As empresas devem proceder à comunicação dos seus documentos de faturação à Autoridade Tributária mensalmente, até dia 5 do mês seguinte.
Para tal, dispôem de 3 opções:
- Exportar o ficheiro SAF-T para entrega no Portal das Finanças;
- Ativar o envio mensal automático do SAF-T;
- Ativar a comunicação de documentos em tempo real.
Ativar a Comunicação de Documentos em Tempo Real
Basta criar um novo utilizador no Portal das Finanças com as permissões necessárias para a comunicação de documentos.
Criar Utilizador na Autoridade Tributária
- Dirija-se ao Portal das Finanças e faça login;
- Clique em Empresas > Outros Serviços > Gestão de Utilizadores > Criar um Utilizador (https://www.acesso.gov.pt/gestaoDeUtilizadores/consulta?partID=PFAP);
- Configure os dados. Defina uma password segura;
- Selecione as opções de acesso deste utilizador (presentes no final da próxima imagem);
- Clique em Submeter.
Configurar Utilizador no Vendus
Por fim, configure esse utilizador no Vendus. Dirija-se a Gestão > Autoridade Tributária > Configuração.
No item Dados de Acesso AT deverá introduzir os dados que criou na Autoridade Tributária e clicar no botão Gravar.
No item Comunicação em Tempo Real clique na opção Faturação. Poderá também ativar a comunicação em tempo real dos documentos de transporte.
Não necessitará mais se preocupar com a exportação mensal do ficheiro. A partir deste momento, sempre que seja emitido um documento de faturação, o Vendus comunicará à Autoridade Tributária o mesmo de forma automática e imediata.