A encomenda de fornecedor serve para registar os produtos que pretende adquirir a um fornecedor. Depois da sua criação, pode controlar a receção dos produtos, faturas e pagamentos ao fornecedor.
Neste artigo iremos explicar como criar uma encomenda manualmente. Caso queira criar a encomenda via ficheio CSV, consulte este artigo.
Vá Gestão > Compras > Encomendas e em cima, do lado direito, clique em Adicionar Encomenda.
Adicione os dados pedidos, como o Fornecedor e os Produtos encomendados. No final, clique em Gravar para finalizar a Encomenda. Pode ainda gravar um rascunho ou seleccionar também a hipótese de continuar a inserir encomendas.
Ao visualizar a Encomenda, verá que tem várias opções. Pode editar a mesma, caso esteja algo errado ou em falta, marcar como entregue, receber os produtos, adicionar fatura entre outros.
Quanto ao recebimento dos produtos, pode fazer uma recepção parcial ou integral da Encomenda.
Note que quando receber a totalidade dos produtos, deixa de ser possível editar a encomenda.
Relativamente à fatura e pagamento, deve primeiro associar a Fatura para que depois consiga registar o pagamento.