As empresas devem comunicar os documentos de faturação à Autoridade Tributária todos os meses. Podem exportar o ficheiro SAF-T para entrega no Portal das Finanças, ativar a comunicação de documentos em tempo real ou ainda ativar o envio automático do SAF-T.
O processo de ativação do envio automático é simples. Requer que crie um novo utilizador no Portal das Finanças com as permissões necessárias para o envio automático do SAF-T.
Criar Utilizador na Autoridade Tributária
- Aceda ao Portal das Finanças e faça login com os seus dados de acesso;
- Em seguida clique em Empresas > Outros Serviços > Gestão de Utilizadores > Criar um Utilizador (https://www.acesso.gov.pt/gestaoDeUtilizadores/consulta?partID=PFAP);
- Deverá definir os dados para posteriormente configurar no Vendus. Crie uma password segura;
- Selecione as operações autorizadas ao utilizador;
- Clique em Submeter.
Notas importantes:
- Se não encontrar a opção indicada, utilize a caixa de pesquisa (do Portal das Finanças) e introduza "Gestão de utilizadores";
- Os envios automáticos ou diretos para a AT estão disponíveis tanto para empresas, como empresários em nome individual ou trabalhadores independentes.
Vídeo - Ativação do envio automático mensal do SAF-T
Ativar Envio Mensal Automático do SAF-T no Vendus
Deverá configurar esse utilizador no Vendus. Dirija-se a Gestão > Autoridade Tributária > Configuração.
No item Dados de Acesso AT deverá introduzir os dados que criou na Autoridade Tributária e clicar no botão Gravar.
No item Ficheiro SAF-T Mensal ative a funcionalidade Envio Automático.
Nota: nunca ative a opção para comunicar as faturas em tempo real e o ficheiro SAF-T em simultâneo. Apenas deve utilizar uma destas.
O envio automático funciona da seguinte forma. Entre os dias 1 e 5 de cada mês, o Vendus envia o ficheiro automaticamente para a Autoridade Tributária. Recebe um aviso no e-mail, em caso de falha ou sucesso, e fica também uma entrada no histórico em Gestão > Autoridade Tributária.