As empresas devem comunicar os documentos de faturação à Autoridade Tributária todos os meses. Podem exportar o ficheiro SAF-T para entrega no Portal das Finanças, enviar diretamente para a AT, ativar a comunicação de documentos em tempo real ou ainda ativar o envio automático do SAF-T.
O que é necessário para utilizar o envio direto?
Para se utilizar o envio direto é necessário criar um sub-utilizador específico no Portal das Finanças, sendo esta uma exigência da AT. Siga estes passos:
- Aceda ao Portal das Finanças e faça login com os seus dados de acesso;
- Em seguida clique em Empresas > Outros Serviços > Gestão de Utilizadores > Criar um Utilizador (link direto -https://www.acesso.gov.pt/gestaoDeUtilizadores/consulta?partID=PFAP);
- Deverá definir os dados para posteriormente configurar no Vendus. Crie uma password segura;
- Selecione as operações autorizadas ao utilizador (WDT e WFA);
- Clique em Submeter.
Notas importantes:
- Se não encontrar a opção indicada, utilize a caixa de pesquisa (do Portal das Finanças) e introduza "Gestão de utilizadores". Pode ainda clicar no link colocado anteriormente no guia;
- Os envios automáticos ou diretos para a AT estão disponíveis tanto para empresas, como empresários em nome individual ou trabalhadores independentes.
Enviar o SAF-T diretamente para a AT através do Backoffice do Vendus
- Deverá aceder a Gestão > Autoridade Tributária > clique em Exportar;
- Selecione o mês e ano do SAF-T que quer enviar;
- Clique em Enviar SAF-T diretamente para a AT e preencha os dados relativos ao sub-utilizador que criou no Portal das Finanças;
- Clique em Exportar.
Nota: recomendamos que valide, pelo menos uma vez por mês, se os SAF-T foram corretamente integrados pela AT. Deverá utilizar o Portal E-fatura para o fazer.