturação) e nunca poderão ser emitidas com data anterior à da última fatura emitida. Isto significa que, por exemplo, se emitiu uma fatura no dia 17/09/2018, não poderá emitir nenhuma com uma data anterior, associada à mesma série de faturação.
Como editar a data de uma fatura, antes da sua emissão?
Poderá fazê-lo, desde que a data seja igual ou posterior à do último documento emitido da série, como indicamos acima.
No POS
- Dirija-se ao Ponto de Venda;
- Adicione produtos/serviços;
- Clique em Finalizar;
- Selecione Mais Opções;
- Clique em Data de Emissão e defina a mesma no formato AAAA-MM-DD.
No Backoffice
- Dirija-se a Gestão > Documentos > Novo Documento;
- Do lado direito, no campo Definições do Documento, selecione Data de Emissão e selecione a data do calendário ou escreva a mesma no formato AAAA/MM/DD.
Como retificar outros dados de uma fatura?
Existe um documento que poderá emitir para retificar a fatura mas nunca para a editar ou alterar a sua data de emissão: a nota de crédito. Este documento fará também parte da série de faturação, pelo que não poderá ser emitido com uma data anterior à do último documento, como mencionado anteriormente. A nota de crédito poderá ser emitida caso pretenda corrigir alguma informação presente numa fatura ou "anular" o seu valor.
O que é uma Nota de Crédito?
É um documento utilizado para retificar faturas já emitidas. Este permite-lhe "dar crédito ao cliente", em parte ou na sua totalidade. Utilizada frequentemente nas seguintes situações:
- Dados incorretos - No caso de, por exemplo, ter associado dados errados do seu cliente e necessitar retificar (nif, nome, etc). É emitida uma nota de crédito na totalidade do valor da fatura e uma nova fatura, com os dados corretos;
- Trocas - Quando um cliente pretende trocar um produto/serviço adquirido. Emita a nota de crédito referente apenas ao produto/serviço a trocar. Da nova fatura deverá constar apenas o novo produto/serviço solicitado pelo cliente;
- Devoluções - Se o cliente pretender devolver um produto/serviço. Neste caso, necessita apenas emitir nota de crédito referente ao produto/serviço em questão.
Como emitir uma Nota de Crédito no Vendus?
Tem disponíveis duas alternativas:
- Emissão isolada de nota de crédito, associada a uma fatura;
- Processamento de uma troca, devolução ou "anulação".