As empresas devem proceder à comunicação dos seus documentos de faturação à Autoridade Tributária mensalmente, até dia 5 do mês seguinte ao que diz respeito. Para tal, dispõem de 3 opções, através do nosso software de faturação:
- Ativar a comunicação de documentos em tempo real;
- Ativar o envio mensal automático do SAF-T;
- Exportar o ficheiro SAF-T para entrega no Portal das Finanças.
Exportar SAF-T do Vendus
No menu lateral do backoffice clique em Autoridade Tributária > SAF-T > Exportar.
Basta selecionar o Ano, Mês e como pretende descarregar o ficheiro, como indicado na imagem abaixo.
No vídeo abaixo, pode ver uma demonstração do processo.
Enviar SAF-T à Autoridade Tributária
Deverá submeter o ficheiro no Portal das Finanças até ao dia 5 do mês seguinte àquele a que diz respeito (Ex: deverá comunicar o ficheiro SAF-T PT de novembro até ao dia 5 de dezembro).
Para isso, dirija-se ao e-fatura e clique em Faturas > Comerciante > Enviar Ficheiro.
- Clique no botão Abrir e selecione o ficheiro que exportou do Vendus;
- Preencha correctamente o Ano de Emissão e Mês de Emissão;
- Clique em Validar para verificar que tudo está como pretendido;
- Clique em Submeter.
Apesar do envio ser simples, a nossa recomendação é que ative a comunicação de documentos em tempo real ou o envio mensal automático do SAF-T.
Nota: Para conseguir visualizar o formulário do envio do SAF-T necessita de ter o Java instalado e um browser (antigo) compatível. Caso encontre dificuldades e não consiga visualizar corretamente o formulário, opte por criar um utilizador no Portal das Finanças e enviar diretamente do Vendus.